> TABOCAS NOTICIAS : Médico enumera as principais causas do sangramento nasal

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Médico enumera as principais causas do sangramento nasal

Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos uma vez na vida, 60% das pessoas terão sangramento nasal. Chamado tecnicamente de epistaxe, o sangramento nasal é causado pela ruptura de algum vaso do nosso nariz e pode ser causado devido a algum trauma, a problemas de saúde ou, até mesmo, a um vício em drogas ilícitas.

O médico Lucas Sampaio explica que pacientes que sofrem de hipertensão arterial estão propensos a terem essa condição devido a algum rompimento do vaso nasal.

“Outras causas envolvem ficar mexendo, coçando ou assoando muito o nariz, o que acaba fragilizando e machucando a mucosa nasal. Existe também o sangramento de origem emocional, que geralmente está associado ao aumento da pressão que leva à ruptura de algum vaso”, explica Lucas.

As crianças costumam enfrentar mais esse problema por levarem muito a mão ao nariz para coçar, o que acaba machucando.

Em relação a outros fatores que podem causar sangramento, Sampaio enumera:
· Rinite alérgica, que pode levar o nariz a sangrar de tanto a pessoa coçar;
· Vício em drogas, como o uso de cocaína;
· Síndrome de Rendu-Osler-Weber;
· Câncer;
· Doenças que causam a diminuição de plaquetas;
· Uso de anticoagulantes, por exemplo, o ácido acetilsalicílico (AAS), que são medicamentos que afinam o sangue, o que aumenta a probabilidade de sangramento em todo o corpo, incluindo a região nasal;
· Deficiência de vitamina K;
· Enxaqueca, que pode levar ao aumento da pressão;
· Hipertensão Arterial Crônica (HAS).

O que fazer quando acontecer?
Nesses casos, o médico explica que é importante manter a calma, pois a maioria dos sangramentos é de pequeno volume e autolimitado.

“Procure pressionar o nariz por volta de uns 5 minutos e colocar gelo na região do osso nasal. Ao contrário do que muita gente pensa, não se deve abaixar e nem levantar a cabeça, apenas deixar ela reta na posição normal”, explica Lucas, lembrando que se, após esse procedimento, o sangramento não passar, deve-se procurar uma emergência otorrinolaringológica ou alguma emergência clínica.

Dr. Lucas Sampaio é natural da cidade de Crato, localizada no sul do Ceará. Ele é formado em Medicina pelo Centro Universitário São Lucas, localizado na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Desde 2021, realiza sua especialização em Otorrinolaringologia no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Possui interesse em plástica facial e cirurgia craniomaxilofacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário