> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz

Medida aumenta tensão no Oriente Médio após ataques recentes entre EUA e Irã e ameaça de Trump em ampliar ações militares contra o Oriente
Reuters / SBT
O alto comando militar conjunto do Irã anunciou nesta quarta-feira (10) o fechamento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas para o transporte global de petróleo.

Segundo o comunicado, embarcações que tentarem atravessar a região poderão ser alvo de ações militares iranianas.

A decisão representa uma nova escalada das tensões no Oriente Médio e ocorre após ataques recentes entre Estados Unidos e Irã. Nesta quarta-feira (10) o Comando Central dos Estados Unidos informou que suas forças iniciaram, às 18h15 (horário de Brasília), uma nova série de "ataques de autodefesa" contra múltiplos alvos no Irã, por ordem do comandante em chefe.

As Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram que nenhum navio de guerra americano foi atingido no Estreito de Ormuz. A declaração ocorre após a mídia estatal iraniana divulgar relatos iniciais de que embarcações militares dos EUA na região teriam sido alvo de mísseis e drones lançados pelas forças iranianas.

Em comunicado separado publicado na rede social X, o Comando Central dos EUA informou que navios comerciais continuam a transitar normalmente pelo Estreito de Ormuz. A informação contraria a declaração do alto comando militar do Irã, que havia afirmado que o estreito estaria fechado para a passagem de qualquer embarcação.

Troca de ataques
Na noite de terça-feira (9), os Estados Unidos bombardearam estações de controle terrestre e radares de vigilância iranianos perto do Estreito de Ormuz, em resposta à derrubada de um helicóptero militar norte-americano atribuída à Teerã.

Em retaliação, o Irã lançou mísseis contra bases militares de Washington no Bahrein e no Kuwait. A Jordânia também relatou ter interceptado mísseis contra a base aérea de Muwaffaq Salti, que abrigava forças norte-americanas. Os projéteis, segundo a mídia iraniana, tinham como alvo hangares de caças F-35 e um centro de comando.

Brasil amplia sinal 4G para mais 2 milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais

Expansão da conectividade alcança quase 3 mil localidades e amplia acesso à educação, serviços públicos e oportunidades econômicas no campo
Agência Gov | Via MCom
Mais de dois milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais passaram a contar com o sinal 4G nos últimos três anos. A expansão, liderada pelo Ministério das Comunicações (MCom), avançou em 2.902 localidades de todas as regiões do Brasil. O impacto dessa iniciativa está diretamente ligado ao maior acesso dessa população à internet. São locais que antes não contavam com banda larga móvel e que agora dispõem de telefonia e de todos os serviços digitais disponíveis.

O Nordeste é a região que lidera a expansão do 4G no campo, com 956 localidades conectadas desde 2023. O Sudeste vem logo na sequência, com 749 áreas; o Sul aparece em terceiro lugar, com 571; o Norte ocupa a quarta posição, com 426; e, fechando a lista, está o Centro-Oeste, com 200 áreas rurais atendidas pela tecnologia.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que a chegada do 4G ao campo representa a inclusão digital que precisa acontecer em todo o país. Mais na agenciagov

Pix recebe reconhecimento de alto renome e passa a ter proteção em todos os setores

Anúncio feito pelo ministro Márcio Elias Rosa confirma reconhecimento do INPI e amplia proteção prevista na Lei de Propriedade Industrial
Agência Gov | Via Secom/PR
Ricardo Stuckert/PR
A principal característica do reconhecimento é a proteção da marca em todos os ramos de atividade econômica. A marca PIX passa a ter proteção ampliada, independentemente da classe de produtos ou serviços para a qual foi originalmente registrada.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, anunciou nesta quarta-feira (10/6) que a marca Pix será reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como marca de alto renome, se tornando a primeira marca vinculada ao Governo Federal a alcançar o alto renome. O anúncio foi feito em Brasília durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

“Na forma da Lei da Propriedade Industrial, é a maior proteção que se pode conferir a uma marca e ao seu símbolo”, afirmou o ministro ao comentar o reconhecimento concedido ao sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

PROTEÇÃO ESPECIAL — As marcas de alto renome são aquelas amplamente conhecidas pela população e que acumulam reputação, prestígio e confiança ao longo do tempo. Por ultrapassarem os limites de seu segmento específico de atuação, recebem proteção especial prevista na Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996).

