> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

ITABUNA-BA: Impulsionada pelo Ita Pedro, município se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhão de passageiros

Às vésperas de mais uma edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, Itabuna celebra um importante indicador do seu crescimento econômico e turístico. Levantamento da Viação Águia Branca, divulgado pelo portal Alô Alô Bahia, aponta que o município registrou 1,39 milhão de embarques e desembarques entre 2016 e 2026, consolidando-se entre os destinos mais procurados da última década.

O resultado coloca Itabuna na décima posição do ranking nacional da empresa e reforça a força de uma cidade que vem ampliando sua capacidade de atrair visitantes, movimentar a economia e se consolidar como referência em cultura, comércio e serviços no interior da Bahia.

Esse crescimento tem sido impulsionado por uma série de investimentos e ações estratégicas da Prefeitura de Itabuna, com destaque para o fortalecimento do calendário cultural do município. Entre eles, o Ita Pedro se tornou um dos principais motores da promoção da cidade, projetando o nome de Itabuna para todo o Brasil e atraindo milhares de turistas todos os anos.

Servidores públicos terão turno reduzido em jogos no Brasil na Copa do Mundo

Foto: Divulgação / Fifa
O expediente dos servidores públicos na próxima segunda-feira (29), dia de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026, se encerrará às 11h da manhã. A partida tem início previsto para às 14h. A medida faz parte de uma orientação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

No caso dos jogos da copa, a portaria do MGI indica que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas no período de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026.

As orientações e normativas emitidas pelo Ministério não são válidas para todas as instâncias do serviço público. Elas aplicam-se exclusivamente à Administração Pública Federal do Poder Executivo.

Segundo informações do jornal Metrópoles, para os que atuam presencialmente e não participam do Programa de Gestão, a compensação deverá ocorrer por meio da antecipação do início da jornada diária ou de sua postergação.

Pela portaria, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, os agentes públicos poderão se ausentar nos seguintes horários, sempre considerando o horário de Brasília:
- Jogos às 14h: ausência a partir das 11h
- Jogos às 16h: ausência a partir das 13h
- Jogos às 17h: ausência a partir das 14h
- Jogos às 18h: ausência a partir das 15h
- Jogos às 19h: ausência a partir das 16h

Para partidas em horários noturnos:
- Jogos às 21h30: agentes públicos cujo expediente regular se encerre após as 18h30 poderão se ausentar a partir das 18h30
- Jogos às 22h: agentes públicos cujo expediente regular se encerre após as 19h poderão se ausentar a partir das 19h.

Mulheres são 45% das pessoas aprovadas no mais recente concurso do Itamaraty

No Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, resultado do CACD 2026 aponta recorde de candidatas aprovadas, acima da média histórica de 21%, e reforça compromisso com igualdade de gênero no Serviço Exterior Brasileiro
Agência Gov | via MRE
Divulgação
Celebrado em 24 de junho, o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia reconhece a contribuição das mulheres para a construção da paz, da cooperação internacional e do fortalecimento das relações entre os países. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2022, a data busca ampliar a visibilidade da participação feminina nos espaços diplomáticos e incentivar a igualdade de gênero em cargos de representação internacional.

No Brasil, a data também marca um avanço concreto na ampliação da presença feminina na diplomacia. O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), realizado em 2026, registrou percentual recorde de aprovação de mulheres: 45% das pessoas aprovadas são candidatas mulheres, índice bem acima da média histórica de 21%.

O resultado foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores no contexto das comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia e reforça a importância de ações afirmativas para enfrentar desigualdades históricas no acesso das mulheres ao Serviço Exterior Brasileiro. Mais na agenciagov

Mercado de trabalho formal cresce 3,6% impulsionado pelo setor público

Essa evolução representa um acréscimo de 2,17 milhões de postos formais de trabalho
Foto: Freepik
O mercado de trabalho formal brasileiro registrou uma expansão de 3,6% no período de um ano, alcançando a marca de 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026. Os dados foram extraídos da nova Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizada e divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O avanço nos indicadores foi puxado principalmente pelo aumento no número de servidores públicos, cujo ritmo de expansão superou o crescimento das vagas com carteira assinada no setor privado.

Essa evolução representa um acréscimo de 2,17 milhões de postos formais de trabalho em comparação com o estoque registrado em fevereiro de 2025. Na divisão do volume total de trabalhadores do país, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) responde pela maior fatia, somando 48 milhões de profissionais celetistas em atividade.

Por outro lado, o funcionalismo público consolidou uma base de 13,8 milhões de agentes públicos em todo o território nacional. Esse contingente engloba tanto os servidores estatutários quanto os profissionais contratados por tempo determinado na administração pública e os ocupantes de cargos em comissão.

Os resultados apresentados pelo ministério indicam que a dinâmica de contratações estatais atuou de forma decisiva na sustentação do saldo positivo do emprego formal no primeiro bimestre do ano.

Copa do Mundo já tem 13 seleções classificadas para o mata-mata e 7 eliminadas

Brasil, Argentina, Alemanha e França estão entre as equipes que já garantiram vaga na próxima fase do Mundial
Foto: Divulgação/FIFA
A fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 entra na reta final com boa parte dos classificados para o mata-mata já definida. Até o momento, 13 seleções garantiram vaga na próxima fase da competição, enquanto sete equipes não possuem mais chances matemáticas de avançar. Por: Metro1 

Entre os classificados estão algumas das principais potências do futebol mundial, como Brasil, Argentina, Alemanha, França e Estados Unidos. A Seleção Brasileira assegurou a liderança do Grupo C e avançou ao lado de Marrocos, segundo colocado da chave.

África do Sul faz história
Um dos destaques da competição até aqui é a África do Sul. A seleção conquistou uma classificação inédita para a fase eliminatória após superar a Coreia do Sul e terminar na segunda colocação do Grupo A.

Com o resultado, os sul-africanos garantiram presença no mata-mata e terão pela frente o Canadá na próxima fase.

