> TABOCAS NOTICIAS

.

.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mercado financeiro eleva projeção do IPCA para 5,33% e inflação deve estourar o teto da meta

Dado foi publicado nesta segunda-feira no Boletim Focus
Foto: Reprodução/Rafapress/Shutterstock
A expectativa do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza a inflação oficial do país, sofreu um novo reajuste positivo, passando de 5,3% para 5,33% para o fechamento deste ano. O dado foi publicado nesta segunda-feira (22) no Boletim Focus, relatório gerado semanalmente pelo Banco Central (BC) com base em projeções de analistas e instituições econômicas.

O incremento na estimativa marca a décima quinta semana consecutiva de elevação do indicador inflacionário. O movimento de alta persistiu mesmo após a divulgação do acordo diplomático para o encerramento dos conflitos armados no Oriente Médio, fator que vinha exercendo forte pressão de custos sobre as cadeias globais de combustíveis e de commodities alimentícias.

Com o novo teto projetado em 5,33%, a inflação brasileira consolida uma trajetória de descumprimento das diretrizes fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta central de inflação perseguida pela autoridade monetária é de 3%, contando com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, o que estabelece o limite mínimo em 1,5% e o teto máximo aceitável em 4,5%.

Carta do Irã na Copa pede paz e agradece Los Angeles

Após empate com a Bélgica, seleção iraniana deixou mensagem no vestiário em que homenageia torcedores e pede respeito entre as nações
Emanuelle Menezes/sbt
Carta da seleção do Irã foi deixada no vestiário após o empate por 0 a 0 com a Bélgica | Montagem: Reuters/Jessie Alcheh e Reprodução/Redes sociais

A seleção do Irã deixou uma carta escrita à mão no vestiário do SoFi Stadium, em Los Angeles, após o empate por 0 a 0 com a Bélgica, pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026, neste domingo (21). O bilhete, divulgado pela Federação Iraniana de Futebol, agradece a hospitalidade da cidade americana, homenageia os torcedores iranianos e termina com um apelo por paz, respeito e amizade entre os povos.

"Da antiga Pérsia de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável. Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade", diz trecho da carta.

O gesto acontece em meio a uma participação marcada por desafios extracampo. Desde o início do Mundial, a delegação iraniana enfrenta restrições de deslocamento impostas pelos Estados Unidos. A equipe está baseada em Tijuana, no México, e tem sido obrigada a retornar ao país após cada partida disputada em solo americano.

"Obrigado a todos os iranianos que deram seu coração, sua voz e sua alma ao Irã durante estes 180 minutos. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações", finaliza o texto.
Bilhete pede que paz, respeito e amizade "prevaleçam entre todas as nações" | Reprodução
Apesar das dificuldades logísticas e diplomáticas, o Irã segue invicto na competição. Depois do empate por 2 a 2 com a Nova Zelândia na estreia, a seleção conquistou mais um ponto diante da Bélgica e manteve vivas as chances de classificação para a primeira fase do mata-mata.

Tabocas Notíci@s e SóNotíciaBoa: Uma parceria por boas notícias !

Rinaldo de Oliveira - criador do SóNotíciaBoa  tem um recadinho pra você !
03/12/2020
logo-snb-com-menora
Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.

Candidato do PL é o mais votado em Roraima, mas TRE diz não poder declará-lo eleito

Por Catarina Scortecci | Folhapress
Foto: Leo Costa / SEMUC
O ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique Brandão Machado (PL) foi o nome mais votado para o cargo de governador de Roraima na eleição suplementar realizada neste domingo (21), com 60,87% dos votos. Mas a posse na cadeira é incerta e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima ainda não proclamou o vencedor da eleição.

"Como houve candidato com votação nula sub judice, cuja votação nominal ultrapassou 50% da votação, a legislação eleitoral impede a proclamação do resultado até a decisão final das instâncias superiores", comunicou o TRE.

Arthur Henrique concorreu ao pleito com sua candidatura sub judice. Isso porque um recurso contra o indeferimento do seu registro para a disputa ainda não teve desfecho no STF (Supremo Tribunal Federal) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Mesmo com a indefinição, ele foi às ruas comemorar o resultado da votação ao lado de eleitores. Em uma rede social, escreveu que "a vontade do povo prevaleceu".

A apuração terminou por volta das 21h30 no horário de Brasília (20h30, no horário local). Neste domingo, 384.582 eleitores de Roraima estavam aptos para votar neste domingo.

O bolsonarista Arthur Henrique obteve 160.004 votos. Já Soldado Sampaio (Republicanos), que é o atual governador interino de Roraima e, antes disso, presidente da Assembleia Legislativa, ganhou 93.897 votos (35,72%). Em terceiro lugar, ficou a candidata do PT, a socióloga Nelita Frank, que obteve 8.948 votos (3,40%).

Já que a proclamação definitiva do resultado da eleição depende da conclusão do julgamento envolvendo Arthur Henrique nos tribunais em Brasília, a corte regional também afirmou que Soldado Sampaio segue no cargo de governador interinamente.

Segundo o TRE, dez urnas eletrônicas precisaram ser substituídas. O número representa 0,67% das 1.483 urnas utilizadas em todo o Estado. A corte regional informou não ter registrado ocorrências graves ao longo do dia.

O imbróglio em torno da candidatura de Arthur Henrique começou quando o ministro Flávio Dino, do STF, derrubou uma resolução do TRE de Roraima e assinou uma liminar entendendo que os prazos de desincompatibilização dos candidatos deveriam ser os mesmos de uma eleição comum, de três a seis meses antes da data do pleito, dependendo do cargo que a pessoa ocupa.

Já os prazos estabelecidos pelo TRE eram outros, considerando que se tratava de uma eleição atípica. No caso de Arthur Henrique, a data em que ele deixou o cargo de prefeito de Boa Vista atendia à regra regional, mas descumpria o prazo de desincompatibilização apontado pelo STF.

A liminar de Dino já foi confirmada, por maioria de votos, na Primeira Turma do STF, mas a campanha de Arthur Henrique ainda espera levar o caso ao plenário da corte.

O pleito suplementar em Roraima acontece por determinação do TSE, que no final de abril cassou o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil) e tornou o ex-governador Antonio Denarium (PP) inelegível.

Eleito vice-governador em 2022, Damião ocupava a principal cadeira do Executivo na época da decisão do TSE . Ele substituia Denarium, que havia renunciado ao cargo no mês anterior com a pretensão de concorrer ao Senado este ano. A dupla foi condenada pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico no pleito de 2022.

Denarium apoiou o nome de Arthur Henrique para o mandato-tampão. Já o pré-candidato do PL ao Planalto, o senador Flávio Bolsonaro, divulgou vídeos em apoio ao ex-prefeito de Boa Vista. No segundo turno das eleições presidenciais de 2022, Jair Bolsonaro (PL) obteve 76,08% dos votos em Roraima, contra 23,92% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além da disputa pelo governo de Roraima, também houve eleição suplementar neste domingo para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).

ENTENDA A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM RORAÍMA
27 de março – Governador de Roraima eleito em 2022, Antonio Denarium (PP) renuncia ao mandato para concorrer ao Senado e o seu vice, Edilson Damião (União Brasil), assume a principal cadeira do Executivo

Analfabetismo cai ao menor nível desde 2016 no Brasil e leva dignidade a 600 mil pessoas

Rinaldo de Oliveira / SNB
O índice de analfabetismo cai no Brasil ao menor nível desde 2016. 592 mil brasileiros deixaram a condição de não saber ler nem escrever. - Foto: Silvio Turra/ SEED Paraná

Olha que notícia boa. O analfabetismo no Brasil cai ao menor nível desde 2016 e atinge, pela primeira vez, menos de 5% da população com 15 anos ou mais. Os dados, divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (19), mostram um avanço importante na educação do país e na realidade de muita gente simples.

Segundo a pesquisa, o índice de analfabetismo chegou a 4,9% em 2025. Isso significa que, em comparação ao ano anterior, quase 600 mil brasileiros deixaram essa condição e finalmente estão aprendendo a ler e escrever. Isso leva dignidade, mobilidade e oportunidade a quem nunca teve.

Mesmo assim, o Brasil ainda tem 8,4 milhões de pessoas analfabetas. É muita gente que não teve acesso a educação, a maioria precisou trabalhar cedo para ajudar na renda da família. E o Brasil ainda tem muito o que fazer por esses cidadãos. Uma dívida história.

Idosos são os que mais procuram
Os dados recentes mostram uma melhora significativa nos últimos anos. Entre os brasileiros de 15 a 59 anos, a taxa de analfabetismo caiu para 2,6%.

Já entre os idosos com 60 anos ou mais, o índice também recuou bastante: passou de 16% em 2022 para 13,8% em 2025. Foi a primeira vez desde o início da série histórica que essa faixa ficou abaixo de 14%. Mais no sonoticiaboa

LIGA URUÇUQUENSE DE FUTEBOL AMADOR - LUFA - 40 ANOS

Presidente: Carlos Alberto (Bebeto) Vice-Presidente: Ricardo Luiz

Caminhão-pipa esmaga caminhonete e mata motorista em MG

Acidente com caminhão de mais de 30 toneladas ocorreu em mina da Companhia Siderúrgica Nacional, em Congonhas; bombeiros apontam falha no sistema de freios
Estado de Minas/sbt
Reprodução CBMMG
Um caminhão-pipa de mais de 30 toneladas perdeu o controle e atropelou uma caminhonete, matando o motorista enquanto operava na área da Mina Casa de Pedra, em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, na manhã deste domingo (21).

O acidente ocorreu por volta das 6h35 no complexo minerário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), próximo à Rodovia BR-040.

O motorista era o único ocupante do veículo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o caminhão ficou preso sobre a caminhonete, que ficou invertida, com a cabine esmagada.

A identidade, a função e o vínculo da vítima com a mina ainda não foram divulgados, e o CBMMG informa que o homem aparentava ter cerca de 50 anos.

Quais as maiores dificuldades do resgate?
O acidente gerou uma operação complexa de resgate devido ao esmagamento da estrutura do automóvel, ao grande peso do caminhão-pipa e ao risco de instabilidade dos veículos envolvidos.

O veículo pesado de transporte de água tem capacidade para 50 mil litros e é montado sobre um caminhão de cabine avançada do tipo wide-body mining truck, que pesa entre 30 e 35 toneladas, podendo carregar mais 50 toneladas se estiver cheio de água.

Homem morre após esperar 4 horas por atendimento em UPA

Segundo testemunhas, paciente chegou à unidade pela manhã e morreu de tarde; polícia investiga caso
SBT News
 Reprodução
Um homem em cadeira de rodas morreu enquanto esperava atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Distrito Federal. De acordo com testemunhas, Vilmar da Silva, de 49 anos, deu entrada no local às 9h de sábado (20) e morreu após aguardar mais de quatro horas por atendimento.

Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), responsável pela administração da unidade, afirmou que o paciente não tinha ficha de atendimento aberta e não havia passado pela triagem.

Ainda segundo o instituto, somente por volta das 14h30 a equipe assistencial foi acionada por pessoas que estavam no local para verificar o estado de saúde da vítima.

Pacientes e acompanhantes que estavam na Unidade de Pronto Atendimento no momento em que Vilmar morreu não permitiram que o corpo fosse retirado do local até a chegada da polícia.

Os agentes informaram que chegaram à UPA por volta das 15h30 e encontraram um homem em uma cadeira de rodas já sem vida. A corporação informou ainda que uma equipe da 27ª Delegacia de Polícia está investigando o caso.

Nas redes sociais, a governadora Celina Leão prestou solidariedade à família e aos amigos de Vilmar. Ela informou que determinou à Secretaria de Saúde e ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) que apurem com rigor as circunstâncias da morte na unidade hospitalar e responsabilizem aqueles que não deram o atendimento adequado ao paciente.

Enem 2026: Prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda, 22

Divulgação
Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta segunda-feira (22) para pagar a taxa de inscrição e garantir a participação na prova. O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira. Via BN

Para fazer o pagamento, o estudante deve gerar a GRU Cobrança pela Página do Participante.

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 8 e 15 de novembro.

A taxa é obrigatória para todos os candidatos que não conseguiram a gratuidade. Tem direito a isenção:
Matriculados no 3ª série do ensino médio em escola pública em 2026;
Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
Participantes do programa Pé-de-Meia.

Rivais mantêm ‘pacto de silêncio’ e evitam explorar operação contra Jaques Wagner

Divulgação
A operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT), um dos candidatos à reeleição ao Senado na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), não provocou ataques públicos por parte do principal grupo de oposição na Bahia, liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Via O Globo

Apesar da repercussão da investigação, que apura supostas vantagens indevidas recebidas por Wagner em troca de atuação em favor de interesses do Banco Master no Congresso Nacional, ACM Neto optou por uma postura de cautela e evitou transformar o episódio em instrumento de confronto político.

Nos bastidores, segundo informações reveladas anteriormente, integrantes do PT e do grupo político de ACM Neto teriam firmado um entendimento informal para manter o escândalo envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro fora do debate eleitoral baiano. A decisão teria sido motivada pelas conexões de ambos os grupos com o Banco Master.

Questionado por jornalistas durante agenda pública na última sexta-feira, ACM Neto afirmou que o caso deve ser tratado pelas instituições responsáveis.