A principal característica desse reconhecimento, prevista no artigo 125 da legislação, é a proteção da marca em todos os ramos de atividade econômica. Na prática, isso significa que a marca passa a ter proteção ampliada, independentemente da classe de produtos ou serviços para a qual foi originalmente registrada.

ITABUNA-BA: Prefeitura reafirma transparência, diálogo com órgãos de controle e confirma realização do Ita Pedro 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), reafirma o seu compromisso estrito com a legalidade, a transparência e a responsabilidade fiscal na organização da 5ª edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil.

Diante da recomendação emitida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), a Prefeitura de Itabuna esclarece que todas as contratações artísticas estão rigorosamente pautadas na Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), através de processos de inexigibilidade baseados na consagração nacional dos artistas.

O prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 10, com a promotora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM), Dra. Rita Tourinho.

Como parte do fluxo natural de fiscalização da máquina pública, a presidência da FICC já estabeleceu diálogo direto e colaborativo com o MP, apresentando de forma voluntária toda a documentação probatória, contratos e planilhas que demonstram a regularidade dos investimentos.

Importante destacar que 82% dos recursos destinados às atrações artísticas são provenientes do Ministério do Turismo, 16% correspondem a recursos próprios municipais e 2% decorrem de patrocínio da iniciativa privada.

EUA querem garantir que pessoas certas entrem no país para Copa, afirma Trump

Presidente foi questionado sobre possível dificuldade para conseguir vistos
Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (10) que sua administração tem adotado medidas para assegurar que "as pessoas certas" consigam ingressar no país durante a realização da Copa do Mundo.  Por: Metro1 

A declaração foi dada após um jornalista mencionar preocupações de torcedores e visitantes sobre a possibilidade de enfrentarem mais dificuldades para obter vistos de entrada nos Estados Unidos durante o período da competição.

"Estamos trabalhando nisso em estreita colaboração para garantir que as pessoas certas entrem em nosso país", respondeu Trump. Em seguida, o presidente foi questionado se vai assistir aos jogos, afirmando que sim.

"Esta foi a Copa do Mundo mais bem-sucedida de todos os tempos. Nunca venderam tantos ingressos tão rápido. É incrível, porque a gente não pensa em futebol, a gente usa a palavra futebol, futebol americano, certo? Mas você não pensa em futebol neste país. É o maior sucesso", comentou em outro momento.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Terapia brasileira reduz câncer em 87% e governo vai investir R$ 100 milhões na pesquisa

Rinaldo de Oliveira / SNB
Pesquisa mostra que a terapia brasileira CAR-T Cell contra câncer teve redução significativa dos tumores em 9 em cada 10 pacientes. - Fotos: arquivo pessoal
A terapia brasileira CAR-T Cell contra câncer apresentou resultados animadores e renovou a esperança de pacientes com linfoma não Hodgkin. Desenvolvido pelo Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan, o tratamento teve taxa de resposta de 87,5%.

Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Saúde e mostram que aproximadamente 9 em cada 10 pacientes tiveram redução significativa ou até desaparecimento do tumor após a terapia. O avanço é considerado um marco para a medicina brasileira porque o tratamento foi totalmente desenvolvido no Brasil e pode ampliar o acesso de pacientes do SUS às terapias mais modernas contra o câncer.

O Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou investimentos de R$ 100 milhões na terapia CAR-T Cell nesta quarta-feira (10), em Ribeirão Preto (SP). Padilha confirmou que o tratamento entrou no fluxo prioritário do Comitê de Inovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Como é o tratamento
A CAR-T Cell é um tipo de terapia celular altamente avançada. O método usa as próprias células de defesa do paciente para combater a doença.

Funciona assim: os médicos retiram células do sistema imunológico, modificam essas células em laboratório para que reconheçam o câncer e depois devolvem esse “exército treinado” ao organismo do paciente.

O estudo é conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) e busca avaliar tanto a segurança quanto a eficácia do tratamento.

Superou expectativas

Gilmar Mendes alerta para inconstitucionalidade de gastos sem custeio após a CCJ aprovar PEC dos agentes de saúde

Por Ronne Oliveira / BN
Fotos ilustrativas: Fellipe Sampai do STF / Câmara dos Deputados
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a "responsabilidade fiscal" nesta quarta-feira (10) ao afirmar que propostas legislativas que criem despesas ou concedam benefícios sem estimativa prévia de impacto orçamentário podem ser consideradas inconstitucionais.

