> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 28 de junho de 2026

Cirurgia inédita com robô chines que pode mudar tratamento no SUS

Procedimento ortopédico de joelho combina robô desenvolvido na China com implante brasileiro e amplia perspectivas para a cirurgia robótica no SUS
Thomaz Coelho, da CNN Brasil
Braços robóticos realizam procedimento cirúrgico com alta precisão em centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta. • stockcake

O Brasil realizou a primeira cirurgia ortopédica assistida por robótica utilizando uma tecnologia desenvolvida na China e adaptada ao mercado nacional. O procedimento, uma cirurgia de joelho, foi realizado com um robô trazido ao país pela empresa brasileira Biomecanica, especializada em implantes ortopédicos.

Segundo a empresa, o equipamento já foi utilizado em mais de 2 mil cirurgias na China antes de chegar ao Brasil. A implantação da tecnologia envolveu transferência internacional de conhecimento, treinamento de médicos brasileiros, adaptação aos implantes nacionais e obtenção de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Embora a primeira operação tenha sido realizada no joelho, a plataforma também poderá ser utilizada em cirurgias de quadril e coluna. O sistema auxilia o cirurgião no planejamento pré-operatório e fornece informações em tempo real durante o procedimento, permitindo maior precisão no posicionamento dos implantes.

A Biomecanica afirma que a tecnologia pode contribuir para padronizar os procedimentos, reduzir variações técnicas e melhorar os resultados clínicos. Como a cirurgia foi realizada em um hospital público, a expectativa é que a iniciativa também represente um avanço na ampliação do acesso à cirurgia robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais na cnnbrasil

Discriminação contra casal trans gera obrigação de retratação pública

Fatos narrados por casal foram confirmados por testemunha presenta no local no momento do episódio
Magnific
A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve condenação de uma cafeteria por ato discriminatório praticado contra um casal trans no interior do estabelecimento. A empresa terá que pagar R$ 3 mil a cada autor, por danos morais, e realizar retratação pública. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF.

Os autores relataram que, durante visita ao estabelecimento para lazer e alimentação, trocaram demonstrações discretas de afeto e foram abordados de forma agressiva por funcionário do local, que proferiu a frase “é melhor parar, senão vocês vão ter problema”. O episódio gerou constrangimento, repercussão psicológica e levou ao registro de boletim de ocorrência e à busca por apoio psicossocial. Na ação, pediram indenização e retratação pública da empresa.

A cafeteria contestou os fatos, alegou que a abordagem foi reação a comportamento excessivo dos autores e argumentou ilegitimidade passiva, cerceamento de defesa e violação ao princípio do juiz natural. No entanto, o colegiado concluiu que a prova testemunhal confirmou a normalidade do comportamento do casal, sem qualquer excesso que justificasse a repreensão pública.

Para o relator, o episódio configura microagressão discriminatória: “um mecanismo sutil de exclusão o qual tem o objetivo de silenciar a presença e o afeto de pessoas que fogem do padrão social dominante”. A testemunha presencial presente no local afirmou que os autores estavam em comportamento compatível com o ambiente.

Meninos são resgatados vivos após terremotos na Venezuela

Crianças passaram cerca de quatro dias sob os escombros; número de mortos já passa de 1,4 mil e buscas continuam no país
Giovanna Colossi / sbt
Crianças são resgatadas com vida de escombros dos terremotos que atingiram a Venezuela | Reprodução/Instagram
Dois meninos foram resgatados com vida após passarem cerca de quatro dias presos sob os escombros deixados pelos terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). Os salvamentos ocorreram em duas das regiões mais afetadas pelos tremores de magnitude 7,5 e 7,2.

Um dos sobreviventes, de 11 anos, foi localizado na cidade turística de Caraballeda. O outro foi retirado dos destroços do estádio de beisebol de Macuto, em La Guaira. O estado foi um dos mais atingidos.

As operações foram registradas em vídeo e compartilhadas pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. Ao divulgar as imagens, ela celebrou o trabalho dos socorristas e afirmou que "cada vida salva representa uma esperança para o país".

Em outro vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Caracas, é possível acompanhar o momento em que uma soldado que participou do resgate da criança encontrada no estádio recebe ajuda para deixar a área tomada por escombros. O menino aparece consciente e é colocado em uma maca para receber atendimento médico. Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre o estado de saúde das duas crianças.

Mais de 85 horas após o primeiro terremoto, as equipes de busca continuam trabalhando contra o tempo. Segundo as autoridades venezuelanas, pelo menos 1.430 pessoas morreram e outras 3.238 ficaram feridas. Além disso, uma plataforma não oficial criada para reunir informações sobre desaparecidos já registra mais de 49 mil pessoas procuradas por familiares.

ITAMARAJU-BA: Homem é preso por arrastar cadela com motocicleta e provocar ferimentos no animal

Por Neuza 
Um homem foi preso na tarde deste sábado (27), no município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, suspeito de praticar maus-tratos contra um animal doméstico. A ocorrência foi registrada por volta das 14h46, na Avenida Perimetral, após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).  Fonte: Bahiaextremosul

De acordo com informações da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM), ao chegarem ao local, os policiais encontraram o suspeito conduzindo uma motocicleta enquanto arrastava uma cadela, situação que teria provocado ferimentos nas patas do animal.

A ação foi interrompida por populares que presenciaram a situação e impediram a continuidade dos maus-tratos até a chegada da equipe policial.

Após o resgate, a cadela foi encaminhada para a ONG Anjos de Pata, onde recebeu atendimento veterinário e permanece sob cuidados.

O homem foi detido no local e conduzido à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

O caso será investigado pelas autoridades e o suspeito poderá responder pelo crime de maus-tratos contra animais, previsto na legislação brasileira. A ocorrência também reacendeu o debate sobre proteção animal e a importância da denúncia diante de situações de violência contra animais domésticos.

Onda de calor deixa cerca de mil mortos na França em apenas três dias

Foto: Reprodução/X
A França registrou um excedente de cerca de mil mortes em apenas três dias em meio à intensa onda de calor que atinge a Europa. Segundo o Ministério da Saúde francês, os dados ainda são preliminares, mas indicam um aumento significativo da mortalidade desde a última quarta-feira (24/06), período marcado por temperaturas recordes em diversas regiões do país.  As informações são do Metrópoles

Na última terça-feira (23/06), os termômetros chegaram a 44,3°C na cidade de Pissos, tornando o dia mais quente já registrado na França desde o início das medições, em 1947. De acordo com o governo, cerca de 85% das vítimas tinham 65 anos ou mais, e o aumento das mortes foi observado em hospitais, casas de repouso e residências, onde os óbitos cresceram cerca de 40%. 

Especialistas apontam que o fenômeno foi provocado por uma "cúpula de calor", que reteve uma massa de ar quente vinda do norte da África sobre o país. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a intensidade das ondas de calor tem relação com a crise climática, agravada pelas emissões de combustíveis fósseis. Apesar de uma leve redução das temperaturas neste domingo (28/06), as autoridades seguem monitorando a situação.

Colabore com o Tabocas Notícias

Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.
SEJA NOSSO PARCEIRO COMERCIAL, TEMOS NOTA FISCAL.

Defesa de Bolsonaro contesta falta grave e pede ao STF manutenção da prisão domiciliar

Advogados alegam que arma apreendida estava regularmente registrada e havia sido levada para conserto.
Daniel Serrano / bahia.ba/politica
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que descarte a possibilidade de reconhecer como falta grave disciplinar a apreensão de uma arma registrada em nome do ex-chefe do Executivo. A manifestação foi protocolada neste sábado (27), dentro do processo que reavalia a continuidade da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente.

De acordo com os advogados, a pistola estava regularmente registrada, permanecia na residência de Bolsonaro antes da condenação e encontrava-se inoperante por estar sem uma peça.

Ainda segundo a defesa do ex-presidente, o armamento foi retirado da residência apenas para passar por reparos técnicos, sem conhecimento de que isso pudesse configurar qualquer irregularidade.

“Não houve ocultação do armamento, adulteração de registro, emprego de expediente destinado a frustrar a fiscalização estatal ou qualquer conduta voltada a impedir a identificação de sua origem ou titularidade”, diz a defesa.

O caso passou a fazer parte da análise sobre a permanência de Bolsonaro em prisão domiciliar após a apreensão de uma pistola Glock calibre 9 milímetros registrada em seu nome. A arma foi encontrada no último dia 15 durante uma blitz da Polícia Militar do Distrito Federal com um militar do Exército que integra a equipe de segurança do ex-presidente.

Ônibus do Rio deixam de aceitar dinheiro neste domingo (28)

Passagem passa a ser paga apenas por meios eletrônicos; medida faz parte da implantação do sistema Jaé e busca reduzir assaltos e agilizar o embarque
SBT News
Prefeitura quer modernizar bilhetagem municipal | Foto: Iago Campos
Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a passagem em dinheiro a partir deste domingo (28). Agora, o acesso ao transporte será feito exclusivamente por meios eletrônicos de pagamento.

Além do fim da cobrança em espécie dentro dos coletivos, a mudança também encerra a integração tarifária do cartão avulso (verde) com os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM).

A alteração ocorre após decisão da Justiça que voltou a reconhecer a legalidade da medida anunciada pela prefeitura do Rio, mas determinou a ampliação do prazo de transição operacional para a implementação do novo sistema de pagamento. O cronograma foi apresentado pela Prefeitura do Rio durante coletiva realizada no Centro de Operações e Resiliência (COR).

Segundo a administração municipal, o sistema Jaé passa a concentrar as modalidades de pagamento do transporte. Entre as novidades, está a operação por PIX nos validadores instalados nos ônibus municipais. Já os pagamentos por aproximação com cartões de débito e crédito entraram em fase de testes em 15 de junho, com expansão gradual ao longo do mês.

De acordo com a prefeitura, cerca de 95% das passagens dos ônibus municipais já são pagas por meios eletrônicos, sem utilização de dinheiro em espécie.

A administração municipal afirma que a retirada gradual do dinheiro dos ônibus tem como objetivos reduzir o risco de assaltos, agilizar o embarque dos passageiros, eliminar a dupla função dos motoristas na cobrança das tarifas e ampliar a transparência sobre os subsídios públicos destinados ao sistema de transporte.

Tabocas Notíci@s e SóNotíciaBoa: Uma parceria por boas notícias !

Rinaldo de Oliveira - criador do SóNotíciaBoa  tem um recadinho pra você !
03/12/2020
logo-snb-com-menora
Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.

Uso de IA no trabalho cresce, e medo de substituição cai entre os brasileiros, diz Datafolha

Por Pedro S. Teixeira | Folhapress
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
À medida que os brasileiros aumentaram a familiaridade com chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT e Claude, o medo de que as máquinas substituam seus empregos recuou em um ano, segundo pesquisa Datafolha feita em junho.

Entre os entrevistados que já ouviram falar em inteligência artificial, 48% afirmam ter muito ou um pouco de medo de que a profissão seja substituída pela IA. Há um ano, esse índice era de 56%. Enquanto isso, a parcela dos que não têm nenhum medo de substituição subiu de 41% para 49%.

Ao mesmo tempo, entre as pessoas que já ouviram falar sobre IA, a parcela que já usou a tecnologia para o trabalho avançou de 17% para 24%. Também é corrente o uso da tecnologia em pesquisas na internet (25%), estudos (17%) e na criação de vídeos e imagens (4%).

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2026, com 2.004 entrevistas presenciais em 139 municípios, com população de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A impressão da população sobre os impactos da tecnologia no mundo do trabalho vai na contramão do que pensam alguns dos maiores empresários do setor.

Neste mês, por exemplo, o CEO da Anthropic (empresa por trás do chatbot Claude), Dario Amodei, publicou um documento pedindo políticas de estímulo a contratações para conter o risco de desemprego em massa devido à inteligência artificial. Amodei é conhecido no Vale do Silício como um "catastrofista", perfil associado à crença de que o avanço tecnológico possa causar extinção em massa ou disruptura social.

Acidente com avião de escola de paraquedismo deixa 11 mortos na França

Foto: Reprodução / Televisão francesa
Onze pessoas morreram na queda de um avião na cidade de Tomblaine, no nordeste da França, neste domingo (28), segundo a prefeitura local. Segundo informações do g1, a aeronave pertencia a uma escola de paraquedismo. As vítimas foram o piloto e os dez ocupantes da aeronave, sendo cinco alunos e cinco instrutores.

Em entrevista à BFMTV, Thierry Pechey, presidente do Conselho da Ordem dos Enfermeiros Liberais de Meurthe-et-Moselle, afirmou que, "ao que tudo indica", as vítimas seriam enfermeiros liberais. Segundo ele, o grupo participava de um voo de batismo de paraquedismo organizado para este domingo (28). "Seriam metade enfermeiros e metade instrutores", disse.

O prefeito (representante do governo no departamento), Yves Séguy, que esteve no local do acidente, informou nas redes sociais que decidiu ativar o Centro Operacional Departamental (COD), com a participação de todos os serviços de emergência, para acompanhar a ocorrência em tempo real.

A polícia pediu que a população evitasse a região do aeroporto e da rua Salvador Allende, próxima ao local do acidente, para não dificultar o acesso das equipes de resgate e das forças de segurança. Em publicação nas redes sociais, as autoridades orientaram que as pessoas não se dirigissem ao local.

O ministro do Interior da França está a caminho do local do acidente, informou o ministério.

LIGA URUÇUQUENSE DE FUTEBOL AMADOR - LUFA - 40 ANOS

Presidente: Carlos Alberto (Bebeto) Vice-Presidente: Ricardo Luiz

Ministra do STJ sugere pacto nacional pela dignidade sexual das mulheres

Marluce Caldas propôs pacto nacional pela dignidade sexual das mulheres e classificou o problema como “epidemia silenciosa” no país
Max Rocha/STJ
A ministra Marluce Caldas, do Superior Tribunal de Justiça, propôs a criação de um pacto nacional pela dignidade sexual das mulheres, visando a transformação de uma cultura da indignidade que começa ainda na infância.

A ideia, apresentada durante sessão da 3ª Seção do STJ de 18 de junho, é estabelecer metas a serem cumpridas ao longo de dez anos, com o objetivo de acelerar e qualificar as decisões judiciais, mas, principalmente, conscientizar a população.

Dentre as propostas está a criação de varas especializadas de violência sexual no país e a criação de um protocolo nacional de depoimento especial, tema gerador de nulidades processuais e que vem sendo abordado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Sugeriu ainda meta de pelo menos 180 dias entre a denúncia e a sentença, “para que a sociedade perceba que, junto com a dor dessas crianças, existe uma resposta estatal”. E a redução de 40% no tempo médio na tramitação dos processos de estupro de vulneráveis.

Por fim, propôs o aumento mensurável da taxa de notificação, com indicador de confiança institucional e capacitação de 100% dos magistrados criminais para lidar com essa temática, além de estímulo a especialização de promotores, advogados e defensores públicos.

Pacto nacional de enfrentamento
A modelo apontado pela ministra Marluce Caldas é o mesmo que levou o Brasil a controlar as mortes violentas causadas no trânsito por conta do consumo de álcool.

Segundo o portal G1, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) indicam que a taxa de mortes caiu 19,5% no Brasil entre 2010 e 2024, embora tenha registrado aumento nos últimos anos.

O problema, segundo a magistrada, é que enquanto nos casos de trânsito as estatísticas são fidedignas, os crimes sexuais no Brasil podem estar subestimados por conta da falta de notificação e denúncias. Para ela, é uma questão de cultura. Mais na conjur

Irã faz novo ataque contra bases dos EUA no Golfo

Teerã diz que ofensiva contra instalações no Kuwait e no Bahrein é uma resposta aos últimos bombardeios dos EUA e acusa Washington de violar cessar-fogo
SBT News, com informações da Reuters
Irã realizou Ataques contra bases dos EUA no Bahrein | Reprodução/Internet
O Irã informou neste domingo (28) que suas forças navais e aeroespaciais lançaram uma operação conjunta com mísseis e drones contra instalações militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein, em resposta aos recentes ataques americanos contra Teerã.

"Violar o cessar-fogo é contrário à Cláusula 1 do Memorando de Entendimento de Islamabad e resultará na interrupção completa de todos os processos diplomáticos", afirmou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado, segundo a TV estatal iraniana.

Os Estados Unidos voltaram a atacar o Irã na noite deste sábado (27), intensificando a crise no Oriente Médio poucas horas depois de o governo iraniano lançar ataques com drones contra bases militares americanas no Golfo.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas.

Após os bombardeios, o presidente Donald Trump acusou Teerã de violar novamente o acordo de cessar-fogo e fez novas ameaças ao país.

Plano macabro por herança: Filho e namorada são acusados de envenenar a própria mãe

Reprodução/Imagem Ilustrativa
A Polícia Civil de Mairiporã, no interior paulista, prendeu preventivamente Nicolas dos Santos Nunes, de 22 anos, na última quinta-feira (25). Ele e a namorada, uma adolescente de 17 anos — que foi apreendida — são investigados por tentativa de homicídio contra a mãe adotiva do jovem. A principal linha de investigação aponta que a motivação do crime seria o interesse na herança da vítima. Via Bnews

A vítima, que não teve a identidade divulgada, vinha sofrendo com episódios persistentes de vômitos e tonturas. Ela só foi socorrida graças à intervenção de uma parente, responsável por levá-la ao hospital. Após o atendimento médico, exames clínicos confirmaram o envenenamento. Segundo as autoridades, o suspeito misturava pequenas doses de veneno na alimentação da própria mãe ao longo de vários meses.

A investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência feito por essa mesma familiar. A partir disso, a polícia chegou até o casal, onde encontrou trocas de mensagens reveladoras, nas quais a adolescente pressionava o namorado a acelerar o crime.

Em um dos trechos, a jovem foi direta: “Se livra logo dessa p*ta”. Em outra mensagem, demonstrou ansiedade: “Você já pensou como vai ser nossa vida depois que ela morrer? Vamos ter uma casa pra morar só nós dois”.

Após a descoberta das provas, Nicolas teve a prisão preventiva decretada, enquanto a adolescente foi apreendida. A Polícia Civil de São Paulo, que mantém o caso sob investigação, identificou ainda que a mãe do jovem não era favorável ao relacionamento dele com a menor.

Brasil inicia operações de busca e salvamento após terremoto na Venezuela

Foto: Reprodução / Redes Sociais
As equipes de resgate brasileiras começaram, neste sábado (27), a realizar operações de busca e salvamento na Venezuela, após o forte terremoto que atingiu o país. A missão humanitária, que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) organizou através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), faz parte de um esforço internacional para encontrar sobreviventes em meio à devastação e à interrupção de serviços essenciais.

O contingente enviado pelo governo brasileiro inclui cerca de 10 toneladas de mantimentos e equipamentos, uma viatura todo-o-terreno, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O grupo estabeleceu uma base operacional provisória na região de Los Corales, onde presta apoio direto às autoridades venezuelanas.

Para o MIDR, os trabalhos do primeiro dia concentraram-se na localização de pessoas sob os escombros. Para otimizar as buscas, a equipe utiliza sensores de movimento de alta precisão, aparelhos de detecção de sinais de telemóvel e seis cães pisteiros treinados para cenários de catástrofe.

Segundo informações da Agência Brasil, o governo também está organizando o envio de novos suprimentos para reforçar a operação no país vizinho, como purificadores de água e uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, além de militares que são especializados na administração dessa estrutura médica emergencial.

Armin Braun, diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, descreveu o cenário na região afetada como crítico. "Estamos numa verdadeira corrida contra o tempo num território devastado, sem acesso a água potável ou eletricidade, e com milhares de pessoas desalojadas nas ruas", alerta o responsável.

Confira classificados e confrontos dos 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026

Fotos Reproduzidas: Instagram/@leomessi | Rafael Ribeiro/CBF | FIFA | X/SEFutbol
Por Sara Santos / BN  -  Com a expansão da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, a Fifa criou uma nova fase eliminatória: os 16 avos de final, disputados antes das tradicionais oitavas de final. A etapa reúne os dois melhores colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.

Com a definição de todos os classificados, a bola começa a rolar pelo mata-mata neste domingo (28), quando África do Sul e Canadá se enfrentam às 16h (horário de Brasília), em Los Angeles. Este será o único jogo do dia.


A Seleção Brasileira estreia na fase eliminatória na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), diante do Japão, no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.

CONFIRA OS CLASSIFICADOS PARA OS 16 AVOS DE FINAL
Além dos primeiros e segundos colocados de cada grupo, avançaram os oito melhores terceiros colocados, definidos pelos critérios de desempate da Fifa: número de pontos, saldo de gols, gols marcados e fair play.

México (1º do Grupo A)
África do Sul (2º do Grupo A)
Suíça (1º do Grupo B)
Canadá (2º do Grupo B)
Brasil (1º do Grupo C)
Marrocos (2º do Grupo C)
Estados Unidos (1º do Grupo D)
Austrália (2º do Grupo D)
Alemanha (1º do Grupo E)
Costa do Marfim (2º do Grupo E)
Holanda (1º do Grupo F)
Japão (2º do Grupo F)
Bélgica (1º do Grupo G)
Egito (2º do Grupo G)
Espanha (1º do Grupo H)
Cabo Verde (2º do Grupo H)
França (1º do Grupo I)
Noruega (2º do Grupo I)
Argentina (1º do Grupo J)
Áustria (2º do Grupo J)
Colômbia (1º do Grupo K)
Portugal (2º do Grupo K)
Inglaterra (1º do Grupo L)
Croácia (2º do Grupo L)
RD Congo (1º mlelhor 3º colocado)
Suécia (2º mlelhor 3º colocado)
Equador (3º mlelhor 3º colocado)
Gana (4º mlelhor 3º colocado)
Bósnia (5º mlelhor 3º colocado)
Paraguai (6º mlelhor 3º colocado)
Argélia (7º mlelhor 3º colocado)
Senegal (8º mlelhor 3º colocado)

CONFRONTOS DOS 16 AVOS DE FINAL
Domingo (28)
* África do Sul x Canadá – 16h, em Los Angeles

Segunda-feira (29)
* Brasil x Japão – 14h, em Houston
* Alemanha x Paraguai – 17h30, em Boston
* Holanda x Marrocos – 22h, em Monterrey

Terça-feira (30)
* Costa do Marfim x Noruega – 14h, em Dallas
* França x Suécia – 18h, em Nova Jersey
* México x Equador – 22h, na Cidade do México

Quarta-feira (1º)
* Inglaterra x RD Congo – 13h, em Atlanta
* Bélgica x Senegal – 17h, em Seattle
* Estados Unidos x Bósnia e Herzegovina – 21h, em Santa Clara

Quinta-feira (2)
* Espanha x Áustria – 16h, em Los Angeles
* Croácia x Portugal – 20h, em Toronto

Sexta-feira (3)
* Suíça x Argélia – 0h, em Vancouver
* Austrália x Egito – 15h, em Dallas
* Argentina x Cabo Verde – 19h, em Miami
* Colômbia x Gana – 22h30, em Kansas City

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia após acusação de enriquecimento ilícito e ocultação de patrimônio

Foto: Reprodução / Instagram
O porta-voz do governo da Argentina, Manuel Adorni, deixou a função neste sábado (27) após admitir ter ocultado 500 mil dólares (cerca de R$ 2,6 milhões) em suas declarações de bens. O próprio Adorni publicou uma carta de demissão em suas redes sociais, confirmando sua saída.

"Obrigado pela confiança, Sr. Presidente. Foi uma verdadeira honra", escreveu o agora ex-funcionário, que está envolvido em um escândalo por suposto enriquecimento ilícito e ocultação de patrimônio. Adorni começou no governo como porta-voz presidencial em 2023 e passou à chefia de Gabinete em novembro passado, sendo uma das figuras mais próximas de Milei.

Segundo informações do g1, o caso é investigado pela Justiça Federal argentina junto com denúncias sobre compra e reforma de imóveis por centenas de milhares de dólares.Em seu posicionamento, o ex-chefe de gabinete afirmou que o valor ocultado se tratava de economias "não declaradas" provenientes de investimentos em criptomoedas entre 2014 e 2018.

Acontece que a declaração atual contradiz posicionamentos anteriores dados por ele. Em abril, Ardoni afirmou ao Congresso argentino que "nunca houve ocultação alguma" de seu patrimônio.

Durante todo esse tempo, ele manteve o presidente, mas apresentou explicações consideradas insuficientes. Milei tentou mantê-lo até o último momento e, na sexta-feira (26), o presidente argentino chegou a afirmar que só o demitiria caso a Justiça o considerasse culpado de corrupção.

Na carta, Adorni agradeceu à Milei: “Obrigado. Obrigado por compreender as razões e por me compreender: pela primeira vez desde aquele 10 de dezembro de 2023, estou a contrariar os seus desejos. Obrigado por finalmente aceitar a minha demissão desta vez”, concluiu.

Polícia identifica dois suspeitos por injúria racial contra Roger Machado

As ofensas foram publicadas nas redes sociais quando o treinador comandava o Inter
Via NPExpresso
Porto Alegre – RS – A polícia identificou dois torcedores suspeitos de publicar ofensas racistas contra o então técnico do Inter, Roger Machado, em agosto do ano passado. A investigação foi concluída nesta semana pelo Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos. As mensagens foram feitas na rede social X e continham ataques de cunho racista.

Investigação
Os policiais chegaram a um morador de Porto Alegre e outro do Paraná após obter autorização da Justiça para quebrar os dados das contas. Os dois confirmaram que administravam os perfis, mas negaram ter feito as publicações. A Justiça também determinou a retirada das mensagens da internet.

Um foi indiciado
O morador do Paraná foi indiciado por injúria discriminatória. Já o suspeito de Porto Alegre passará por exames para avaliar sua condição mental, depois que surgiram dúvidas sobre sua capacidade de entender a gravidade dos atos. Roger Machado soube das ofensas por meio do próprio Inter, que monitora casos de racismo envolvendo o clube.  Fonte: GZH

Motorista que matou 19 pessoas em Natal é preso em Cuiabá após mais de 40 anos foragido

Ele foi localizado no bairro Jardim Presidente durante uma operação conjunta das polícias civis de Mato Grosso e do Rio Grande do Norte (RN).
Reprodução
Aluísio Farias Batista, de 69 anos, foi condenado pela morte de 19 pessoas na chamada "Tragédia do Baldo".
VINÍCIUS ANTÔNIO / DO REPÓRTERMT  -  Aluísio Farias Batista, de 68 anos, condenado pela morte de 19 pessoas na chamada "Tragédia do Baldo", foi preso na sexta-feira (26), em Cuiabá, após permanecer foragido por mais de 40 anos. Ele foi localizado no bairro Jardim Presidente durante uma operação conjunta das polícias civis de Mato Grosso e do Rio Grande do Norte (RN), com apoio da Polícia Federal.

O acidente ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o carnaval de Natal (RN). Segundo as investigações, Aluísio dirigia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda e foliões que participavam de um bloco carnavalesco. Dezenove pessoas morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas. Após o atropelamento, ele fugiu.

Segundo a Polícia Civil, no ano seguinte ao acidente, Aluísio passou a usar a identidade de uma pessoa já falecida em Natal. Com o documento falso, levou uma vida aparentemente normal, renovou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2021, continuou trabalhando como motorista e constituiu uma nova família em Cuiabá.

A prisão foi resultado de uma investigação conjunta. Os policiais chegaram ao paradeiro do condenado após o cruzamento de dados cadastrais, a análise de documentos e o uso de técnicas de comparação facial. As diligências também apontaram que Aluísio emitiu um documento de identidade em Mato Grosso, em 1995, utilizando seu nome verdadeiro.

Para confirmar a identidade do foragido, os investigadores contaram com apoio da inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e das diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT. Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo até localizar a residência onde ele vivia, no bairro Jardim Presidente, em Cuiabá. Mais no reportermt

Inverno pode agravar dores da fribromialgia; saiba como se prevenir

Temperaturas baixas podem favorecer a contração muscular e aumentar a percepção da dor
(Foto: Sora Shimazaki/Pexels)
Com a chegada do frio e a queda das temperaturas, pessoas que convivem com a fibromialgia podem perceber um aumento dos sintomas da doença. Embora o frio não seja a causa da condição, muitos pacientes relatam intensificação das dores, maior sensibilidade ao toque, rigidez muscular e fadiga durante os períodos de temperatura mais baixa.  bahia.ba/saude

A fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Além disso, a síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% dos brasileiros têm fibromialgia. De cada 10 pacientes com a doença, sete a nove são mulheres, mas também pode acometer homens, idosos, adolescentes e crianças.

De acordo com Emanuela Pimenta, reumatologista especialista em fibromialgia, tratamento da dor e doenças autoimunes, as baixas temperaturas podem favorecer a contração muscular e aumentar a percepção da dor, uma das principais características da fibromialgia. Além disso, a tendência de permanecer mais tempo em ambientes fechados e reduzir a prática de atividades físicas pode contribuir para a piora dos sintomas.

Apesar dos desafios impostos pela estação, algumas medidas podem ajudar os pacientes a atravessar o inverno com mais conforto e qualidade de vida.

“O inverno não precisa ser sinônimo de mais sofrimento para quem convive com a fibromialgia. Pequenos cuidados, como manter uma rotina de exercícios, dormir bem, controlar o estresse e evitar o isolamento, podem fazer uma diferença significativa no controle dos sintomas. O mais importante é entender que o tratamento acontece todos os dias e vai muito além do uso de medicamentos”, explica a médica.

7 Cuidados durante o inverno
Para aqueles que convivem com a fibromialgia, Pimenta destaca algumas recomendações importantes para minimizar os impactos do frio:
– Mantenha o tratamento prescrito e não interrompa o uso das medicações sem orientação médica;
– Evite o sedentarismo e preserve uma rotina regular de atividades físicas compatíveis com sua condição;
– Procure manter o corpo aquecido, utilizando roupas adequadas para as temperaturas mais baixas;
– Priorize a qualidade do sono, respeitando horários regulares para dormir e acordar;

EUA voltam a atacar alvos do Irã, e Trump faz ameaças

Presidente dos Estados Unidos diz que Teerã violou o cessar-fogo e afirma que país pode concluir ofensiva militar iniciada no Oriente Médio
SBT News, Reuters
Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte global de petróleo | Reuters / Reprodução
Os Estados Unidos voltaram a atacar o Irã na noite deste sábado (27), intensificando a crise no Oriente Médio poucas horas depois de o governo iraniano lançar ataques com drones contra bases militares americanas no Golfo.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), a operação foi uma resposta direta à ofensiva iraniana e teve como alvo instalações militares de vigilância, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e estruturas utilizadas para o lançamento de minas marítimas.

"O Irã teve a oportunidade de honrar o acordo de cessar-fogo, mas optou por não fazê-lo", afirmou o Centcom.

Trump faz ameaça direta ao Irã
Após os bombardeios, o presidente Donald Trump publicou uma mensagem em que afirmou que os Estados Unidos atingiram depósitos de mísseis, drones e radares costeiros iranianos.

O republicano acusou Teerã de violar novamente o acordo de cessar-fogo e fez a declaração mais dura desde o início da nova escalada militar.

"As aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atingir locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, e locais de radar costeiros, por violar o Acordo de Cessar-Fogo novamente. É muito possível que nunca aprendam. Pode chegar um ponto em que não sejamos mais capazes de ser razoáveis e seremos forçados a concluir militarmente o trabalho que começamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã não existirá mais", afirmou Trump.

Ataque a bases americanas no Golfo

Estátua gigante de Messi viraliza por pose inusitada

Monumento de 26 metros na Argentina impressiona pelo tamanho
Juliana Rodrigues•galaticosonline
Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma estátua de 26 metros em homenagem a Lionel Messi virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após sua inauguração em Cutral Co, na Patagônia argentina. Embora tenha sido criada para celebrar o título da Copa do Mundo de 2022 e eternizar o maior ídolo do futebol do país, a obra acabou viralizando pela aparência e pela pose escolhida para representar o camisa 10.

Construída em aço e concreto pelo escultor Aldo Beroisa, a estrutura pesa cerca de 70 toneladas e mostra Messi ajoelhado ao lado da taça da Copa do Mundo, em referência às comemorações do tricampeonato argentino no Catar. O monumento foi idealizado para transformar a cidade em um novo ponto turístico dedicado ao craque e, segundo as autoridades locais, representa a grandeza do capitão da seleção.

IA não pode substituir o pensamento humano, diz professor

Luiz Rodrigues Wambier, professor de Direito Processual Civil, no XIV Fórum de Lisboa
Reprodução / TV ConJur
A inteligência artificial (IA) não pode substituir o ser humano. É preciso usá-la para melhorar o trabalho e o aprendizado, mas sem que isso substitua o pensamento e a razão humanos.

Essa é a opinião de Luiz Rodrigues Wambier, professor de Direito Processual Civil. Ele tratou do assunto em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico durante o XIV Fórum de Lisboa, neste mês.

Na visão do docente, o uso das ferramentas tecnológicas precisa ser organizado sob bases éticas para que funcione a favor das pessoas. Para ele, esses cuidados devem ser tomados desde a elaboração dos prompts (comandos inseridos na IA para executar suas ações).

“Nós temos que nos apoiar nesses instrumentos para melhorar o nosso trabalho, aumentar o nosso aprendizado, sem, porém, substituir a voz humana, o pensamento humano, a razão humana pela inteligência artificial”, afirmou. Mais na conjur

TJ da Bahia abre processo contra juiz que censurou foto do Candomblé de exposição

O tribunal apura a conduta do magistrado no processo disciplinar, que pode levar à perda do cargo
Foto: Reprodução
O Tribunal de Justiça da Bahia instaurou um processo administrativo disciplinar contra o juiz Cesar Augusto Borges de Andrade por suposta prática de racismo religioso. O caso envolve a retirada de uma fotografia ligada ao Candomblé de uma exposição instalada no Fórum de Camaçari. Com informações de.  Com informações do DCM Notícias

A Justiça determinou a recolocação da fotografia na mostra em março. Agora, o tribunal apura a conduta do magistrado no processo disciplinar, que pode levar à perda do cargo caso a acusação avance e receba confirmação ao fim da apuração.

As representações administrativa e criminal partiram do Idafro e da sacerdotisa Solange Borges. Elas apontaram tratamento desigual porque a imagem com referência ao Candomblé saiu da exposição, enquanto outra fotografia, com um símbolo católico, permaneceu no local.

No ofício que levou à retirada da fotografia, o juiz alegou que a imagem contrariava o princípio da laicidade do Estado e poderia constranger usuários do fórum de diferentes religiões. Para os autores das representações, a retirada apenas da foto ligada ao Candomblé caracteriza discriminação religiosa. O coordenador do Idafro, Hédio Silva Jr., afirma que o caso pode se tornar o primeiro em que um juiz perde o cargo por uma prática de racismo, caso as acusações se confirmem ao fim do processo.

Argentina, Áustria e Argélia se classificam para mata-mata da Copa do Mundo pelo Grupo J

Por Carlos Matos / BN
Fotos: Reprodução/Instagram (@afaseleccion @oefb_1904 @lesverts.faf)
Agora é mata-mata, quem perder volta para casa. Na madrugada deste domingo (28), foi finalizada a terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Grupo J foi responsável por fechar os jogos da primeira fase do Mundial. Com uma vitória por 3 a 1 sobre a Jordânia, a seleção argentina se classificou na primeira colocação, enquanto Áustria e Argélia empataram por 3 a 3 e também asseguraram a vaga.

No AT&T Stadium, em Arlington, Giovani Lo Celso abriu o placar de falta aos 19’ e Lautaro Martínez ampliou para a Argentina aos 31’. Na segunda etapa, Mousa Tamari diminuiu para a Jordânia aos 10 minutos. Aos 35’, Lionel Messi ainda repetiu o feito do primeiro tempo e ampliou a conta com um tento de falta. Com esse gol que fechou a conta, o camisa 10 chega ao sexto gol na atual edição da Copa, se isolando na liderança da artilharia.

No Arrowhead Stadium, no Kansas, Marko Arnautovic abriu o placar para a Áustria aos 28 minutos e Rafik Belghali empatou aos 45’. Na segunda etapa, aos 10’, Marcel Sabitzer colocou os austríacos na frente mais uma vez, mas cinco minutos depois, Riyad Mahrez deixou tudo igual novamente. Nos acréscimos, Mahrez virou para a seleção da África, mas no apagar das luzes, Sasa Kalajdzic balançou as redes e fechou o placar por 3 a 3.

Com os resultados, a seleção argentina confirmou a liderança, a Áustria ficou com o segundo e a Argélia terceiro lugar do Grupo J. Sendo um dos oito melhores terceiros colocados, os argelinos ficaram com uma das vagas para o mata-mata.

Agora a Argentina enfrenta Cabo Verde, na próxima sexta-feira (3), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela fase 16 avos de final da Copa do Mundo. Um dia antes, vai ser a vez de Espanha e Áustria, que duelam às 16h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood.

Na madrugada de sexta, às 00h (horário de Brasília), a Suíça enfrenta a Argélia, no BC Place, em Vancouver, no Canadá, também pela 16 avos de final, segunda fase da Copa do Mundo.

Terremotos na Venezuela devem causar prejuízo de US$ 6,7 bilhões, estima ONU

Avaliação do PNUD aponta que perdas equivalem a cerca de 6% do PIB venezuelano; número de mortos chega a 1.430
Foto: Reprodução/X
Os fortes terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24) devem provocar prejuízos econômicos de aproximadamente US$ 6,7 bilhões, o equivalente a cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A estimativa foi divulgada na sexta-feira (26) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  Por: Metro1

Segundo o órgão, o cálculo foi feito com base em modelos sísmicos, imagens de satélite e dados populacionais. De acordo com a análise, os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 foram sentidos por cerca de 8,6 milhões de pessoas, sendo que 2,1 milhões enfrentaram abalos de forte intensidade.

A região mais afetada é o estado de La Guaira, no litoral norte da Venezuela. Os terremotos também provocaram danos em outras áreas do país, incluindo a capital, Caracas.

Até este sábado (27), o balanço oficial apresentado pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, aponta que pelo menos 1.430 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas em consequência do desastre.

ITABUNA-BA: Prefeitura decreta Ponto Facultativo na segunda-feira

Por meio de um novo Decreto do prefeito Augusto Castro, a Prefeitura de Itabuna declara “Ponto Facultativo” na segunda-feira, dia 29 de junho nos órgãos e setores da Administração Pública Municipal Direta, Indireta e Fundacional, A medida segue outros estados e municípios brasileiros em decorrência do jogo Brasil x Japão às 13 horas, pela segunda fase da Copa do Mundo.

Antes, havia a previsão de horário especial, com expediente aberto ao público, a partir de 13 horas naquela data em decorrência do Ita Pedro – 2026.

Com o Decreto, o “Ponto Facultativo” não se aplica aos órgãos e setores administrativos municipais, cujos serviços, considerados essenciais, não podem sofrer interrupção:
I – Unidade de Pronto Atendimento – UPA;
II – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192;
III – Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães – HBLEM – Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI.

As atividades desenvolvidas em regime de plantão deverão continuar a observar, no âmbito de suas unidades de lotação, o regime de escala ou plantão previamente definido pela autoridade administrativa competente, assegurando a continuidade e regularidade das atividades essenciais, em especial:

I – as casas de acolhimento e abrigamento de crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres vítimas de violência, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social;
II – a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública; III – os servidores investidos no exercício de atividades típicas do poder de polícia administrativa, em especial os Auditores Fiscais, os Analistas Tributários, os Agentes de Fiscalização, os Técnicos em Saúde da Vigilância Sanitária e os Agentes de Trânsito.

BA: Atraso de voo gera lotação e transtornos no Aeroporto de Porto Seguro

Fotos: Reprodução / Google Street View / Redes Sociais via @1500noticias
O Aeroporto Internacional de Porto Seguro, no extremo sul do estado, registrou intensa movimentação e transtornos para os usuários na tarde deste sábado (27). O problema teve início após o atraso de um voo que estava previsto para pousar às 10h, mas que só aterrissou por volta das 14h. As informações são do site 1500notícias

Devido ao atraso da aeronave, os passageiros que aguardavam o embarque no terminal não puderam seguir viagem no horário originalmente programado. O contratempo provocou um efeito cascata que acabou impactando e atrasando diversos outros voos ao longo do dia.

Como consequência direta do congestionamento de voos, várias pessoas permaneceram retidas nas áreas de embarque e de espera do aeroporto por horas. A situação resultou em superlotação do terminal, formação de longas filas e dificuldades generalizadas de circulação interna.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais detalhando o motivo do atraso inicial do voo, tampouco a previsão exata de normalização completa das operações do aeroporto. Os usuários afetados relataram lentidão no atendimento de suporte pelas companhias e incertezas em relação aos novos horários de partida.