“Essa é uma questão que cabe ao Judiciário. O que nós esperamos é que a investigação seja completa, isenta, correta e que, ao fim, se há responsáveis e culpados, que sejam punidos. É aguardar para ver os desdobramentos que eventualmente isso pode ter”, declarou.

Jaques Wagner é investigado pela Polícia Federal sob suspeita de ter atuado em defesa dos interesses do Banco Master e do empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, em projetos discutidos no Congresso Nacional.

Entre os pontos analisados pelos investigadores está a chamada “emenda Master”, que ampliaria a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Segundo a investigação, o senador teria recebido benefícios como uso de aeronaves, ingressos para eventos internacionais e um apartamento avaliado em R$ 2,4 milhões em Salvador.

Greve dos garis pode afetar coleta de lixo em Salvador nesta segunda

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que os serviços de limpeza urbana na capital baiana poderão sofrer alterações temporárias na próxima segunda-feira (22), devido à possível adesão dos trabalhadores da categoria à paralisação nacional convocada pelo sindicato. Via BN

A mobilização ocorre em diversas cidades do país em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. A proposta trata da regulamentação da atividade e da ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana.

Para minimizar os impactos à população, a Limpurb adotou uma medida emergencial e antecipou a coleta de resíduos que seria realizada na segunda-feira. O serviço foi executado excepcionalmente neste domingo (21), garantindo a retirada do lixo em diversas localidades da cidade.

Segundo o órgão, a antecipação da coleta faz parte de um planejamento preventivo para reduzir possíveis transtornos caso a paralisação seja confirmada.

PIMENTEIRA pronta para o São João 2026

PIMENTEIRA 

Distrito de Ilhéus - Bahia

Colabore com o Tabocas Notícias

Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.
SEJA NOSSO PARCEIRO COMERCIAL, TEMOS NOTA FISCAL.

Tempestade severa ameaça Noruega x Senegal e ativa plano de emergência em Nova York

Flashscore Notícias / Josias Pereira, de Nova York (EUA)
Descargas elétricas podem ameaçar prosseguimento da partida entre Noruega e Senegal
LOKMAN VURAL ELIBOL / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP
Depois de um final de semana ensolarado para os torcedores, as condições climáticas vão mudar drasticamente na região metropolitana de Nova York e no estado vizinho Nova Jersey nesta segunda-feira (22).

A previsão do tempo aponta o desenvolvimento de chuvas a partir do fim da manhã desta segunda-feira (22), evoluindo para temporais moderados a pesados com alta atividade de trovoadas durante a tarde, entre 13h e 18h, e novamente no período da noite, estendendo-se pela madrugada de terça-feira.

O grande temor da organização da FIFA, das autoridades locais e das comissões técnicas gira em torno do fantasma das descargas elétricas. Como o período mais crítico para a atividade de raios coincide justamente com o final da tarde e a noite, o risco acompanha diretamente a partida entre Noruega e Senegal, agendada para as 20h (horário local), no MetLife Stadium, em East Rutherford.

"A atividade mais intensa ocorrerá entre 19h e 22h, quando há probabilidade de trovoadas, sendo que algumas podem ser severas", diz um alerta das autoridades locais.

Interrupção inédita na Copa a caminho?
A presença de raios nas proximidades do estádio aciona protocolos rígidos de segurança da FIFA, abrindo margem para atrasos ou até uma interrupção inédita no andamento da partida para proteger atletas e o público nas arquibancadas.

Além da ameaça direta ao espetáculo em campo, a logística para o fluxo de torcedores será um desafio extremo. Esta segunda-feira (22) foi classificada pela prefeitura local como Gridlock Alert Day (Dia de Alerta de Congestionamento Estrutural) devido ao imenso volume de fãs que se deslocará para o estádio sob condições perigosas.

A previsão indica um acumulado de chuva generalizado de até 50 mm (2 polegadas), podendo atingir picos isolados de 100 mm (4 polegadas), com taxas de precipitação severas de até 50 mm por hora durante os momentos mais intensos da tempestade. O cenário é agravado por ventos sustentados e rajadas que podem alcançar de 65 km/h a 80 km/h, aumentando o risco de queda de árvores e fiação elétrica.

Órgãos mobilizados e orientações
Diante do risco iminente, o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Nova York (NYCEM) ativou o Centro de Operações de Emergência e colocou em prática o Plano de Emergência para Enchentes Relâmpago da cidade. O órgão trabalha em coordenação direta com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), agências estaduais, fornecedores de energia e com o próprio Comitê Anfitrião da FIFA para monitorar possíveis impactos nas Fan Fests do Brooklyn e do Queens.

Prisão domiciliar de Bolsonaro chega ao fim nesta semana sob novos questionamentos no STF

Apreensão de pistola registrada em nome do ex-presidente levou Moraes a pedir esclarecimentos
Foto: Gustavo Moreno/STF
A poucos dias do fim do prazo inicial de 90 dias da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), previsto para quinta-feira (25), o benefício passou a ser analisado novamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A situação ganhou novos desdobramentos após a apreensão de uma arma registrada em nome do ex-mandatário, episódio que levou a Corte a solicitar esclarecimentos e tomar novas medidas no processo.  Por: Metro1

A prisão domiciliar humanitária foi autorizada em março, após Bolsonaro ser internado para tratar um quadro de broncopneumonia. Até recentemente, a possibilidade de prorrogação da medida era considerada provável, já que não havia registro de descumprimento relevante das condições impostas pelo Supremo durante o período de recolhimento.

Arma apreendida muda cenário
O principal fato que passou a ser analisado pelo STF envolve uma pistola Glock calibre 9 milímetros registrada em nome de Bolsonaro. A arma foi encontrada com um militar que integra a equipe de segurança do ex-presidente. Segundo a justificativa apresentada, o armamento estava sendo levado para manutenção por apresentar defeito de funcionamento.

Diante do caso, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Civil do Distrito Federal a colher o depoimento de Bolsonaro. A oitiva foi marcada para terça-feira (23), às 15h, e deverá ocorrer presencialmente na residência onde ele cumpre a prisão domiciliar, em Brasília. Moraes determinou o formato presencial por causa das restrições impostas ao ex-presidente para o uso de meios de comunicação eletrônicos.

STF cobra explicações da defesa
Além do depoimento, o ministro abriu prazo de 48 horas para que os advogados esclareçam aspectos relacionados ao cumprimento da prisão domiciliar humanitária. Entre os pontos solicitados estão a comprovação da contratação de um profissional de saúde para acompanhamento noturno e informações sobre a rotina dos agentes de segurança disponibilizados ao ex-presidente.

Na última sexta-feira (19), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), vice-líder do governo na Câmara, protocolou uma petição no STF pedindo a revogação imediata da prisão domiciliar e o retorno de Bolsonaro ao sistema prisional. O pedido foi anexado ao processo e deverá ser analisado pela Corte.

O que diz a defesa

Netinho de Paula denuncia racismo contra neto de 16 anos em escola

Foto: Instagram/Reprodução
O cantor Netinho de Paula utilizou suas redes sociais para denunciar um caso de racismo envolvendo seu neto, um adolescente de 16 anos que estuda no Colégio Tom Jobim, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. As informações são do Metrópoles.

Em uma publicação feita na última sexta-feira (20/6), o artista afirmou que o jovem teria sido alvo de mensagens e comentários ofensivos feitos por uma colega de turma em uma rede social. Segundo ele, o episódio deixou o adolescente abalado e gerou impacto direto em seu bem-estar emocional e na convivência escolar.

Netinho relatou ainda que decidiu tornar o caso público após avaliar como insuficiente a resposta apresentada pela instituição de ensino diante da situação. Em sua publicação, ele classificou o episódio como uma forma de “racismo recreativo”, destacando a gravidade do caso por envolver um dos poucos alunos negros da escola.

O cantor afirmou que o neto está triste, desmotivado e se sentindo exposto dentro do ambiente escolar. Além disso, cobrou uma postura mais firme da instituição, incluindo acolhimento psicológico ao adolescente, registro formal da ocorrência, comunicação aos órgãos competentes e medidas educativas de combate ao racismo.

Irã reage a ameaças de Trump em meio a negociações diplomáticas

Protesto foi apresentado durante negociações realizadas na Suíça com mediação internacional
Foto: Canva Imagens
A delegação do Irã que participa de negociações com os Estados Unidos na Suíça apresentou, neste domingo (21), um protesto formal após declarações do presidente Donald Trump contra os representantes iranianos. O governo de Teerã afirmou que avalia medidas de resposta após as ameaças feitas durante as conversas, que são mediadas por Catar e Paquistão. Por: Metro1

Segundo a mídia estatal iraniana, o protesto foi encaminhado aos Estados Unidos após Trump afirmar que poderia adotar novas medidas contra o país caso não houvesse um acordo. As declarações ocorreram em meio a uma tentativa de avanço diplomático envolvendo os dois governos.

Ameaças envolvendo o Estreito de Ormuz
Em entrevista à Fox News neste domingo (21), Trump afirmou que os Estados Unidos poderiam “tomar posse” do Estreito de Ormuz se as negociações não resultarem em um entendimento com o Irã. A passagem marítima é considerada estratégica por concentrar grande parte do transporte mundial de petróleo.

O presidente norte-americano também direcionou críticas aos negociadores iranianos que estavam na Suíça. “Se vocês fecharem (o Estreito de Ormuz), vocês não terão mais um país. Vocês nem conseguirão voltar para o seu maldito país", disse Trump a autoridades iranianas.

Tensão aumenta antes de novas conversas
A declaração ocorreu após Trump também pressionar o Irã sobre a atuação de grupos aliados no Líbano. O presidente afirmou que Teerã deveria interromper ações de seus aliados na região ou poderia sofrer novos ataques.

BRUMADO-BA: Filho é detido após esfaquear o próprio pai de 70 anos durante briga por herança

Discussão aconteceu em Brumado e caso é investigado como tentativa de homicídio
Por Kaylan Anibal /blogdovalente
Foto: Google Street View
Um homem de 36 anos foi parar na cadeia após esfaquear o próprio pai, um idoso de 70 anos, durante uma briga motivada por herança na tarde de sexta-feira (19), em Brumado, no centro-sul da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, parceiro do Blog do Valente, a discussão seguida de agressão aconteceu na Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy.

A Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 13h50 para verificar a ocorrência. Quando chegaram ao local, os policiais foram informados de que pai e filho já haviam sido socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Brumado em razão dos ferimentos provocados durante a briga.

De acordo com as informações apuradas, o autor das agressões recusou atendimento médico e fugiu após o ocorrido. O caso passou a ser tratado pelo 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) como tentativa de homicídio, e equipes iniciaram buscas em diferentes bairros da cidade para localizar o suspeito.

Bolsa Família continuará sendo pago durante análise de eventual BPC

Medida visa garantir segurança aos beneficiários do Bolsa Família sem afastar legislação vigente
A Advocacia-Geral da União e a Defensoria Pública da União firmaram acordo extrajudicial para garantir que famílias vulneráveis continuem recebendo o programa Bolsa Família enquanto aguardam a análise de eventual concessão do Benefício de Prestação Continuada. Com informações da assessoria da AGU.

Além da AGU e da DPU, a iniciativa teve a participação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O acordo estabelece um fluxo administrativo que impede a interrupção da renda para necessidades básicas de famílias vulneráveis, durante a tramitação do pedido do BPC. A solução preserva os critérios legais para concessão do BPC, garantindo segurança jurídica, proteção social e maior eficiência na atuação administrativa.

O acordo estabelece que o interessado poderá apresentar manifestação de desligamento voluntário do programa Bolsa Família condicionada ao eventual deferimento do BPC. Durante a análise do requerimento, o Bolsa Família permanece ativo. Somente após a efetiva concessão do BPC é que será processado o desligamento do programa de transferência de renda. Desse modo, elimina-se o risco de desproteção social sem afastar a aplicação da legislação atualmente vigente.

A mudança nos procedimentos de análise dos benefícios foi viabilizada após articulação entre a DPU, o INSS, o MDS e AGU, a partir de nota técnica emitida pela Defensoria defendendo a alteração do fluxo administrativo para evitar que famílias em situação de vulnerabilidade precisassem renunciar ao Bolsa Família antes da conclusão da análise do BPC.

Proteção social

Brasil deve adotar mudanças na gasolina da próxima quarta-feira, diz Alckmin

Foto: Gabriela Encinas / TakTá
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (20) que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar, na próxima quarta-feira (24), o aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, passando dos atuais 30% para 32%. Por Redação/TakTá

Segundo Alckmin, a medida deve contribuir para a redução do preço da gasolina ao consumidor, além de ampliar o uso de biocombustíveis e gerar benefícios ambientais. O vice-presidente destacou que o novo percentual colocará o Brasil entre os países com maior participação de etanol na composição da gasolina.

Caso seja aprovada, esta será a segunda elevação consecutiva da mistura. Em 2025, o teor obrigatório de etanol na gasolina passou de 27% para 30%, após testes técnicos que atestaram a viabilidade da mudança.

O governo federal defende que o aumento para 32% pode reduzir a necessidade de importação de gasolina, fortalecer a cadeia de biocombustíveis e diminuir a dependência das oscilações do mercado internacional de petróleo.

Funcionário demitido após polêmica no BBB21 perde indenização de R$ 100 mil

Foto: Instagram/Reprodução
A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu afastar a condenação que obrigava uma empresa do setor alimentício a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário. O caso teve origem em uma publicação feita nas redes sociais durante o BBB21 e que gerou grande repercussão na época.

O trabalhador foi desligado após um comentário envolvendo o participante João Luiz Pedrosa. Posteriormente, ele ingressou com ação na Justiça do Trabalho alegando que a exposição decorrente do episódio teria provocado transtorno misto ansioso e depressivo, situação que, segundo a defesa, foi comprovada por laudo médico.

Em decisões anteriores, a 4ª Vara do Trabalho de Brasília e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região haviam reconhecido o pedido e determinado o pagamento da indenização.

No entanto, ao analisar o recurso, o TST entendeu que a repercussão do caso não decorreu diretamente da conduta da empresa. Segundo o colegiado, a ampla divulgação do episódio esteve relacionada à própria manifestação realizada pelo empregado nas redes sociais.

Com o novo entendimento, a condenação foi revertida e a empresa ficou desobrigada de efetuar o pagamento da indenização anteriormente fixada pela Justiça trabalhista. Via 180graus

Conta de água fica mais cara a partir de julho na Bahia

Conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia a partir de julho
Foto: Reprodução / Banco de Imagens
Os consumidores baianos terão reajuste nas tarifas de água e esgoto a partir de 20 de julho. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou um aumento de 3,57% nas contas da Embasa, percentual que, segundo a empresa, ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 4,13%. Via takta

Com a mudança, a tarifa mínima residencial passará a custar R$ 44,77, ante os atuais R$ 43,23, o que representa um acréscimo de R$ 1,54 por mês para os consumidores da categoria residencial normal. Já os usuários da tarifa social terão aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28.

De acordo com a Embasa, o reajuste anual é necessário para compensar a elevação dos custos operacionais, como energia elétrica, produtos químicos e demais insumos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A nova tarifa entrará em vigor nas contas emitidas a partir de 20 de julho.

Trabalhadora com deficiência intelectual tem justa causa revertida

Advertências e justa causa a trabalhadora com deficiência intelectual são inválidas
Juiz do trabalho de Bom Despacho (MG) apontou que empregadora tinha ciência de dificuldade intelectual da funcionária
Magnific
O juiz da Vara do Trabalho de Bom Despacho (MG), Daniel Cordeiro Gazola, reverteu a justa causa aplicada a uma trabalhadora diagnosticada com déficit cognitivo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), segundo o laudo médico. Na sentença, o magistrado concluiu que a empresa tinha conhecimento da limitação intelectual da empregada, mas aplicou advertências, suspensões e até a dispensa sem o acompanhamento da mãe, responsável por auxiliá-la nas decisões básicas.

Segundo o processo, a trabalhadora afirmou que foi dispensada por justa causa em novembro de 2025 sem receber explicações sobre os motivos da punição. Contratada como “ajudante de esteira”, a ex-empregada alegou ainda possuir limitações cognitivas e sustentou que, após a dispensa, sua mãe procurou a empregadora para obter esclarecimentos sobre a rescisão, ocasião em que a contratante teria alegado um suposto “abandono de trabalho”.

Em depoimento, a mãe da ex-empregada declarou que procurou a empresa poucos dias após a contratação para informar sobre a limitação intelectual da filha e entregar laudos médicos. Explicou também que pediu ao setor responsável que fosse comunicado qualquer problema envolvendo a trabalhadora, destacando que a filha tinha dificuldades de aprendizado, esquecia acontecimentos recentes e precisava de auxílio para lidar com situações do cotidiano.

Já a empresa, que tem sede na cidade de Nova Serrana (MG), sustentou que a dispensa por justa causa ocorreu em razão de faltas injustificadas e atos de desídia (descuido) da trabalhadora. Segundo a defesa, a empregada recebeu diversas advertências e suspensões ao longo do contrato, mas não teria alterado seu comportamento.

Em depoimento, o proprietário da empresa afirmou que desconhecia os problemas cognitivos da ex-empregada. Disse ainda que ela executava o trabalho normalmente e que a dispensa ocorreu por faltas sem justificativa. O empregador também declarou que não mantinha contato direto com a mãe da trabalhadora. Mais na conjur

Salah decide em vitória inédita do Egito em Copas e Faraós ficam perto do mata-mata

Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
Salah foi decisivo em triunfo egípcio*REUTERS/Albert Gea
O Egito venceu a Nova Zelândia por 3 a 1, neste domingo (21), no BC Place, em Vancouver (CAN), pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Ziko, Salah e Trezeguet anotaram os gols do Egito, que conseguiu sua primeira vitória na história do Mundial. Surman descontou para o time da Oceania.

Com o resultado, a Nova Zelândia amarga a lanterna da chave, com apenas um ponto. O Egito encaminhou sua classificação ao assumir a liderança, chegando aos 4 pontos. Irã e Bélgica seguem sem perder e ganhar, somando dois pontos e brigando diretamente pela vice-liderança.

Nome de maior destaque do jogo, o atacante Mohamed Salah tentou se movimentar e dar opções para seus companheiros, mas esteve encaixotado no meio da zaga adversária na etapa inicial.

A qualidade do ídolo do Liverpool fez a diferença, com o jogador virando o placar no 2° tempo, antes de dar assistência para o último gol, fechando a partida com nota 8,8 pelo critério do Flashscore. Salah chegou ao seu quarto jogo em Copas, somando cinco participações diretas para gols.

A Nova Zelândia foi bem na troca de passes, principalmente no 1° tempo, sem se precipitar quando o Egito diminuía os espaços. Quando não tinha a bola, era a vez do time da Oceania intensificar sua marcação, aumentando a disposição depois de abrir o placar nos instantes iniciais.

O Egito encontrou a vitória ao melhorar na etapa final, confirmando a desejada virada com seu maior nome. A Nova Zelândia foi castigada pela queda de produção no 2° tempo, não suportando a melhora dos Faraós.

Na próxima rodada, a Nova Zelândia encara a Bélgica, com o Egito pegando o Irã, ambos os jogos no sábado (27). Mais no flashscore

Coletor de lixo leva ração para cachorros abandonados todo dia no CE

Rinaldo de Oliveira / SNB
Um comerciante flagou o momento em que o coletor de lixo desce do caminhão e leva ração cachorros abandonados nas ruas de Tianguá (CE). - Fotos: reprodução/ Instagram / @alysson_silvs

Por mais gente assim. O gesto de um coletor de lixo que alimenta cachorros de rua todos os dias no Ceará emocionou moradores e viralizou nas redes sociais nesta semana. O trabalhador foi flagrado descendo do caminhão com um saquinho de ração nas mãos apenas para cuidar dos cachorrinhos sem lar que vivem pelas ruas da cidade.

A cena aconteceu em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, e foi gravada pelo comerciante Alysson Silva. O vídeo mostra o caminhão da coleta parando na rua e, logo depois, o homem caminhando até os animais para alimentá-los com carinho e tranquilidade.