Quem já está classificado
Até agora, estão garantidos no mata-mata:
México e África do Sul (Grupo A);
Suíça e Canadá (Grupo B);
Brasil e Marrocos (Grupo C);
Estados Unidos (Grupo D);
Alemanha (Grupo E);
França e Noruega (Grupo I);
Argentina (Grupo J);
Colômbia (Grupo K);
Bósnia, já assegurada entre os melhores terceiros colocados.

Pelo regulamento da Copa do Mundo de 2026, avançam os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além das oito melhores seleções que terminarem na terceira posição.

Seleções eliminadas
A derrota para o México decretou a eliminação da Tchéquia, que passou a integrar a lista de seleções sem chances de classificação.

Também já estão fora da disputa Qatar, Haiti, Turquia, Tunísia, Jordânia e Panamá.

A expectativa agora é pela definição das últimas vagas para o mata-mata, que serão preenchidas com a conclusão da terceira rodada da fase de grupos nos próximos dias.

Casas desabam no Rio e duas crianças ficam sob escombros

Bombeiros resgataram duas pessoas com vida na Comunidade Praia da Rosa, na Ilha do Governador; buscas por vítimas seguem
SBT News, com SBT Rio
Desabamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) | Reprodução
Duas crianças permanecem sob os escombros após o desabamento de residências na Comunidade Praia da Rosa, no bairro Tauá, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (25).

Até o momento, duas pessoas foram retiradas dos escombros com vida. As buscas continuam na área atingida, que permanece isolada para o trabalho das equipes de resgate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h30 equipes foram mobilizadas para uma ocorrência de desabamento de edificação na Rua Vereador Jorge Pereira.

Participam do resgate o Quartel da Ilha do Governador (19º GBM), o Grupo de Operações Especiais (GOESP) e o Grupamento de Busca e Resgate com Cães (GBRESC).

Até o momento, não há informações sobre o que causou o desabamento. A cidade do Rio vem registrando dias de temperaturas mais baixas e chuva, mas ainda não há indicação oficial de que as condições climáticas tenham relação com o incidente. Mais no sbtnews

ITABUNA-BA: Prefeitura apura denúncias sobre a suposta venda irregular de barracas para ambulantes no Ita Pedro

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), informa que está apurando denúncias relacionadas à suposta venda irregular de barracas destinadas aos ambulantes que atuarão durante o Ita Pedro.

Todas as informações recebidas estão sendo analisadas pela equipe responsável, com o objetivo de garantir a transparência, a legalidade e a organização do processo de cadastramento e distribuição dos espaços destinados aos trabalhadores.

Havendo confirmação da prática da suposta irregularidade, medidas administrativas serão adotadas contra os envolvidos, além de pedida a investigação da Polícia Civil para a apuração dos crimes de estelionato e falsidade ideológica, como disposto no Código Penal Brasileiro (CPB).

Colabore com o Tabocas Notícias

Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.
SEJA NOSSO PARCEIRO COMERCIAL, TEMOS NOTA FISCAL.

Motorista atropela torcedores do México e deixa 17 feridos

Segundo a polícia, o carro avançou contra a multidão durante a comemoração da vitória do México por 3 a 0 sobre a Tchéquia, em Cabo San Lucas
Naiara Ribeiro / SBT
Torcida México | Reprodução Mario Tama/Getty Images
Uma comemoração pela vitória da seleção mexicana na Copa do Mundo terminou com 17 pessoas feridas na noite de quarta-feira (24), em Cabo San Lucas, um dos principais destinos turísticos do país. Segundo a Diretoria-Geral de Segurança Pública de Los Cabos, um carro avançou contra uma multidão de torcedores e o motorista foi preso após o atropelamento.

De acordo com a corporação, o atropelamento aconteceu por volta das 21h, na avenida Lázaro Cárdenas, na área turística da cidade. O motorista passava pelo local quando encontrou uma grande concentração de pessoas comemorando a vitória da seleção mexicana. Ainda segundo a polícia, a multidão bloqueou a passagem e cercou o veículo. O condutor então acelerou de forma repentina e atingiu vários pedestres.

Equipes da Polícia Preventiva, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para atender a ocorrência. As vítimas receberam os primeiros socorros no local e, em seguida, foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde de Cabo San Lucas.

O motorista também recebeu atendimento médico sob escolta policial por causa dos ferimentos que apresentava. Depois, foi colocado à disposição das autoridades responsáveis pela investigação, que irão definir sua situação jurídica.

Lula anuncia Teresa Leitão como líder do governo no Senado

Após saída de Jaques Wagner
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (25), que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) é a nova líder do governo no Senado, após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função nesta quarta (24).

Em publicação no X, antigo Twitter, o presidente escreveu: "Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", afirmou.

O senador baiano Jaques Wagner deixou o cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA: Menino de 12 anos é baleado acidentalmente na zona rural

Foto: Divulgação/Polícia Militar
Um menino de 12 anos foi baleado na zona rural de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. O caso aconteceu na tarde da segunda-feira (22) na zona rural do município, de acordo com informações do portal Achei Sudoeste.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que três adolescentes encontraram uma arma artesanal dentro de uma residência. Um desses adolescentes apontou a arma para o alto, acionando o gatilho logo depois; porém, o equipamento falhou e, quando a arma foi abaixada, aconteceu o disparo acidental que terminou atingindo a vítima, que estava sentada em um sofá a cerca de 10 metros de distância.

Depois do ocorrido, alguns moradores prestaram socorro à vítima e a encaminharam para atendimento médico. A criança foi atingida na região do abdômen e da mão esquerda. Ele recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde do município e, por causa da gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana, sendo transferido para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, na terça-feira (23).

Ainda segundo a polícia, a arma pertenceria a um homem que atualmente mora em outro estado e havia deixado o artefato na casa da família. O proprietário da arma e o adolescente que manuseava o equipamento não foram localizados.

A arma artesanal foi apreendida e será encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Tabocas Notíci@s e SóNotíciaBoa: Uma parceria por boas notícias !