"Há um risco relevante de vermos, em muitos países, inflação com baixo crescimento econômico, o que comumente coloca a governabilidade e estabilidade política em xeque. Tal quadro exige que dediquemos especial atenção aos fundamentos de uma economia de mercado forte. Penso que a estabilidade macroeconômica é premissa básica para o desenvolvimento de qualquer país, e para isso é necessário que haja responsabilidade fiscal", cita Gilmar.

A manifestação do magistrado ocorreu por meio de sua conta na rede social X, o antigo Twitter. Em meio aos debates sobre projetos com potencial de impacto bilionário nas contas públicas em tramitação no Congresso Nacional.

Confira a manifestação do ministro:
CONTEXTO DA FALA
O decano do STF se manifesta em um momento de articulação do governo federal para conter o avanço das chamadas "pautas-bomba". No jargão político e econômico brasileiro, o termo "pauta-bomba" é usado para um conjunto de projetos de lei (PL's), propostas de emenda à Constituição (PECs) ou medidas que geram um impacto financeiro altamente negativo e imprevisto nas contas públicas.

Com os recentes avanços na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), o Bahia Notícias mostrou que a PEC 14/2021, que concede aposentadoria integral e com paridade a agentes comunitários de saúde e de combate a endemias a de servidores públicos, é vista como pauta-bomba para o governo Lula.

Título do Vitória garante vaga da Juazeirense na Copa do Brasil

Classificação também garante premiação financeira à equipe baiana.
Luana Campos•galaticosonline
Reprodução/Instagram (@juazeirenseoficial)
O título da Copa do Nordeste conquistado pelo Vitória trouxe uma boa notícia para a Juazeirense.

Com a vaga do Rubro-Negro na Copa do Brasil já garantida pelo Campeonato Baiano, a classificação obtida no torneio regional foi repassada ao clube melhor colocado no Estadual que ainda não estava classificado.

Com isso, a Juazeirense, quarta colocada no Baianão, garantiu presença na Copa do Brasil de 2027.

Além da vaga, o clube de Juazeiro também assegura uma importante receita financeira, já que a competição distribui premiações desde a primeira fase.

Tabocas Notíci@s e SóNotíciaBoa: Uma parceria por boas notícias !

Rinaldo de Oliveira - criador do SóNotíciaBoa  tem um recadinho pra você !
03/12/2020
logo-snb-com-menora
Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.

ITABUNA-BA: José Claudio da Silva Santos precisa de nossa ajuda !

Para ajudar José Claudio da Silva Santos, as doações devem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna (anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho). Os voluntários precisam comparecer ao local informando o nome completo do paciente para direcionar a bolsa de sangue. 
Os detalhes essenciais para a doação são:
  • Local: Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho (Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho, Itabuna - BA).
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; sábados, das 7h às 12h.
  • Contato: (73) 3214-9126 / 3214-9127 / 3214-9154. 
Critérios básicos para doar:
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Ter entre 18 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença dos pais/responsáveis).
  • Pesar mais de 50 kg.
  • Estar em boas condições de saúde, bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas. 

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado em Vitória da Conquista

Divulgação / Hospital São Vicente de Paulo
O interior da Bahia alcançou um marco histórico na área da saúde. Pela primeira vez, um transplante duplo de fígado e rim foi realizado por uma equipe médica fora da capital baiana através do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento aconteceu na última semana, em Vitória da Conquista, e beneficiou um paciente de 55 anos, que recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (9).  Redação Alô Alô Bahia

A cirurgia foi conduzida pelo Serviço de Transplante Papa São João Paulo II, do Hospital São Vicente de Paulo. Os órgãos foram captados no Hospital Prado Valadares, em Jequié, e destinados a um único receptor que apresentava falência terminal irreversível do fígado e dos rins.

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado com sucesso em Vitória da Conquista
Segundo a equipe médica, o paciente sofria de cirrose hepática gravemente descompensada associada à insuficiência renal terminal. O quadro exigia internações frequentes e sessões de hemodiálise três vezes por semana.

Para viabilizar o procedimento, três cirurgiões e uma enfermeira se deslocaram de aeronave até Jequié para realizar a avaliação e a captação dos órgãos doados. O transplante de fígado durou cerca de quatro horas, enquanto o transplante renal foi concluído em duas horas e meia.

Ao final da cirurgia, o paciente foi encaminhado para recuperação já acordado e respirando espontaneamente. Participaram da operação cinco cirurgiões, um anestesista, dois instrumentadores cirúrgicos e dois enfermeiros.

Para Luiz Fernando Veloso, chefe do Serviço de Transplante Papa São João Paulo II, o procedimento representa um avanço sem precedentes para a medicina no interior do estado.

“Uma pessoa teve sua vida recomeçada de um modo extraordinário. Com os transplantes dos dois órgãos, a expectativa é de restabelecimento da qualidade de vida e da saúde do paciente”, afirmou.

O coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, destacou que o resultado reforça a estratégia de interiorização dos transplantes no estado.

“Há um empenho da Secretaria da Saúde para que os pacientes possam ser transplantados cada vez mais próximos de suas casas. Esse é um projeto que vem se consolidando na Bahia”, disse.

Atualmente, a Bahia possui 2.267 pessoas na fila de espera por um transplante de rim e outras 71 aguardando um fígado. Especialistas reforçam que a ampliação da doação de órgãos continua sendo fundamental para reduzir o tempo de espera e salvar vidas.

Trump ameaça Irã após troca de ataques: "Pagarão o preço"

Presidente dos EUA afirmou que forças iranianas estão "mortas" e que regime demorou "demais" para negociar um acordo
Camila Stucaluc/sbt
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra o Irã nesta quarta-feira (10). Em publicação nas redes sociais, o republicano afirmou que o regime de Teerã “demorou demais” para negociar um acordo para acabar com a guerra e que, agora, “pagará o preço”.

“As Forças Armadas do Irã são uma completa e total bagunça. Grande parte deles, assim como a Marinha e a Força Aérea, nem sequer existem mais – eles foram completamente derrotados. O Irã é só conversa e nada de ação. O valentão do Oriente Médio está morto. Eles demoraram demais para negociar um acordo que teria sido ótimo para eles, agora terão que pagar o preço”, escreveu.

A ameaça de Trump ocorre poucas horas após os países trocarem ataques. Na noite de terça-feira (9), os Estados Unidos bombardearam estações de controle terrestre e radares de vigilância iranianos perto do Estreito de Ormuz, em resposta à derrubada de um helicóptero militar norte-americano atribuída à Teerã. Mais no sbtnews

O que é o PlanMob-Brasil e como ele pretende transformar a mobilidade urbana

Plano Nacional de Mobilidade Urbana está sendo elaborado por meio de uma consulta pública; sugestões podem ser enviadas até 3 de julho
Agência Gov | Via MCidades
Rovena Rosa/Agência Brasil
Mobilidade urbana significa garantir que as pessoas consigam acessar os lugares com segurança, eficiência e qualidade de vida

O deslocamento nas cidades brasileiras vai muito além de carros e vias. Mobilidade urbana significa garantir que as pessoas consigam acessar trabalho, escola, saúde, lazer e serviços essenciais com segurança, eficiência e qualidade de vida. É nesse contexto que o Ministério das Cidades vem construindo o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, o PlanMob-Brasil.


Coordenado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), o plano será um instrumento estratégico para orientar ações e investimentos públicos e privados voltados à mobilidade urbana em todo o País, com foco em cidades mais acessíveis, sustentáveis, seguras e integradas.

A construção do PlanMob-Brasil está alinhada à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em 2012, que estabeleceu diretrizes para integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade nos municípios brasileiros. A política também reforçou a importância do planejamento urbano, priorização do transporte público coletivo e da mobilidade ativa, como caminhadas e bicicletas. Mais na agenciagov

Recurso de big techs não deve mudar decisão do STF, diz jurista

Para especialista, Corte deve apenas esclarecer pontos da decisão sobre redes sociais
Luara Castilho*sbt
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira (10) os recursos apresentados por empresas como Google e Meta contra a decisão que ampliou a responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por usuários. A expectativa é que a Corte esclareça pontos da tese aprovada em 2025, sem alterar o entendimento principal firmado no julgamento.

A discussão gira em torno da aplicação do artigo 19 do Marco Civil da Internet. A regra original exigia ordem judicial para que as plataformas removessem conteúdos publicados nas redes sociais. O STF, porém, criou excessões para situações envolvendo terrorismo, atos antidemocráticos, crimes contra crianças e adolescentes, violência contra mulheres e outros conteúdos considerados ilícitos.

Para o coordenador do curso de Direito da ESPM, Marcelo Crespo, a principal preocupação das empresas está relacionada ao chamado dever de cuidado. "As plataformas vão ter que passar a monitorar, de alguma forma, o conteúdo publicado por terceiras pessoas, para ver se esses conteúdos são ilícitos", explicou, em entrevista ao News Primeira Edição, do SBT News.

Caso identifiquem publicações enquadradas nessas categorias, as empresas podem ser obrigadas a removê-las mesmo sem decisão judicial.

Google, Meta e entidades do setor alegam que a decisão contém pontos ambíguos e pedem definições mais claras sobre prazos de adaptação e critérios para notificações. As companhias também defendem que a obrigação de remoção seja restrita a conteúdos "manifestamente ilícitos", argumentando que interpretações subjetivas podem resultar em exclusões excessivas de publicações. Mais no sbtnews

Senado aprova pauta-bomba de R$140 bi sem acordo com governo

Texto permite a renegociação da dívida rural e foi ampliado na Comissão de Assuntos Econômicos; Fazenda tentou negociar termos, mas não houve consenso
Victor Schneider, Soane Guerreiro - sbt
Presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) | Divulgação/Waldemir Barreto/Agência Senado
O Senado aprovou nesta quarta-feira (10), em votação simbólica, um projeto de lei que permite a renegociação de dívidas rurais a contragosto da equipe econômica do governo Lula (PT), que buscou, sem sucesso, entendimento durante a tarde com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do texto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O impacto fiscal estimado é de R$ 120 bilhões pelos próximos 10 anos, segundo cálculo dos senadores. O Ministério da Fazenda, por sua vez, já fala em R$ 140 bilhões de custo para as contas públicas. O projeto volta agora para a Câmara dos Deputados.

A proposta autoriza o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para financiar dívidas de produtores rurais que sofreram perdas causadas por calamidades climáticas. O Planalto e a Fazenda, por outro lado, consideram que esse fundo deveria continuar priorizando áreas como educação, saúde e habitação social. O texto também prevê a utilização de dinheiro dos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).

Calheiros foi decisivo na ampliação do escopo do projeto na CAE. A versão votada em agosto de 2025 na Câmara se limitava à securitização das dívidas de produtores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, mas, por influência do senador alagoanoe pressão do agro, passou a abarcar também outros estados do país. Um dos argumentos utilizados foi a oscilação nos preços do dólar com a guerra no Irã nos contratos de importação do meio rural.

Dezenas de produtores rurais vieram acompanhar a discussão e pressionar os parlamentares a aprovarem o texto. Outro a vir pessoalmente a Brasília foi Eduardo Leite (PSD), governador gaúcho.

Os discursos que antecederam a aprovação foram de aceno unânime aos produtores tanto de governistas quanto de senadores de oposição, em sinal de que a pauta tem apelo popular e está no centro da agenda rural.

Alcolumbre acelerou a apreciação de olho no curto prazo do calendário, em se considerando o recesso parlamentar de julho e o esvaziamento do Congresso no segundo semestre por causa das eleições. As mudanças feitas no Senado forçam o projeto a retornar para análise da Câmara. Mais no sbtnews

Flávio José confirma agenda de São João em 2026 e tira Bahia da lista após polêmica com cachê

Por Bianca Andrade / BN
Foto: Ícaro Soares/GOVBA
O martelo foi batido por Flávio José. Após tornar pública uma queixa pela redução do cachê para se apresentar na Bahia durante o São João, o veterano deixou o estado de fora da sua agenda do período junino para 2026.

Ao divulgar a agenda para o mês de junho, o cantor confirmou apenas 17 apresentações, todas elas fora da Bahia. Flávio José já havia sido anunciado em municípios como Senhor do Bonfim e Dias D'Ávila. Segundo o artista, a decisão afeta cerca de 15 cidades do estado.