E Alysson disse que não foi uma atitude isolada. O coletor costuma repetir o gesto com frequência durante o trabalho. “Ele passa sempre lá. E sempre faz isso”, contou o comerciante ao Só Notícia Boa.

Não sabia que estava sendo filmado
A simplicidade da cena foi justamente o que mais tocou as pessoas.

Sem procurar reconhecimento nem imaginar que seria filmado, o trabalhador apenas seguiu fazendo aquilo que acredita ser certo: cuidar de quem mais precisa. O Alysson não sabe o nome do trabalhador.

Mas os cachorrinhos parecem já conhecer aquele momento especial do dia e vão até lá quando o coletor chega.

Aplausos nas redes
Nas redes sociais, milhares de pessoas elogiaram a atitude do homem e disseram que pequenos gestos como esse ajudam a devolver a esperança na humanidade.

Outros destacaram a importância de olhar com mais empatia para os animais abandonados.

Infelizmente, o Brasil ainda enfrenta um número enorme de cães vivendo nas ruas. Muitos passam fome diariamente e dependem da solidariedade de pessoas anônimas para sobreviver. E foi exatamente isso que esse trabalhador mostrou.

Dicas de como agir
E não é preciso ter muito dinheiro para fazer a diferença na vida de um bichinho sem lar.

Basta carregar um pouco de ração no carro ou no bolso e agir quando algum aparecer.

O vídeo também chamou atenção para outro detalhe importante: a humanidade silenciosa de profissionais que muitas vezes passam despercebidos na correria das cidades. Mais no sonoticiaboa

Crianças e adolescentes somam 1/3 das internações por queimaduras no SUS, aponta SBP

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostra que 13,8 mil crianças e adolescentes foram internados no SUS por queimaduras entre 2024 e 2025, representando um terço do total de 43,1 mil internações por esse motivo registradas no período. O dado serve de alerta para os riscos de ferimentos com fogos de artifício e fogueiras, comuns nas festas de São João, que acontecem nesta semana.

Quase metade das crianças e adolescentes internados com queimaduras tinha entre um e quatro anos de idade, totalizando 6,5 mil casos.

Segundo a SBP, a maior parte das internações ocorreu por acidentes envolvendo contato com fontes de calor e substâncias quentes, situação comum em ambientes domésticos. Em seguida, destacam-se ocorrências relacionadas à exposição à fumaça, ao fogo e às chamas, típicas das festas juninas.

domingo, 21 de junho de 2026

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa

Crédito: Reprodução
Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada. Via Correio24hs

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa.

Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.

O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Homem de 49 anos morre em recepção de UPA no DF

Por LAURA SCOFIELD
Foto: Reprodução / G1
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um homem de 49 anos morreu neste sábado (20) na recepção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Recanto das Emas, no Distrito Federal. As circunstâncias da morte são investigadas pela Polícia Civil. O caso foi revelado pela TV Globo e confirmado pela Folha.

Uma testemunha ouvida pela Globo disse que a vítima, chamada Vilmar Pereira da Silva, ficou ao menos quatro horas aguardando atendimento na recepção. Ela disse que pacientes e acompanhantes perceberam quando o homem morreu. Imagens mostram um homem negro sentado em uma cadeira de rodas com o rosto e os braços caídos.

Em nota à Folha, o Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal) negou que o homem estivesse aguardando atendimento quando faleceu. De acordo com o instituto, ele estava em situação de rua e, "periodicamente, costumava usar a UPA como abrigo".

Afirmou ainda que o homem "não passou por classificação de risco, triagem ou qualquer outro procedimento assistencial, pois não estava em atendimento".

Questionado sobre quanto tempo as pessoas aguardam no local, o instituto disse que "o tempo de espera varia conforme a gravidade do quadro clínico, a classificação de risco atribuída e a demanda assistencial da unidade no momento da procura pelo serviço. Casos mais graves recebem atendimento prioritário".

Segundo a PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), o homem foi encontrado em uma cadeira de rodas já sem sinais vitais. Inicialmente, a polícia foi chamada para "averiguar uma possível depredação de patrimônio público" na UPA, pois pessoas ali presentes ficaram revoltadas com a morte do homem.

Neymar treina com elenco completo e se aproxima de estreia pela Seleção na Copa do Mundo

Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira ganhou uma notícia positiva durante a preparação para o confronto decisivo contra a Escócia pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Na atividade em grupo realizada na manhã deste domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, o atacante Neymar Jr. participou pela primeira vez de um treino completo com o restante do elenco e aumentou as expectativas para voltar aos gramados com as cores do Brasil. Via Bnews

O camisa 10 do Santos e da ‘Canarinho’ trabalhou normalmente com os companheiros durante o período liberado para a imprensa. Até então, vinha realizando apenas parte dos aquecimentos ou atividades específicas com bola, sem integração total ao grupo.

Segundo informações do Globo Esporte, a expectativa do técnico Carlo Ancelotti é de que Neymar fique à disposição da comissão técnica para a partida contra a seleção escocesa marcada para quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília). Com o possível retorno após mais de um mês fora dos gramados, o atleta do Peixe poderá fazer sua primeira aparição nesta edição do Mundial.

Se por um lado o retorno de Neymar anima o ambiente da Seleção, por outro, Ancelotti precisará lidar com um desfalque importante. O atacante Raphinha, bastante criticado pelos torcedores nos primeiros jogos do Brasil, teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita e ficou fora das atividades.

Com isso, o treinador italiano inicia os ajustes para definir quem ocupará a vaga no setor ofensivo. Entre os principais candidatos aparecem Luiz Henrique, que já recebeu oportunidades como titular sob comando de Ancelotti, e Rayan, acionado durante o confronto diante do Haiti.

Embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, o Brasil chega à rodada final na liderança do Grupo C. A Seleção soma os mesmos pontos do Marrocos, mas leva vantagem no saldo de gols. Enquanto Brasil e Escócia se enfrentam, os marroquinos encaram o Haiti para definir a ordem final da chave.

Uruguai e Cabo Verde protagonizam jogão com quatro gols

Estreante no mundial, Cabo Verde segue sem perder na Copa do Mundo
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Federação Cabo-verdiana Futebol
Uruguai e Cabo Verde protagonizaram uma das melhores partidas da Copa do Mundo 2026. Neste domingo (21), as seleções empataram por 2 a 2, pela 2ª rodada do Grupo H, no Estádio de Miami, nos Estados Unidos.

Cabo Verde abriu o placar aos 21 minutos de jogo, com Kevin Pina, de falta. Contudo, o Uruguai buscou uma reação relâmpago. Aos 44, Maximiliano Araújo igualou o marcador e, nos acréscimos da etapa inicial, Agustín Canobbio (do Fluminense) virou o jogo para os uruguaios.