Rinaldo de Oliveira - criador do SóNotíciaBoa  tem um recadinho pra você !
03/12/2020
logo-snb-com-menora
Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.

Lula determina avaliação para ajudar Venezuela após terremotos no país

Por Cristina Camargo | Folhapress
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no final da noite desta quarta-feira (24) que determinou uma avaliação do Ministério das Relações Exteriores da situação da Venezuela após dois terremotos atingirem o país.

O objetivo, segundo nota divulgada por Lula, é adotar medidas de assistência para ajudar a Venezuela. A avaliação será feita em conjunto com a embaixada do Brasil em Caracas.

"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta", afirmou Lula. "Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades".

Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 causaram pânico e destruição na capital venezuelana. Autoridades falam em mortos e feridos, mas até a última atualização deste texto não havia um balanço oficial.

Ancelotti comemora evolução do Brasil: "Agora somos uma equipe"

Técnico afirmou que a Seleção evoluiu durante a fase de grupos e chega mais preparada para os jogos eliminatórios
Reprodução/TV Globo
A vitória por 3 a 0 sobre a Escócia deixou Carlo Ancelotti satisfeito, não apenas pelo resultado, mas pela evolução da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Após a partida, o treinador afirmou que o Brasil chega ao mata-mata jogando como um verdadeiro time. Luana Campos•galaticosonline

"Agora estamos jogando como uma equipe. Ainda temos coisas para melhorar, mas estamos mais sólidos, com menos erros, mais ritmo e mais eficiência no ataque", destacou o técnico.

Ancelotti também elogiou a atuação de Rayan, que ganhou uma oportunidade entre os titulares no lugar de Raphinha. Segundo o treinador, o atacante de 19 anos fez um jogo completo, ajudando tanto na marcação quanto no ataque, e mostrou maturidade apesar da pouca idade.

O italiano ainda comentou o retorno de Neymar, que voltou a atuar pela Seleção após quase três anos. Para Ancelotti, o camisa 10 mostrou que pode ser importante na sequência da Copa. "Ele trabalhou muito para voltar. Tem experiência, qualidade e continua com a mesma vontade de jogar pelo Brasil", afirmou.

Outro destaque da entrevista foi Vinícius Júnior. Autor de dois gols contra a Escócia, o atacante recebeu elogios do treinador, que o classificou como um dos melhores jogadores do mundo.

Com a liderança do Grupo C garantida, o Brasil agora aguarda a definição do segundo colocado do Grupo F para conhecer seu adversário na próxima fase da Copa do Mundo.

LIGA URUÇUQUENSE DE FUTEBOL AMADOR - LUFA - 40 ANOS

Presidente: Carlos Alberto (Bebeto) Vice-Presidente: Ricardo Luiz

ITABUNA-BA: Abertura do Ita Pedro 2026 será marcada por importantes entregas para a saúde, infraestrutura e desenvolvimento

O dia 25 de junho ficará marcado na história de Itabuna não apenas pela abertura oficial da maior edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, mas também por uma série de entregas que representam avanços importantes para a saúde pública, infraestrutura e desenvolvimento do município.

Em uma agenda construída por meio da parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, a cidade receberá a visita de importantes autoridades, entre elas o ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, que participará das solenidades ao lado de demais representantes estaduais e municipais.

A programação institucional terá início às 10 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com a entrega dos 42 novos leitos da Ala Francisco Ferreira. O investimento amplia a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, beneficiando pacientes de Itabuna e de diversos municípios do Sul da Bahia.

Em seguida, será inaugurado o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, equipamento que contribuirá para a ampliação e qualificação dos serviços prestados por uma das mais importantes unidades de saúde pública do interior baiano.

Já no período da tarde, às 15 horas, será realizada a inauguração da Nova Feira do São Caetano, uma das obras mais aguardadas pela população itabunense. O novo equipamento oferecerá mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho para os feirantes, além de fortalecer a economia local em uma das regiões mais importantes da cidade.

Por que o pênis é um termômetro da saúde masculina – e como prestar atenção em seus sinais de alerta


Você poderia descrever a disfunção erétil como uma epidemia silenciosa. Segundo diversas pesquisas, ela afeta mais da metade dos homens com mais de 40 anos. Ainda assim, poucos estão dispostos a falar sobre o assunto com as pessoas que amam. Fonte: BBC

Quando o assunto surge em uma conversa, muitas vezes ele é tratado como motivo de piada, e não como um sinal precoce de problemas de saúde. No entanto, um número crescente de estudos sugere que o pênis pode funcionar como um indicador da saúde geral do homem. A disfunção erétil, em particular, pode ser um dos primeiros sinais de doenças graves, como diabetes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e demência.

Segundo o sexólogo Emmanuele Jannini, da Universidade de Roma Tor Vergata (Itália), a disfunção erétil costuma ser um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde. Jannini organizou recentemente um livro acadêmico que reúne as evidências científicas sobre o tema. Para ele, uma investigação mais cuidadosa da disfunção erétil poderia ajudar médicos a identificar problemas graves de saúde antes que eles agravem.

Mas a relutância de muitos homens em falar sobre a própria saúde sexual faz com que essas oportunidades de diagnóstico precoce sejam perdidas.

Veja o que é preciso saber sobre esse problema extremamente comum e por que ele deve servir de alerta para os médicos.

Problemas de circulação
Assim como acontece com muitas condições médicas, a prevalência exata da disfunção erétil depende da forma como ela é definida e medida. Por isso, os estudos apresentam estimativas bastante diferentes: a prevalência global entre homens adultos varia de 3% a 76,5%.

Uma das maiores e mais detalhadas pesquisas sobre o tema avaliou cerca de 1.200 homens por meio de questionários extensos. O estudo constatou que 39% dos homens de 40 anos apresentavam regularmente algum grau de impotência sexual. Aos 70 anos, essa proporção chegava a 67%.