A decisão de Flávio José foi motivada após o artista descobrir uma recomendação do Ministério Público da Bahia para reduzir o cachê do forrozeiro, que em 2026 solicitou R$ 350 mil por apresentação, R$ 100 mil a mais em relação ao ano passado.

"Às vésperas da maior festa de manifestação cultural do Nordeste, eu recebo a notícia que o MP da Bahia resolveu diminuir o meu cachê! Enquanto outros artistas que nada têm a ver com forró ganham rios de dinheiro. É de um desrespeito sem tamanho."

Em 2025, de acordo com dados do painel junino do MP-BA, o artista paraibano fez 13 shows no estado, passando pelas cidades de Salvador, Conceição do Jacuípe, Maracás, Jequié, Amargosa, Camaçari, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Mata de São João, Capim Grosso, Presidente Tancredo Neves, Amelia Rodrigues e Paripiranga.

A promotora Rita Tourinho revelou em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na Antena 1, que chegou a se reunir com representantes do artista, que foi irredutível a qualquer tipo de acordo para que os shows fossem mantidos.

"Tentamos de todo jeito fazer algum tipo de diálogo, traçar algum tipo de conversação com ele, o próprio representante dele trazia sugestões para a mesa, nós acatávamos. Ele não acatou absolutamente nada, disse que não faz acordo absolutamente algum. Essa foi uma decisão dele."

Tourinho reforçou que a situação relatada por Flávio José aconteceu com diversos outros artistas que tiveram seus cachês revisados seguindo um critério técnico, não sendo uma exclusividade do forrozeiro.

De acordo com o levantamento feito pelo Bahia Notícias, artistas de outros gêneros que não o forró, estilo que deveria predominar na festa junina, irão faturar mais do que atrações do forró, a exemplo da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, por exemplo, irá faturar um total de R$ 2.715.000,00 por três shows no estado.

O cachê de R$ 905 mil por show chega a ser cerca de 3 vezes maior do que o cobrado por Flávio José por show, R$ 350 mil.

Segundo o MP-BA, além dos parâmetros estabelecidos pela Instituição e Tribunais de Contas (TCM e TCE) e a média dos valores pagos aos artistas em 2025, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as recomendações foram feitas com base na relevância e projeção dos artistas.

"Vale destacar que o MPBA e os Tribunais de Contas também estabeleceram critérios técnicos que consideram a notoriedade e a projeção dos artistas, reconhecendo que atrações de maior relevância no mercado podem justificar valores contratuais superiores aos parâmetros médios."

Avança no Senado proposta que deve dificultar sequestros de bebês na maternidade

Proposta para tornar obrigatória a biometria de mães e bebês no parto
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), um projeto que torna obrigatória a coleta de digitais de mães e recém-nascidos logo após o parto. A proposta quer evitar crimes graves, como a troca de bebês, falsificação de documentos e até o tráfico de crianças.

Hoje, muitas maternidades já usam algum tipo de identificação, mas não existe uma regra única para todo o Brasil. Com a nova lei, o procedimento será padronizado.

O ideal é que as maternidades usem um sistema digital, mas, se não houver tecnologia disponível, o método tradicional de impressão também será aceito. Acesse o relatório: https://abre.ai/pnCK

A relatora do projeto, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), explicou que a tecnologia vai fortalecer a segurança dos registros civis sem dificultar o trabalho das equipes de saúde.

"O projeto não cria procedimento complexo ou incompatível com a realidade dos serviços de saúde, mas busca conferir uniformidade, segurança jurídica e padronização nacional a práticas já amplamente conhecidas".

Proteção de dados
Além da coleta das impressões, o projeto garante que essas informações fiquem protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados coletados serão ligados diretamente à Declaração de Nascido Vivo (DNV) — o documento que dá origem à certidão de nascimento — para garantir que a identificação seja real e rastreável.

"O registro civil de nascimento representa o primeiro ato formal de reconhecimento da personalidade jurídica da criança e constitui instrumento essencial para o exercício de inúmeros direitos ao longo da vida".

Próximos passos
Como foi aprovado em caráter terminativo na CAS, o projeto não precisa passar pelo plenário do Senado, desde que não haja recurso para isso. Agora, a proposta segue para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se for aprovada e virar lei, as maternidades terão um prazo de 180 dias para se adaptarem às novas regras.