Cabo Verde não desistiu e conseguiu empatar com Hélio Varela. Depois disso, as duas equipes buscaram o desempate e criaram grandes chances. A partida ganhou emoções até o último lance, contudo o confronto ficou em 2 a 2.

Com o resultado, todos os times do Grupo H têm chances de classificação. A Espanha lidera, com quatro pontos, o Uruguai está em segundo, com dois, mesma pontuação de Cabo Verde, que está em 3º. A Arábia Saudita ocupa a 4ª colocação, com um.

O Grupo H volta a jogador na próxima sexta-feira (26), pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Uruguai enfrenta a Espanha, enquanto Cabo Verde pega Arábia Saudita. Ambos os confrontos começam às 21h (horário de Brasília).

Vice de Trump vai à Suíça para negociar tratado de paz com Irã em meio a impasses de confronto no Líbano

Foto: Reprodução / Casa Branca
JD Vance, o vice-presidente dos Estados Unidos, viajou à Suíça neste domingo (21) para a primeira reunião de negociações com o Irã após assinatura de memorando de entendimento para um acordo de paz abrangente no Oriente Médio. ???A proposta tem como objetivo dar fim ao conflito entre os dois países e atenuar os prejuízos causados pelo fechamento do estreito de Ormuz. As informações são da Agência Brasil.

Com duração de 80 minutos, a reunião ocorreu em meio ao impasse da guerra no Líbano entre o Hezbollah e Israel. A delegação iraniana afirmou aos norte-americanos que o acordo final só poderá ser alcançado com o fim da guerra em todas as frentes, incluindo o Líbano. Após Israel atacar o Líbano nesse sábado (20), o Irã anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz que, de acordo com o memorando de entendimento, deveria ficar com o tráfego livre pelos próximos 60 dias.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, afirmou que o encontro na Suíça visou implementar os acordos previstos no memorando, destacando a necessidade de acabar com o conflito no Líbano.Baqaei informou ainda que foram discutidas as isenções para exportação de petróleo do Irã, hoje bloqueadas por sanções dos EUA, assim como as medidas para liberação de fundos iranianos congelados no exterior, também alvo de sanções econômicas.

Reconhecimento facial já alcançou 19 foragidos durante os festejos juninos na Bahia

Foto: Ascom SSP-BA
A tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já possibilitou a captura de 19 foragidos da Justiça durante a Operação São João 2026. O balanço parcial foi divulgado na madrugada deste domingo (21) e reforça o uso de recursos tecnológicos como aliados das forças de segurança nos festejos juninos em todo o estado.

As prisões foram registradas em Salvador e nos municípios de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia. Entre os detidos estão suspeitos procurados por homicídio, roubo e também pessoas com mandados de prisão relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a SSP-BA, o Sistema de Reconhecimento Facial permitiu a identificação dos foragidos em áreas monitoradas, contribuindo para impedir que pessoas com pendências judiciais circulassem livremente nos eventos que reúnem milhares de baianos e turistas durante o período junino.

Os festejos de São João acontecem em 283 municípios baianos e contam com a atuação de cerca de 27 mil profissionais das forças de segurança. Além do reforço no efetivo policial e do Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado ampliou os investimentos em tecnologia, monitoramento e inteligência. O Centro Integrado de Comando e Controle permanece em operação acompanhando as ocorrências em Salvador e no interior, enquanto o Disque Denúncia segue funcionando 24 horas para receber informações anônimas da população.

O que outros países fizeram — e o Brasil não consegue (quer)?

Em 2007, a Dinamarca reduziu seus municípios de 271 para 98 em 18 meses, com uma regra simples: qualquer cidade com menos de 20.000 habitantes precisava se fundir com uma vizinha. Servidores não foram demitidos — foram transferidos. Dívidas foram renegociadas. Metade dos cargos políticos locais foram eliminados. 

Na Dinamarca: de 271 reduziu para 98 municípios (2007). 

No Japão: −50% em 11 anos (1999–2010) e na Suécia: 2.498 caiu para 290 (décadas de 1950–70). Nesse contexto e comparação, podemos afirmar que os representantes “comunistas” do povo chinês, são muito mais democráticos do que os nossos representantes fakes.

Em todos esses países acima citados, a fusão foi fruto de consciência política e vontade pública com incentivo, e, em alguns casos, obrigação do governo central. O que se reduziu foi o tamanho da máquina e da farra da política local, e se aumentou a eficiência ao eliminar o gasto equivocado com os falsos cargos de: prefeito, vereadores inúteis, assessores nomeados, rachados. As escolas, os postos de saúde e os bairros permaneceram, e até houve expansão. Mais no giroemipiau1

Ministros do STF evitam ir aos jogos da Copa nos EUA por medo de serem barrados em aeroportos

Foto: Victor Piemonte/STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm evitado assistir aos jogos da Copa do Mundo realizados nos Estados Unidos. O receio é serem barrados na chegada aos aeroportos ou na entrada dos estádios por eventuais efeitos remanescentes da Lei Magnitsky, segundo apuração da jornalista Andreza Matais.

Não é possível saber se os magistrados seguem total ou parcialmente sujeitos aos efeitos das sanções aplicadas pelo governo de Donald Trump. No ano passado, a administração norte-americana sancionou o ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky e restringiu vistos de outras autoridades brasileiras. Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques teriam sido poupados.

Em dezembro do ano passado, os Estados Unidos retiraram a sanção aplicada a Moraes dias após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os vistos, no entanto, permanecem uma incógnita, e nenhum ministro quer arriscar o constrangimento de ser barrado na imigração americana.

O ex-ministro Luís Roberto Barroso, que deixou o STF logo após o fim de sua presidência em outubro, chegou a comentar publicamente o tema enquanto a Lei Magnitsky ainda estava em vigor. "Essa questão dos Estados Unidos quanto ao visto é desagradável. Uma pena que tem acontecido, é injusto, mas não deixa de ser uma competência discricionária de cada país", declarou à CNN Brasil à época.

A Copa do Mundo é disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Ao menos na primeira fase, o Brasil joga apenas em território americano.

Abelardo De La Espriella é eleito presidente da Colômbia

Candidato da direita derrota Iván Cepeda no segundo turno e encerra ciclo da esquerda no país
Duda Ventura, SBT News
Candidato conservador Abelardo De La Espriella, eleito presidente da Colômbia | Reprodução redes sociais
O advogado e empresário Abelardo De La Espriella foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (21), segundo dados preliminares do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela apuração das urnas no país. De acordo com o CNE, o candidato da direita obteve 12.927.006 dos votos (49,65 %), contra 12.681.268 de Iván Cepeda (48,71%), que representa a esquerda colombiana. Apesar de virtualmente eleito, 99,70% das urnas já foram apuradas, o que significa que há uma pequena parcela dos votos que ainda precisa ser apurada.