Em muitos aspectos, a disfunção erétil é um problema de circulação sanguínea. Leia tudo na agenciaaids

Marinho pede solução do STF para impedir uso indevido do MEI

O ministro afirmou que o MEI não pode ser usado como forma de fraude trabalhista
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (24), que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a responsabilidade de impedir o uso indevido do registro de microempreendedor individual (MEI) para substituir contratos formais de trabalho. Agência Brasil

De acordo com Marinho, em declaração feita na apresentação da nova Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizada, a contratação de profissionais como pessoa jurídica em situações que apresentam características de emprego formal tem possibilidade de configurar fraude trabalhista.

O ministro acredita que o MEI seja usado apenas por trabalhadores autônomos que exerçam atividades de empreendedorismo real, mas não como uma opção de empresas evadirem obrigações trabalhistas. "Não se pode utilizar o MEI como forma de uma fraude trabalhista".

PoderData/Aya: Lula tem 46% contra 43% de Flávio no 2º turno

Levantamento mostra petista à frente no 1º turno e em todos os cenários de 2º turno, mas com empate técnico no limite contra Flávio, Zema e Caiado
Antonio Souza / sbt
Presidente Lula (PT) e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Divulgação | Ricardo Stuckert/PR e Jefferson Rudy/Agência Senado

A pesquisa PoderData publicada nesta quarta-feira (25) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 46% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro, que marca 43%.

O resultado representa um empate técnico no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos.

O levantamento também testou outros quatro cenários de segundo turno, todos com Lula. O petista aparece numericamente à frente em todas as disputas testadas, mas sem ampla folga na maior parte delas.

O embate mais apertado é contra Joaquim Barbosa: Lula tem 43%, contra 41% do ex-ministro do STF. Nesse caso, a distância é de dois pontos percentuais, exatamente o tamanho da margem de erro, o que configura empate técnico claro.

Lula também lidera na disputa com Renan Santos, pré-candidato do Missão para o Planalto. 

Veja os resultados:
Lula: 46% x 43% Flávio Bolsonaro
Lula: 45% x 42% Ronaldo Caiado
Lula: 45% x 42% Romeu Zema
Lula: 43% x 41% Joaquim Barbosa
Lula: 45% x 38% Renan Santos

Lula lidera no primeiro turno
No cenário estimulado de 1º turno, Lula soma 40% das intenções de voto, quatro pontos à frente de Flávio Bolsonaro, em segundo, que tem 36%.

Os demais pré-candidatos estão a mais de 30 pontos de distância. Eles aparecem empatados na margem de erro com 3% ou 4% dos votos. 

Veja os resultados:
Lula: 40%
Flávio Bolsonaro: 36%
Renan Santos: 4%
Ronaldo Caiado: 4%
Romeu Zema: 3%
Joaquim Barbosa: 3%
Augusto Cury: 3%
Branco/Nulo: 5%
Não sabe: 3%
Brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% disseram não saber em quem votar.

Aprovação de Lula cai para 43%
A aprovação pessoal do petista diminuiu um ponto percentual desde a pesquisa anterior do instituto, realizada de 20 a 25 de maio. Passou de 44% para 43%. Já os que desaprovam o presidente subiram 1 p.p., chegando a 50%.

A aprovação do governo também diminuiu, enquanto a rejeição subiu. São 43% os que aprovam a gestão atual do Executivo federal, enquanto 50% desaprovam. Em março, eram 44% e 50%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada com 2.400 pessoas por meio de ligações telefônicas entre 21 e 24 de junho. O nível de confiança é de 95% e o número de registro no TSE é BR-05722/2026.

"São João é multicultural"

"São João é multicultural", principalmente quando é para se ''PUXAR A SARDINHA PARA SUA BRASA'' e não entrar em atrito com os parceiros.

MARACÁS-BA: Três pessoas morrem após embarcação afundar em lagoa na zona rural

Foto: A Voz de Maracás
Uma tragédia foi registrada na tarde desta quarta-feira (24) no povoado de Capivaras, zona rural de Maracás. Três pessoas morreram após o afundamento de uma embarcação na Lagoa do Barro. 

Segundo as informações divulgadas pelo portal A Voz de Maracás, quatro pessoas estavam no barco quando, por circunstâncias ainda desconhecidas, a embarcação afundou. Três ocupantes se afogaram, enquanto uma criança conseguiu sobreviver. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de Maracás.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e constataram os óbitos. Até a última atualização desta reportagem, apenas um dos corpos havia sido localizado. As buscas pelos outros dois desaparecidos continuavam sendo realizadas na lagoa. As vítimas são dois irmãos e uma cunhada.

A tragédia causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores do povoado, que acompanharam com apreensão o trabalho das equipes de resgate. As circunstâncias do afundamento da embarcação ainda deverão ser esclarecidas pelas autoridades competentes.

Terremoto que atingiu a Venezuela deixou ao menos 32 mortos e 700 feridos

Foto: Reprodução / Redes sociais
Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) e deixaram, pelo menos, 32 mortos. Segundo o governo venezuelano, os tremores de terra de altíssima magnitude ainda provocaram 20 réplicas nas horas seguintes, ou seja, secundários que se seguem após o sismo principal. No país, prédios desabaram na capital e em outras cidades.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, no balanço parcial, foram confirmadas 32 mortes e 700 feridos. Rodríguez decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil. Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados. Em algumas cidades, moradores evacuaram prédios.

RELATOS DE DESABAMENTOS
O ministro do Interior, Diosdado Cabello, disse, em televisão estatal que "alguns prédios vieram abaixo (em Caracas) e casas desabaram". Ele afirmou que protocolos estavam sendo seguidos para obter mais informações.

Imagens mostraram o momento em que passageiros e funcionários deixando o aeroporto de Caracas, capital venezuelana, às pressas enquanto os tremores eram sentidos na capital venezuelana. No vídeo, é possível ouvir o barulho provocado pelos abalos sísmicos e os danos provocados no local.

No litoral, um hotel de pelo menos oito andares desabou. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o edifício completamente destruído.

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.
A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:
saldo disponível em conta;
limite autorizado para transações;
possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.

Nova experiência
Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:
quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.

O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente
O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização.

“Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital

Flávio Bolsonaro nega acusações de Michelle, mas o estrago na sua campanha está feito

Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil
Em um vídeo de 26 minutos divulgado nas redes sociais, Michelle Bolsonaro fez críticas diretas ao enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e relatou um episódio de desentendimento entre os dois.

A declaração ocorre em meio à pré-campanha do senador à Presidência da República e ao mesmo tempo em que o PL oficializou apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao governo do Ceará. Na gravação, Michelle afirmou ter se sentido desrespeitada após uma conversa telefônica com o enteado, na qual ele teria questionado sua participação em decisões partidárias. "Recebi uma punhalada", disse ela.

De acordo com o O Globo, a campanha de Flávio Bolsonaro, por sua vez, nega a versão apresentada pela madrasta. Um alto integrante da equipe do senador, sob condição de anonimato, afirmou que Flávio nega ter dito à madrasta o que ela expôs no vídeo.

ENTENDA
De acordo com o relato de Michelle, a ligação aconteceu depois que ela manifestou posição contrária ao apoio do PL a Ciro Gomes no Ceará. Ela descreveu o tom da conversa como ríspido e afirmou que Flávio teria dito que ela "não entendia nada de política" e que deveria se abster das definições do partido. "Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou ao telefone e eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem", relatou Michelle no vídeo.

A ex-primeira-dama também afirmou ter compreendido, a partir daquele episódio, que seu apoio à eventual candidatura presidencial de Flávio não era desejado ou era considerado irrelevante. "Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante e então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", declarou. Ela classificou a situação como uma "punhalada" e disse que, diante do ocorrido, optou por se afastar das articulações políticas internas da família.

Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino

Mais de 600 estados e municípios pretendem usar resultado neste ano
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Educação informou que 2.031 entes federativos aderiram voluntariamente à Prova Nacional Docente (PND) em 2026. O número representa uma participação das redes de ensino de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros.

Em comparação com 2025, quando 1.508 municípios e 22 estados aderiram ao chamado Enem dos Professores, a adesão ao exame teve um crescimento superior a 30%.

A PND foi criada para apoiar as redes públicas de estados e municípios a contratarem professores para lecionar na educação básica por meio de seleções próprias – sejam concursos, processos seletivos simplificados ou outros formatos, a partir das notas obtidas pelos candidatos da PND. Os resultados de cada edição do exame têm validade de três anos.

Do total de entes que aderiram ao exame, 615 manifestaram interesse em utilizar os resultados da PND em processos seletivos no ano de 2026.

Entre os estados estão: Alagoas; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Roraima; São Paulo; Sergipe.

Já entre as capitais que pretendem adotar a prova estão: Belém; Belo Horizonte; Boa Vista; Florianópolis; João Pessoa; Natal; Porto Velho; Recife; Rio de Janeiro; Salvador; São Luís; São Paulo; Vitória.

Validade por tempo indeterminado
Em 2026, a adesão à PND passou a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes que aderiram poderão utilizar os resultados da prova nos próximos anos sem a necessidade de nova adesão, bastando prever expressamente o uso dos resultados da PND em seus editais de seleção.
Inscrições abertas

As inscrições para a Prova Nacional Docente de 2026 estarão abertas até 3 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, Distrito Federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Provas
A prova está marcada para 20 de setembro, sob responsabilidade do Inep.

Rayan aproveita chance e entra para a história da Seleção

Escolhido para substituir Raphinha, Rayan teve boa atuação e ainda entrou para uma lista com grandes nomes da Seleção
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Futebol BR
A oportunidade dada por Carlo Ancelotti virou um momento histórico para Rayan. Titular na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, o atacante de 19 anos se tornou o primeiro jogador com menos de 20 anos a iniciar uma partida de Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 56 anos.

O jovem ganhou a vaga após a lesão de Raphinha e correspondeu à confiança do treinador. Logo aos seis minutos, roubou a bola no campo de ataque e participou da jogada que terminou no primeiro gol de Vini Jr. Durante a partida, ainda criou boas chances para os companheiros e quase deixou o dele.

Com a marca, Rayan passa a fazer parte de um grupo seleto da história da Seleção. Antes dele, apenas Pelé, Carvalho Leite, Mazzola, Tostão e Marco Antônio haviam sido titulares em uma Copa do Mundo antes de completar 20 anos.

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Colunista cita eleição da direita na região como vitória do presidente
Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil
© REUTERS/Eduardo Munoz/Proibida reprodução
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indicou que as eleições presidenciais no Brasil são um “grande teste” para estratégia de Washington de manter a “proeminência” na América Latina, conforme plano definido pela Estratégia de Segurança Nacional dos EUA publicada em 2025.

Em rede social, Trump publicou o artigo do colunista John Gizzi, setorista da Casa Branca para o veículo conservador pró-Trump Newsmax, sob o título Trump conquista 8 vitórias em 7 anos na América Latina.

O colunista político cita a eleição do candidato de extrema-direita na Colômbia, Abelardo de la Espriella, como mais uma vitória de Trump dentro do “amplo realinhamento ideológico pró-Trump que está transformando o Hemisfério Ocidental”.

O artigo cita ainda as eleições de 2026 no Peru, en Honduras, na Bolívia e no Chile, além de pleitos mais antigos em El Salvador (2019), Argentina (2023) e Equador (2023), como os “triunfos” de Trump na região.

“A tendência pró-Trump começou em 2019 com a eleição de Nayib Bukele em El Salvador e tem se intensificado de forma constante desde então”, escreveu Gizzi.

Desafios restantes
O artigo republicado por Trump destaca, porém, que o governo do republicano tem ainda quatro grandes desafios na América Latina: Venezuela, Cuba, Nicarágua e Brasil, sendo o Brasil o “próximo grande teste” de Trump na região.

“As atenções agora se voltam para o Brasil, a maior nação da América Latina e a potência política da região. A próxima eleição presidencial poderá se tornar a disputa mais importante do hemisfério”, diz o artigo.