Doença silenciosa: Diabetes avança e desafia prevenção no Brasil

Com mais de 16 milhões de casos no país, doença cresce e reforça a importância do diagnóstico precoce
Juliano Franca / Bahia.Ba
Foto: Magnific
A descoberta do diabetes ainda acontece de forma tardia para milhares de brasileiros. Embora seja uma das doenças crônicas mais comuns do país, muitos pacientes convivem durante anos com alterações nos níveis de glicose sem apresentar sintomas evidentes, o que dificulta o diagnóstico precoce e aumenta o risco de complicações.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 16 milhões de adultos vivem com diabetes no Brasil. O número coloca o país entre os que registram as maiores incidências da doença no mundo e acende um alerta para a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular.

Um dos principais desafios é que o diabetes tipo 2, responsável pela maior parte dos casos, costuma se desenvolver de forma gradual. Quando os sinais aparecem, muitas vezes são interpretados como consequências da rotina corrida ou de outros problemas de saúde menos graves.

“A evolução da doença geralmente é lenta. Por isso, muitas pessoas acabam ignorando os primeiros sinais ou sequer percebem que existe alguma alteração acontecendo”, explica a endocrinologista Verônica Leite, da Clínica SiM.

Complicações podem ser o primeiro alerta
Não são raros os casos em que o paciente só descobre o diabetes após enfrentar algum problema de saúde mais sério. Alterações cardiovasculares, comprometimento dos rins, perda de visão e danos nos nervos estão entre as complicações associadas ao controle inadequado da glicemia ao longo do tempo.

Segundo a especialista, quando o diagnóstico ocorre apenas após essas manifestações, o organismo já pode ter sido impactado pela doença durante anos. “O grande risco está justamente no fato de o diabetes agir silenciosamente. Sem acompanhamento, a glicose elevada continua causando danos mesmo sem provocar sintomas importantes”, destacou a endocrinologista.

Mudanças no estilo de vida influenciam aumento dos casos
Especialistas apontam que o crescimento da doença está diretamente relacionado a transformações nos hábitos da população. O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, a redução da prática de atividades físicas e o avanço da obesidade ajudam a explicar o cenário observado atualmente.

Além disso, fatores como histórico familiar, hipertensão, tabagismo, privação de sono e estresse constante também contribuem para elevar o risco de desenvolvimento da doença.

O avanço dos casos entre adultos mais jovens tem chamado a atenção dos profissionais de saúde, que reforçam a necessidade de ampliar a conscientização sobre o problema.

Diagnóstico precoce faz diferença

Quais sintomas ficar atento para quem tomou vacina do Butantan

Quem tiver vacinado há menos de 21 dias deve ficar atento a sintomas
Da Agência Brasil*
© Instituto Butantan/Divulgação
Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Saúde anunciou a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A medida foi tomada após 42 pessoas apresentarem sintomas graves depois de terem sido vacinadas. Três foram internadas e duas faleceram.

Os casos de reação adversa e as mortes estão sendo investigados para saber se há uma relação de fato com a vacina.

O ministério alerta que a suspensão é uma medida de precaução e que as pessoas vacinadas estão protegidas contra a dengue.

"É importante lembrar que essa vacina tem eficácia comprovada. Todas essas pessoas que estão vacinadas, elas estão protegidas conforme a proteção que é dada pela vacina", destaca o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em entrevista à Rádio Nacional.

O que fazer se tiver reação adversa
O diretor explica que aqueles que receberam a vacina nos últimos 21 dias estão em um período chamado viremia vacinal, quando ainda há presença da forma enfraquecida do vírus da dengue no sangue. Isso ocorre porque a vacina "imita" a infecção de forma controlada, ajudando o organismo a desenvolver os anticorpos contra a doença.

Desta forma, as pessoas vacinadas, nesse período, devem ficar atentas a algum sintoma semelhante a dengue, como os citados abaixo, e procurar atendimento médico. febre
dor no corpo
manchas no corpo
sinais de sangramento
vômito

Falta em audiência de instrução sem justificativa razoável leva a condenação por má-fé

Apesar de alegar hipossuficiência, autor declarou ter faltado à audiência porque estava de férias no litoral
Freepik
O autor de ação judicial que se ausenta de audiência de instrução sem justificativa razoável comete litigância de má-fé. Está sujeito, portanto, ao indeferimento do pedido e ao pagamento de indenização. Via Conjur

Com base nesse entendimento, o juiz substituto Natan Mateus Ferreira, da 2ª Vara do Trabalho de Apucarana (PR), julgou improcedente uma ação trabalhista contra uma empresa de telecomunicações e condenou o seu autor ao pagamento de uma multa por litigância de má-fé.