A vitória marca uma mudança de rumo na política colombiana após o governo de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país. De La Espriella assume o cargo com a promessa de endurecer o combate ao narcotráfico, ampliar a segurança pública e rever políticas implementadas pela atual administração.

De La Espriella já aparecia à frente de Cepeda no primeiro turno. Com mais de 10 milhões de votos, o direitista conseguiu 43,8% dos eleitores válidos e garantiu a chegada ao Palácio de Nariño.

A eleição também altera o equilíbrio ideológico na América do Sul. Com a saída de Petro, a Colômbia volta a integrar o grupo de governos alinhados à direita na região, ao lado de nomes como Javier Milei, na Argentina, Daniel Noboa, no Equador, e José Antonio Kast, no Chile.

Percurso eleitoral conturbado
O processo eleitoral foi marcado por controvérsias após o primeiro turno. Gustavo Petro e Iván Cepeda questionaram os resultados preliminares, alegando irregularidades relacionadas ao aumento do número de eleitores e de seções eleitorais.

As acusações foram rejeitadas por organizações independentes de monitoramento eleitoral, por veículos de checagem de fatos e pela Missão de Observação Eleitoral da Colômbia, que não identificaram evidências de fraude.

Quem é Abelardo De La Espriella

Retranca funciona para Irã arracncar empate com a Bélgica

Belgas chegaram a ter 81% de posse de bola no 1º tempo, mas não conseguiram furar o bloqueio iraniano
Vinícius Daniel•galaticosonline
Foto: Divulgação/Fifa
Com propostas de jogo bem diferentes, Bélgica e Irã entraram em campo pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo 2026, no Estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo (21). As seleções ficaram no empate por 0 a 0.

A Bélgica terminou o 1º tempo com 81% da posse de bola e 11 finalizações. Mesmo assim, não conseguiu furar o bloqueio do Irã. Na 2ª etapa, os belgas viram a situação ficar ainda mais difícil, quando o zagueiro Ngoy se atrapalha, errou o recuo para Courtois e agarrou Taremi para impedir o gol. A arbitragem deu vermelho direto e mandou o defensor mais cedo ao chuveiro.

Com o resultado, cada equipe somou um pontos e segue sem vencer nesta edição do mundial. Irã lidera a chave com dois pontos, mesma pontuação da Bélgica que aparece em 2º. Nova Zelândia e Egito têm um, cada um, e ainda se enfrentam neste domingo (21).

O Grupo G retorna aos gramados no próximo sábado (27), pela 3ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. A Bélgica duela com a Nova Zelândia, enquanto o Irã mede forças com o Egito. Ambos os jogos começam às 0h (horário de Brasília).

Rebeca Andrade brilha em retorno e conquista ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica Artística

Foto: Divulgação/CBG
Neste domingo (21), a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro na prova do salto do Pan-Americano de Ginástica Artística, disputado no Rio de Janeiro

Última atleta a se apresentar na final, Rebeca alcançou média de 14,433 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio. O resultado marca o retorno da brasileira às competições internacionais após um longo período de afastamento.

Esta foi a primeira participação de Rebeca em um evento oficial desde setembro de 2024. Após disputar o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, a ginasta optou por interromper a agenda competitiva para tratar dores físicas e dedicar um período à recuperação mental.

Após a conquista, a campeã olímpica celebrou o momento especial vivido na carreira.

“Mostra que estou de volta, que vale a pena, que estou tranquila e que ainda posso entregar o melhor. E que eu tenho de treinar mais também, né? (risos) Isso faz parte, está tudo certo. Estou muito feliz, estou no lugar certo”, afirmou.

Além do ouro conquistado por Rebeca, o Brasil também subiu ao pódio no solo masculino. Vitaliy Guimarães garantiu a medalha de bronze, enquanto o guatemalteco Jorge Vega ficou com o ouro e o colombiano Ángel Barajas levou a prata.

Trump ameaça Irã se país não parar "problemas" no Líbano causados por aliados

Os aliados, citados por Trump, seriam o grupo Hezbollah
Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste domingo (21), que o Irão deve impedir imediatamente os problemas no Líbano causados por aliados do país. Do contrário, as forças americanas irão realizar novas ofensivas.  Por: Metro1 

"O Irã deve impedir imediatamente que seus agentes bem pagos no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atacaremos o Irã com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais força", disse Trump, na rede social Truth Social.

Os aliados, citados pelo presidente, seriam o grupo apoiado pelo Irã, Hezbollah, que troca ataques com Israel. A declaração de Trump acontece no momento em que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, está na Suíça para negociar com o Irã, em conversas mediadas por Catar e Paquistão.

Aliados de Flávio Bolsonaro avaliam adiar estreia de filme sobre o pai para depois das eleições

Foto: Reprodução
Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL) têm defendido que ele encomende uma pesquisa qualitativa para definir se o filme "Dark Horse", cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro financiada com milhões de dólares pelo banqueiro Daniel Vorcaro, deve estrear no Brasil antes ou apenas depois das eleições.

Segundo apuração da coluna de Lauro Jardim, o temor é que a chegada da produção aos cinemas reabra feridas ainda não cicatrizadas, causadas pela revelação da parceria, até então sigilosa, entre Jair Bolsonaro e o ex-banqueiro.

Nos Estados Unidos, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defende posição contrária e afirma que o filme, exibido ao público pela primeira vez na semana passada em Las Vegas, vai ajudar a eleger o irmão.

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar fraude milionária foi achado em mochila

Acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido
Foto: Reprodução
O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de fraudar seguradoras para receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi localizado por investigadores dentro de sua própria mochila.

O acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido, em uma área da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos, no Centro-Norte baiano.

O caso tomou um rumo inesperado quando a polícia constatou que a bolsa continha não apenas o membro cortado, mas também todos os pertences de valor que o servidor alegava terem sido levados pelos criminosos.

Inicialmente, ele havia prestado depoimento afirmando que tinha sido vítima de um assalto seguido de sequestro, no qual os assaltantes teriam roubado seu aparelho celular, relógio e demais bens, além de terem decepado seu pé.

A versão apresentada entrou em contradição imediata com as evidências materiais colhidas no local. A descoberta da mochila revelou que a narrativa do crime violento foi forjada pelo próprio homem com o objetivo único de simular um sinistro e obter o pagamento milionário das apólices de seguro contratadas.

O funcionário público exercia suas funções na cidade vizinha de Amélia Rodrigues, localizada na região do Recôncavo baiano.

Diante da comprovação da tentativa de estelionato e da falsa comunicação de crime, ele foi condenado pelo Poder Judiciário ao cumprimento de 720 horas de prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de uma prestação pecuniária fixada no valor de R$ 7.590.