O autor da publicação conclui que o presidente dos EUA está “tornando as Américas grandes novamente”.

“Caso o Brasil venha a se juntar à crescente lista de países que se movem para a direita, o mapa político da América Latina será drasticamente diferente do que era há apenas uma década”, diz o artigo.

A publicação lembra ainda que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão se unindo em torno de filho, Flávio Bolsonaro, na tentativa de destituir o presidente “de esquerda” Luiz Inácio Lula da Silva.

Doutrina Monroe com Trump
Em documento publicado em dezembro de 2025, o governo dos EUA diz que aplicará um “Corolário Trump” à Doutrina Monroe, em uma espécie de releitura do projeto doutrinário do século 19 que expandiu a influência dos EUA por todo o continente.

Polícia fecha "fábrica" que reaproveitava whey com validade vencida

Fábrica que reaproveitava whey e leite em pó vencidos funcionava em São João da Boa Vista, interior de São Paulo
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil fechou nessa terça-feira (24/6) uma “fábrica” que reaproveitava suplementos alimentares e leite em pó vencidos em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.

Na ação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Bruno Missaci Antunes foi preso por suspeita de ser o responsável pelo espaço. A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva. Veja imagens do local:

De acordo com a polícia, a fábrica ficava no Jardim Dona Terezinha. No local, os policiais encontraram frascos vazios de suplementos alimentares dentro de uma caçamba.

Segundo a investigação, o produto vencido era retirado das embalagens originais, reembalados em novos frascos e rotulados com uma nova data de validade. O prazo estendido era até 2027.

Funcionários da “fábrica” confirmaram que realizavam os procedimentos de retirada e ensaque dos produtos por determinação da empresa. Contudo, eles não souberam especificar o destino final das mercadorias adulteradas.

Idosa é morta pelo companheiro; ele confessou o crime e foi preso em flagrante

Imagem: Reprodução
Marau (Região de Passo Fundo), RS – Inês Bressiani Serafin, de 68 anos, foi encontrada sem vida na casa onde morava na comunidade de São José dos Tonial. A polícia confirmou o feminicídio e prendeu o companheiro dela, um idoso de 70 anos, que confessou o crime. PORNP Expresso

Confissão levou a polícia até a casa
O suspeito procurou atendimento no Hospital Cristo Redentor com ferimentos causados por faca. Durante os primeiros procedimentos, contou aos policiais que havia matado Inês. A partir da informação, a polícia e a Brigada foram até a propriedade rural do casal.

Investigação começa
A polícia isolou o local e aguarda o trabalho do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para apontar como o crime aconteceu. O suspeito recebeu atendimento médico e depois foi preso em flagrante.

Com a morte de Inês, o RS registra o 42° feminicídio em 2026. Fonte: Correio do Povo e Vang FM.

Marrocos confirma classificação após jogo eletrizante contra o Haiti

Seleção africana saiu atrás duas vezes, mas reagiu e venceu o Haiti por 4 a 2 para garantir a classificação
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Instagram/@equipedumaroc
O Marrocos está classificado para o mata-mata da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), a seleção africana venceu o Haiti por 4 a 2, de virada, e confirmou a segunda colocação do Grupo C, atrás apenas do Brasil.

O Haiti surpreendeu e chegou a ficar na frente do placar duas vezes no primeiro tempo, mas o Marrocos reagiu ainda antes do intervalo e confirmou a virada na etapa final. Hakimi, Saibari, Rahimi e Yassine marcaram os gols da vitória marroquina.

Com o resultado, o Marrocos terminou a fase de grupos com sete pontos, mesma pontuação do Brasil. A liderança ficou com a Seleção Brasileira por ter melhor saldo de gols.

Agora, os marroquinos aguardam a definição do Grupo F para conhecer o adversário no mata-mata. No momento, a Holanda lidera a chave, mas Japão e Suécia ainda entram em campo e podem mudar o cruzamento.

Outro destaque da partida foi o atacante Saibari, que marcou pelo terceiro jogo seguido e se tornou o primeiro jogador da história de Marrocos a balançar as redes nas três partidas da fase de grupos de uma Copa do Mundo.

Goleiro Vozinha pode jogar no Brasil; três clubes disputam contratação

Sensação da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha pode jogar no Brasil após o Mundial; três clubes disputam a contratação do atleta
Por Lucas Pereira / AratuOn
Goleiro Vozinha pode jogar no Brasil; três clubes disputam contratação. Foto: Redes Sociais
Um dos principais nomes da Copa do Mundo, o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, pode jogar no Brasil após o final do Mundial. Três clubes da Série B disputam a contratação do atleta, de 40 anos.

Vozinha, que está sem clube após finalizar o contrato com o Chaves-POR, foi oferecido ao Ceará, semifinalista da Copa do Nordeste 2026. Entretanto, não houve avanço nas tratativas por parte dos cearenses.

O staff do goleiro buscam um novo clube para o atleta e veem o futebol brasileiro como uma boa oportunidade, após Vozinha virar uma sensação nas redes sociais após deixar os 50 mil seguidores no Instagram para os quase 16 milhões.

Não há detalhes sobre quais clubes buscam contar com os serviços de Vozinha. Antes de se valorizar na Copa, em Portugal, o goleiro recebia vencimentos mensais estimados em 5 mil euros (cerca de R$ 30 mil), valor abaixo dos pagos por clubes brasileiros.

Goleiro de Cabo Verde revela paixão pela Bahia
Aos 40 anos, o goleiro Josimar José Évora Dias, o Vozinha, realiza sonho de disputar a primeira Copa do Mundo de seu país. O que chama atenção são suas referências baianas: goleiro de Cabo Verde revela paixão pela Bahia.

A ligação do número 1 com o Brasil vai além das quatro linhas. Segundo revelou, o atleta tinha como um dos grandes ídolos na posição o ex-goleiro e atual treinador do Bahia, Rogério Ceni. Além da referência em campo pelo arqueiro, o jogador também tem na Bahia um dos seus ídolos na música, a cantora Ivete Sangalo.

“Gostava muito do Rogério Ceni porque ele era um goleiro que cobrava faltas e pênaltis”, afirmou Vozinha em entrevista à ESPN.

Empresa de monitoramento deve indenizar por invasão de imóvel

Sistema foi ineficaz para inibir a ação dos criminosos, concluiu a decisão
Magnific
A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, em votação unânime, que uma empresa de monitoramento de segurança indenize, por danos materiais, um cliente cujo imóvel foi invadido por criminosos.  Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

De acordo com o processo, a autora celebrou com a empresa um contrato de prestação de serviços de monitoramento 24 horas, com instalação de equipamentos de alarme, sendo assegurado que, em caso de anormalidade, haveria disparo de alarme, comunicação com autoridades policiais, envio de supervisor ao local e contato com responsáveis.

Porém, na madrugada em que o imóvel foi invadido, não houve nenhuma ação no momento do sinistro e a empresa se limitou a fazer registros internos e a agendar uma visita técnica no dia seguinte.

Caminho livre
Para o relator do recurso, desembargador Vianna Cotrim, ainda que a obrigação assumida pela empresa seja de meio e não de resultado, houve deficiência no serviço prestado. Na decisão, o magistrado observou ser inequívoco que o sistema contratado se mostrou ineficaz para impedir, ou ao menos inibir, a ação dos criminosos.

PF investiga suspeita de propina em articulação de ex-sócios do Banco Master com senadores

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) está investigando as tratativas dos ex-sócios do Banco Master, Daniel Vorcaro e Augusto Lima, com os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Jaques Wagner (PT-BA). A suspeita é de que houve pagamento de propina em troca de uma atuação parlamentar que favorecesse os interesses dos empresários em projetos de lei no Congresso Nacional. Via BN

As investigações apontam que o grupo buscava alterações legislativas em temas ligados aos seus negócios, como energias renováveis, crédito consignado e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Entre as medidas de maior interesse estava a chamada “emenda Master”, que pretendia aumentar a cobertura do FGC de R$ 250 mil para R$ 1 milhão por depositante. Segundo a PF, essa mudança poderia "sextuplicar" os negócios do banco, mas o texto acabou sendo rejeitado após oposição do governo e de grandes instituições financeiras.

Além disso, a PF identificou movimentações relacionadas a projetos de transição energética e ao mercado de crédito de carbono. Um relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) detalha como Vorcaro teria articulado para que seu motorista buscasse documentos em um endereço de Ciro Nogueira e os entregasse no Senado aos cuidados de um assessor do parlamentar. Para evitar a identificação, o ex-banqueiro teria orientado o motorista a apagar nomes de contatos no celular e a utilizar envelopes sem a logomarca do Banco Master.

No caso do senador Jaques Wagner, a investigação foca em uma medida provisória de 2022 que permitia operações de crédito consignado para beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil. A PF alega que Augusto Lima teria procurado o senador para tratar do projeto.

Neymar volta a jogar pela Seleção após 981 dias e emociona torcedores

Camisa 10 entrou no segundo tempo contra a Escócia, participou do jogo e chorou após o apito final
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Redes Sociais
A espera acabou. Depois de 981 dias, Neymar voltou a defender a Seleção Brasileira. O camisa 10 entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, e não conseguiu esconder a emoção.

Ancelotti colocou Neymar em campo aos 30 minutos da etapa final. Mesmo com pouco tempo, o atacante participou das jogadas, criou oportunidades, levou perigo nas bolas paradas e ainda finalizou uma vez ao gol.

Após o apito final, a emoção tomou conta. Neymar foi às lágrimas, abraçou os companheiros e comemorou o retorno ao lado dos filhos e da família. Em entrevista, resumiu o sentimento em poucas palavras: "Coração a mil. Muito nervoso. Feliz. Estou 100%".

A última partida do atacante pela Seleção havia sido em outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho durante um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo. Desde então, passou por cirurgia, enfrentou novos problemas físicos e ficou quase três anos sem vestir a camisa amarelinha.

Agora recuperado, Neymar volta a ser opção para Carlo Ancelotti justamente no momento em que o Brasil inicia a disputa do mata-mata em busca do hexacampeonato.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina

Lorena Fassina / SNB
O novo scanner corporal por ultrassom foi apresentado nesta semana em San Francisco (EUA) pela Midjourney: rápido e mais barato. - Foto: divulgação/ Midjourney

A tecnologia se superando. Um novo scanner corporal por ultrassom, criado por uma startup de inteligência artificial, promete fazer exames do corpo humano em apenas 1 minuto, sem radiação, sem contraste e sem os aparelhos tradicionais de ressonância magnética, que tanta gente tem medo de entrar.

A novidade foi apresentada nesta semana em San Francisco pela Midjourney, conhecida mundialmente pelas ferramentas de criação de imagens com IA. O aparelho funciona como uma espécie de “ressonância por ultrassom”.

Na prática, a pessoa entra em uma pequena piscina enquanto um anel equipado com milhares de sensores faz a varredura completa do corpo. Tudo acontece em cerca de 60 segundos.

Como funciona
Segundo a empresa, o sistema utiliza ondas sonoras para atravessar pele, gordura, músculos e ossos.

Depois, um conjunto de computadores transforma os dados em imagens tridimensionais do interior do corpo.

Tudo sem radiação, sem contraste e sem os ímãs fortes usados nas ressonâncias tradicionais.

Exames mais rápidos e baratos
O equipamento foi desenvolvido em parceria com a empresa Butterfly Network e utiliza dezenas de módulos de ultrassom integrados em cada máquina.

Segundo o fundador da Midjourney, David Holz, o objetivo é criar exames mais rápidos, confortáveis e acessíveis.

Ele afirmou que, em alguns aspectos, o sistema pode até superar exames tradicionais de ressonância e descobrir antes problemas, doenças e infecções em qualquer parte do corpo, para que o tratamento comece mais rapidamente e tenha mais chances de cura.

Falta aprovação do FDA
Agora a nova tecnologia precisa passar por validações independentes.

