> TABOCAS NOTICIAS : Em menos de 15 dias, Bahia registra 118 casos de VSR

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Em menos de 15 dias, Bahia registra 118 casos de VSR

As vítimas mais comuns são crianças menores de quatro anos e os sintomas são semelhantes ao da gripe.
Em menos de 15 dias, a Bahia registrou 118 casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A doença é típica das estações outono e inverno. Mas, o crescimento acentuado de registros em um curto espaço de tempo acendeu o alerta dos especialistas. As vítimas mais comuns são crianças menores de quatro anos e os sintomas são semelhantes ao da gripe. Neste ano, duas mortes já foram registradas. Uma em Salvador e outra em Barra do Choça. O primeiro caso foi de um bebê e o segundo de um idoso.

Segundo informações do jornal Correio, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) relatou que, entre janeiro e 17 de abril de 2023, 149 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados decorrentes do Vírus Sincicial. Destes, 118 deles foram registrados apenas no período entre 1º e 13 de abril. A maioria dos pacientes tem menos de 1 ano (52,35%) ou de 1 e 4 anos (38,26%).

A coordenadora da Neonatologia da Maternidade José Maria de Magalhães Neto, Tereza Paim, ex-secretária de Saúde da Bahia, explicou que o período mais intenso das infecções acontece entre fevereiro e junho, por conta das mudanças climáticas que facilitam a propagação do vírus.

“Não há motivo para pânico, porque esse é um vírus que já existe. A prevenção existe desde 1998, mas é importante enfatizar os cuidados. Esse é um vírus que atinge as crianças menores de 4 anos, e principalmente as menores de 1 ano. É uma bronquiolite em que a criança fica com uma situação de desconforto respiratório, e se não tiver atenção e atendimento, esse vírus pode matar”, explicou. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário