Passagem passa a ser paga apenas por meios eletrônicos; medida faz parte da implantação do sistema Jaé e busca reduzir assaltos e agilizar o embarque
SBT News
Prefeitura quer modernizar bilhetagem municipal | Foto: Iago Campos

Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a passagem em dinheiro a partir deste domingo (28). Agora, o acesso ao transporte será feito exclusivamente por meios eletrônicos de pagamento.
Além do fim da cobrança em espécie dentro dos coletivos, a mudança também encerra a integração tarifária do cartão avulso (verde) com os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM).
A alteração ocorre após decisão da Justiça que voltou a reconhecer a legalidade da medida anunciada pela prefeitura do Rio, mas determinou a ampliação do prazo de transição operacional para a implementação do novo sistema de pagamento. O cronograma foi apresentado pela Prefeitura do Rio durante coletiva realizada no Centro de Operações e Resiliência (COR).
Segundo a administração municipal, o sistema Jaé passa a concentrar as modalidades de pagamento do transporte. Entre as novidades, está a operação por PIX nos validadores instalados nos ônibus municipais. Já os pagamentos por aproximação com cartões de débito e crédito entraram em fase de testes em 15 de junho, com expansão gradual ao longo do mês.
De acordo com a prefeitura, cerca de 95% das passagens dos ônibus municipais já são pagas por meios eletrônicos, sem utilização de dinheiro em espécie.
A administração municipal afirma que a retirada gradual do dinheiro dos ônibus tem como objetivos reduzir o risco de assaltos, agilizar o embarque dos passageiros, eliminar a dupla função dos motoristas na cobrança das tarifas e ampliar a transparência sobre os subsídios públicos destinados ao sistema de transporte.



