Agricultor idoso doa alimentos todo dia para deixar “pessoas mais felizes”em SC

Rinaldo de Oliveira / SNB
Aos 86 anos, o agricultor Levi Imianoski doa alimentos como frutas, legumes e sucos gratuitamente em SC para deixar as pessoas mais felizes. - Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução/ND Mais

Que gesto nobre. Esse agricultor idoso, de 86 anos, doa alimentos gratuitamente todos os dias em Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, por um motivo especial. Ele quer ver as pessoas felizes.

Ele transforma o excesso da produção da sua propriedade rural em uma corrente diária de solidariedade. Todas as manhãs, por volta das 7h30, ele abastece uma pequena prateleira em frente à empresa da família com frutas, legumes e até sucos feitos por ele mesmo. Ao lado dos alimentos, um aviso resume tudo com simplicidade: “Custo Zero. Um pacote por pessoa”.

“O que eu vejo é que as pessoas ficam felizes. E por eu vê-las felizes, eu me sinto mais feliz ainda”, disse o seu Levi Imianoski, cheio de humildade. Na banca dele tem laranjas, limões, pokans, abóboras, chuchus e outros alimentos da época. E quase sempre tudo acaba antes do fim do expediente.

Solidariedade em família
Casado há 61 anos, Levi conta com a ajuda da esposa Gentile, de 83 anos. Juntos, eles colhem os alimentos, cortam as frutas quando necessário, empacotam e organizam tudo antes de levar para distribuição.

A rotina solidária ganhou força durante a pandemia. Antes, Levi já tinha o hábito de compartilhar alimentos com moradores do prédio onde vivia. Ele deixava cestas na portaria com frutas, verduras e legumes.

Mas quando se mudou definitivamente para o sítio, na localidade de Avencal, passou a cultivar ainda mais árvores frutíferas e hortas. Com o aumento da produção, a distribuição virou diária. “Quando veio morar no sítio, a produção aumentou muito e ele transferiu esse costume para a loja”, contou a filha Silvia Imianoski.

Empresário respeitado
A prateleira solidária fica em frente à Comatol, empresa da família conhecida na região pela atuação no setor de tratores e equipamentos agrícolas há mais de cinco décadas.

Levi ajudou a construir a história da empresa ao lado da família e chegou a receber homenagens da Câmara de Vereadores de Porto União pelo trabalho desenvolvido no município.

Mesmo assim, mantém uma rotina simples. Trabalha apenas parte do dia e dedica as tardes ao cuidado com o sítio e à preparação dos alimentos que serão distribuídos gratuitamente.

“Ver as pessoas felizes me faz feliz”
O filho André Imianoski conta que tudo aconteceu de forma espontânea.

“Primeiro ele levava um pouco para os clientes. Depois a produção cresceu e ele passou a distribuir na frente da loja. Hoje isso já faz parte da rotina dele”, disse. Mais no sonoticiaboa

sábado, 27 de junho de 2026

ITABUNA-BA: Forças de segurança atuam firme e Ita Pedro 2026 tem baixíssimas ocorrências criminais

A utilização de tecnologia de ponta, inclusive com o emprego da nova Plataforma de Observação Elevada da secretaria estadual da Segurança Pública (SSP-BA) e de 1.500 policiais e bombeiros tem garantido a segurança de itabunenses, baianos e turistas que se divertem no Ita Pedro 2026 – Maior São Pedro do Brasil, que se encerra neste domingo. Além disso, a ação integrada das instituições, incluindo a Guarda Civil Municipal, é elemento fundamental.

A SSP-BA garantiu ainda o reforço na tecnologia de Reconhecimento Facial, responsável por capturar 45 foragidos da Justiça durante o São João da Bahia. Está sendo empregado um caminhão, que possui nove câmeras embarcadas, e em três Portais de Abordagem, montados na Arena Zé Cachoeira.

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Roberto José da Silva, realçou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Ele lembrou que ações ostensivas e patrulhamento são realizadas pela Polícia Militar da Bahia, por meio do 15º Batalhão da Polícia Militar, e investigação através das unidades da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), que instalou uma Delegacia Especial de Área (DEA) no circuito.

Colômbia segura Portugal, garante liderança e avança às oitavas da Copa do Mundo

Empate sem gols em Miami confirma colombianos na ponta do Grupo K
Juliana Rodrigues•galaticosonline
Foto: Reprodução/X Seleção de Portugal
A Colômbia confirmou a liderança do Grupo K da Copa do Mundo de 2026 ao empatar por 0 a 0 com Portugal, neste sábado (27), no Hard Rock Stadium, em Miami. O resultado garantiu os sul-americanos na primeira colocação da chave, enquanto os portugueses avançaram em segundo lugar para a fase mata-mata.

Mesmo sem gols, a partida foi equilibrada e teve boas oportunidades para os dois lados. Os goleiros Diogo Costa e Vargas fizeram intervenções importantes, enquanto Cristiano Ronaldo e João Félix desperdiçaram as principais chances de Portugal. A Colômbia respondeu com finalizações perigosas de Puerta e Luis Suárez, além de ter um gol anulado por impedimento nos minutos finais.

Com o empate, a Colômbia encerra a fase de grupos invicta e assegura a liderança do Grupo K. Já Portugal, que precisava da vitória para terminar na primeira posição, segue para a fase eliminatória como vice-líder da chave.

Hospitais entram em colapso com superlotação de feridos na Venezuela

Por Folhapress
Foto: Reprodução / Metrópoles
Hospitais de Caracas estão superlotados após receberem centenas de feridos transferidos pelos terremotos na Venezuela, de acordo com relatos do jornal local El Nacional.

Unidades como Dr. Miguel Pérez Carreño, Periférico de Catia, José María Vargas e Domingo Luciani passaram a concentrar atendimento de vítimas vindas do litoral e também da própria capital. Áreas de emergência e salas de espera também estão cheias de familiares em busca de informações sobre parentes resgatados.

Venezuela entra em 3º dia de buscas por milhares de desaparecidosDoações de comida, água e materiais médicos viraram parte do esforço para manter o atendimento. O médico Rodolfo Salcedo, residente de pós-graduação em clínica médica no Pérez Carreño, disse ao El Nacional que a equipe tem atendido os pacientes "com o muito ou o pouco" disponível e que a ajuda de familiares e voluntários tem suprido parte do que falta.

Setores críticos foram pressionados pela quantidade de casos de trauma e cirurgia. A médica Lujuanis Ortega, chefe da emergência matutina, apontou que a maior carência está na pediatria e em itens de uso rápido. "Isso, sim, está acabando bastante e rápido", disse, ao listar necessidades como oxímetros, termômetros digitais infantis, analgésicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, gazes, luvas, máscaras e seringas.