Por enquanto, o equipamento ainda não foi aprovado pela FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos.

Inicialmente, o scanner será usado apenas para análises de composição corporal e não como exame médico definitivo.

Quando começa
A empresa anunciou planos curiosos para o futuro.

Os primeiros scanners serão instalados em espaços chamados “Midjourney Spa”, que devem reunir academia, sauna, banheira fria e exames corporais com IA.

O primeiro espaço está previsto para abrir em San Francisco até 2027.

Futuro da medicina
Nas redes sociais, a novidade chamou atenção pela aparência futurista e levantou debates sobre o futuro da medicina e dos exames preventivos.

Muita gente ficou impressionada com a possibilidade de realizar uma varredura corporal completa em apenas um minuto.

Especialistas afirmam que tecnologias menos invasivas e mais rápidas podem transformar a forma como doenças são monitoradas no futuro.

A novidade já mostra como inteligência artificial e medicina estão caminhando cada vez mais juntas. A pergunta é se no futuro próximo os exames médicos serão feitos assim, dentro de uma piscina e em apenas 60 segundos.

O scanner corporal por ultrassom promete revolucionar os exames da medicina. – Fotos: divulgação/Midjourney - Mais no sonoticiaboa

Mulher mantida 12 anos em cativeiro pelo marido é resgatada

Francesa e os cinco filhos viviam sob violência física e psicológica no Paquistão; ele foi preso
Emanuelle Menezes/sbt
Sylvie Yasmina, de 54 anos, afirma que vivia sob violência física e psicológica constante há 12 anos | Reprodução/Polícia de Khyber Pakhtunkhwa

Uma mulher francesa e seus cinco filhos foram resgatados pela polícia do Paquistão após passarem mais de uma década mantidos em cativeiro pelo marido da vítima. O caso foi revelado pela BBC nesta quarta-feira (24).

Sylvie Yasmina, de 54 anos, afirma que vivia sob violência física e psicológica constante desde que a família se mudou da Austrália para o Paquistão, em 2014.

Um dos filhos do casal conseguir deixar a residência sem ser percebido e registrar uma denúncia às autoridades da cidade de Bara, na província de Khyber Pakhtunkhwa.

Durante a ação, os agentes encontraram Yasmina e as cinco crianças em um cômodo descrito como apertado e em condições precárias. Segundo a polícia local, todos apresentavam hematomas pelo corpo.

"Fomos privados da liberdade. Meu marido não cuidava de nós como deveria cuidar da esposa e dos filhos. Ele nos agredia diariamente", declarou.

Yasmina relatou que era impedida de manter contato com outras pessoas desde a mudança para o Paquistão.

Após CNH do Brasil, exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026

Crescimento nos cinco primeiros meses do ano, após criação do programa que barateia obtenção da carteira de motorista, comprova que a modernização não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública.
Agência Gov | Via Transportes
Gabriel Oliveira/MT
Recorde nos exames práticos de direção reflete a ampliação da capacidade dos Detrans e o avanço do acesso à CNH em todo o País

Nos primeiros cinco meses de 2026, o Brasil registrou um recorde em testes práticos de direção veicular. Foram realizados 2.280.021 exames, um aumento de 23,5% em comparação com o mesmo período de 2025, quando houve 1.845.694 avaliações.

O índice é o melhor já registrado na série histórica considerando os primeiros cinco meses do ano. Os dados revelam a capacidade técnica e operacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em realizar os exames práticos necessários para a conclusão do processo de habilitação, ao mesmo tempo em que houve a expansão do número de candidatos e de cursos realizados.

O recorde alcançado evidencia que a modernização promovida pelo Programa CNH do Brasil não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública. Pelo contrário, ampliou o acesso ao processo de habilitação e exigiu maior capacidade de resposta dos órgãos estaduais responsáveis pela aplicação dos exames.

Mesmo diante do aumento da demanda, os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento e evitaram filas na fase final do processo de habilitação.

O exame prático de direção é uma etapa essencial da formação de novos condutores. É nessa fase que o candidato à habilitação deve comprovar que está apto a conduzir um veículo com segurança.

Cursos práticos

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Venezuela, e gera alerta de tsunami para ilhas ao redor

Não há informação sobre mortos e feridos; tremor teve epicentro no norte do país e foi sentido também na Colômbia. Sistema americano emite alertas de tsunami para regiões do mar do Caribe e, minutos depois, os cancela
© Getty Images / por Folhapress
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Venezuela nesta quarta-feira (24), segundo o serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS), causando cenas de pânico em Caracas, segundo a agência AFP. Ainda não há informações sobre possíveis mortos ou feridos.

O tremor teve seu epicentro próximo à cidade de El Cienago, no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que ocorreu às 22h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações preliminares do USGS. O sismo foi registrado a cerca de 13 km de profundidade e também foi sentido na Colômbia.

"Foram vistas cenas de pânico em um centro comercial em Caracas", reportou uma jornalista da AFP. Dezenas de pessoas saíram dos prédios na capital venezuelana e aguardavam na rua antes de voltar para seus escritórios e residências, relataram testemunhas.

Uma venezuelana relatou à agência Reuters o surgimento de rachaduras na parede de seu apartamento e a quebra de vidros na entrada do edifício.

Segundo vídeos de testemunhas da Reuters, caminhões de bombeiros circulam pelas ruas de Caracas, e fachadas de alguns edifícios sofreram danos significativos. Muitos moradores ficaram sem energia elétrica ou acesso à internet logo após o tremor.

Na Colômbia, a unidade de gestão de riscos (UNGRD) descartou alerta de tsunami.

O sistema americano, no entanto, emitiu alertas de tsunami para a região de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas e Britânicas, no mar do Caribe. O comunicado acrescentou que ilhas próximas à costa da Venezuela -Aruba, Curaçao e Bonaire- também podem ser atingidas por ondas perigosas. "A ocorrência é possível para as costas situadas em um raio de 300 km do epicentro do terremoto na Venezuela", informou o serviço.