RD Congo vence Uzbequistão de virada e coloca mais um africano na 2ª fase da Copa

Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
Mayele fez o gol da virada  /  Reuters/Scott Kinser
A República Democrática do Congo venceu o Uzbequistão por 3 a 1, neste sábado (27), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela 3ª rodada do Grupo K da Copa do Mundo. Shomurodov anotou para o time da Ásia Central, com Wissa (2) e Mayele virando para os africanos, que fizeram todos os seus gols no 2° tempo.

Com o resultado, a RD Congo, que precisava da vitória, termina na 3ª posição, com 4 pontos, garantindo uma classificação histórica para a 2ª fase, onde enfrentará a Inglaterra. O Uzbequistão fecha na lanterna da chave com três derrotas e 11 gols sofridos.

Um belo gol de Shomurodov, principal jogador do time asiático, tinha tudo para resolver a parada. Os Leopardos foram se mexer somente no 2° tempo, quando chegaram ao gol de empate em cobrança de pênalti. A pressão dos africanos foi grande na reta final, com Mayele saindo do banco para fazer o gol decisivo, antes de Wissa fazer seu segundo no jogo na reta final. Mais no flashscore

Seleção brasileira embarca para Houston e faz penúltimo treino antes do mata-mata da Copa

Delegação viajou neste sábado (28) para o Texas, onde enfrenta o Japão na segunda-feira (29), pelos 16 avos de final do Mundial
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A seleção brasileira embarcou na tarde deste sábado (28) para Houston, no estado do Texas, onde disputará na próxima segunda-feira (29) o primeiro confronto eliminatório da Copa do Mundo de 2026. A delegação deixou Nova Jersey às 15h45 (horário de Brasília) e tem chegada prevista para 20h45. Apenas o atacante Raphinha não viajou com o grupo.  Por: Metro1 

Antes do embarque, o técnico Carlo Ancelotti comandou o penúltimo treino da equipe no Centro de Treinamento (CT) Columbia Park, em Nova Jersey, desta vez com todo o elenco à disposição.

Na atividade de sexta-feira (27), o treinador havia preservado alguns dos titulares que atuaram na vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia, na última quarta-feira (24). Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Matheus Cunha permaneceram na parte interna do CT, onde realizaram trabalhos regenerativos.

O Brasil enfrenta o Japão na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, em duelo válido pelos 16 avos de final da Copa do Mundo.

Pastor mineiro morre em terremotos na Venezuela

Romildo Batista de Lima, de 69 anos, está entre os mortos na tragédia, segundo parente; família tenta trazer o corpo ao Brasil
Estado de Minas, SBT News
Romildo Batista de Lima ao lado da esposa, a venezuelana Carlha Nacarid. | Acervo pessoal
O pastor Romildo Batista de Lima, de 69 anos, natural de Uberlândia (MG), está entre as vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). A morte foi confirmada pela sobrinha dele, Jhulya Ribeiro de Lima, ao Estado de Minas, parceiro do SBT News.

Romildo estava em Caracas para visitar os pais da esposa, a venezuelana Carlha Nacarid. O casal havia deixado a casa dos familiares e estava hospedado em uma pousada antes de embarcar de volta ao Brasil quando os terremotos atingiram o país.

Segundo Jhulya, a família soube da tragédia por meio da cobertura jornalística e, posteriormente, conseguiu contato com Carlha, que confirmou que ambos haviam sido atingidos. A esposa do pastor sofreu uma fratura na bacia e permanece internada em um hospital. Já Romildo não resistiu.

A família agora tenta viabilizar o traslado do corpo para o Brasil. De acordo com a sobrinha, o Consulado Brasileiro entrou em contato, mas ainda não informou se o governo arcará com os custos da repatriação.

Jhulya descreveu o tio como um homem religioso, trabalhador e dedicado à família. "Meu tio era uma pessoa muito religiosa e sempre espalhava o evangelho para todos a sua volta. Tratava todos muito bem, era trabalhador, amoroso e dedicado à família. Um ótimo pai, avô, filho, irmão e tio. Foi uma tremenda tragédia, só Deus para nos ajudar", lamentou.

Brasileiros mortos nos terremotos

CORRENTINA-BA: Mulher é assassinada pelo ex dentro de ônibus

Caso aconteceu na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, e é investigado pela polícia como feminicídio
Foto: Reprodução
Uma mulher foi morta a tiros dentro de um ônibus pelo ex-companheiro na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, na sexta-feira (26). Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado como um feminicídio.  jornalfolhadoestado

Conforme informações da polícia, a vítima estava em um ônibus que fazia um trajeto entre Correntina e a comunidade de Arrojado, na zona rural da cidade. A vítima foi identificada como Eliene Matos de Castro.

O suspeito do crime, identificado como Sebastião Almeida dos Santos, embarcou no veículo na zona urbana da cidade, com o objetivo de seguir o mesmo trajeto da vítima.

Nas proximidades da comunidade de Saco de Santana, o homem pediu que o motorista parasse o veículo para que ele pudesse desembarcar. Antes de descer do ônibus, ele puxou uma arma e atirou contra a vítima.

A mulher morreu ainda no veículo, enquanto o suspeito fugiu do local. Pouco depois, ele foi encontrado enforcado por moradores da comunidade e policiais.

A vítima e o suspeito tiveram um relacionamento, mas estavam separados há cerca de um mês. Para a polícia, as circunstâncias reforçam a hipótese de um feminicídio motivado por violência de gênero, seguido de suicídio.

O caso ainda está sob investigação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santa Maria da Vitória, cidade da mesma região. Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima.

Brasil reconhece potência dos chás naturais e SUS desenvolve remédio com erva conhecida

A erva quebra-pedra, usada há muito tempo em casa, agora faz parte de um medicamento desenvolvido pela Fiocruz
Tanongsak Panwan/shutterstock
Muita gente já conhece o chá de quebra-pedra — um remédio caseiro que muitas famílias usam para ajudar na saúde do sistema urinário. Agora essa planta está ganhando atenção maior: o SUS vai ganhar um remédio à base de quebra-pedra feito por pesquisadores da Fiocruz e que deverá ser distribuído gratuitamente nas unidades de saúde. Via Minha Vida

O que é a planta quebra-pedra?
O nome científico da planta é Phyllanthus niruri, mas no Brasil ela é mais conhecida mesmo como quebra-pedra. Essa erva é comum em várias regiões do país e tem sido usada há muito tempo por famílias para fazer chá. Muita gente toma o chá quando sente dores ou incômodos nos rins, ou no trato urinário, porque acredita que ele ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e melhora o fluxo da urina.

Como o remédio está sendo desenvolvido?
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) começaram a trabalhar com a quebra-pedra para transformar o uso tradicional em um medicamento padronizado. Isso significa que o remédio terá dose certa, fórmula definida e será fabricado com controle de qualidade, diferente do chá que cada pessoa prepara em casa sozinho.

Esse é um passo importante porque junta o conhecimento que a família brasileira já tinha com ervas com pesquisa científica e segurança. O projeto respeita também as regras que protegem o uso tradicional dessas plantas.

Por que isso importa para quem usa chás naturais?