O empregado alegou jornada de segunda a sábado das 8h às 20h, com apenas 15 minutos de intervalo intrajornada, além de dois domingos por mês das 8h às 18h e trabalho em feriados sem nenhum pagamento ou compensação. E também saldo deficitário nos depósitos de FGTS feitos pela empresa e no pagamento de adicionais de periculosidade pela função exercida. Ele solicitou acesso à justiça gratuita, alegando hipossuficiência.

Conforme a reclamada, o trabalhador cumpria jornada de 44 horas semanais registrada com geolocalização. O empregado havia acordado um termo de compensação individual de jornada e reconheceu a obrigatoriedade de registro diário de ponto e proibição de horas extras.

Comportamento incompatível

Jogos do Brasil na Copa não terão ponto facultativo na Bahia

Cenário pode mudar caso a Seleção avance para o mata-mata da competição
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Os jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 não deverão provocar alterações no funcionamento dos órgãos estaduais na Bahia. Como as três partidas do Brasil nesta etapa da competição serão disputadas fora do horário convencional de expediente, não há previsão de ponto facultativo por parte do Governo do Estado.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti fará seus compromissos iniciais sempre à noite. A estreia contra o Marrocos está marcada para as 19h do próximo sábado (13).

Depois, o Brasil encara o Haiti às 21h30, em 19 de junho, e fecha a participação na fase de grupos diante da Escócia, também às 19h, no dia 24.

Com os confrontos programados para horários que não afetam a jornada regular de trabalho, a tendência é de manutenção das atividades normalmente durante a primeira fase do Mundial.

Situação pode mudar em caso de classificação
O cenário, no entanto, poderá ser diferente caso a Seleção Brasileira avance para a fase eliminatória da competição. Se terminar a primeira fase na liderança do Grupo C, o Brasil voltará a campo no dia 29 de junho, uma segunda-feira, às 14h (de Brasília).

Intercept revela tabela de pagamentos de Vorcaro a fundo americano do filme Dark Horse

Foto: Divulgação
O site The Intercept revelou, nesta terça-feira (9), que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro possuía uma tabela com o cronograma de pagamentos a serem realizados ao fundo Havengate Development Fund, que seria responsável pelo financiamento do filme biográfico de Jair Bolsonaro, "Dark Horse". Via BN

O documento divulgado pelo site é uma planilha intitulada “Funding Schedule”, enviada em 7 de agosto de 2025 pelo empresário Thiago Miranda a Daniel Vorcaro. O cronograma previa 14 desembolsos entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026. As duas primeiras parcelas foram de 2 milhões de dólares cada, inicialmente previstas para 20 e 25 de janeiro de 2025, mas efetivamente pagas em 13 de fevereiro e em 24 de março, segundo a planilha.

As outras 12 foram fixadas em 1,66 milhão de dólares cada. A primeira delas também foi paga em 24 de março, outras duas em 25 de abril e mais uma em 29 de maio. Ao final do cronograma, o total recebido indica uma soma de 10,6 milhões de dólares.

Fotos: Reprodução / The Intercept
Na mensagem, o empresário teria escrito, segundo o intercept, “Duas em atraso e está para vencer a terceira agora em agosto”. Miranda recebeu uma resposta curta de Vorcaro: “Segunda fazemos duas”.

Ainda de acordo com a reportagem, Vorcaro volta a discutir o tema com o pastor Fabiano Zettel, cunhado e operador financeiro do banqueiro. Mensagens divulgadas apontam que Vorcaro encaminhou o documento a Zettel e deu orientações: "precisa me ajudar controlae isso” e “tem que pagar a segunda e a terceira”.

COMPROVANTE DE PAGAMENTO
O Intercept divulgou ainda um comprovante de uma operação financeira que teve como remetente a Entre Investimentos e Participações Ltda. O pagamento . O pagamento teria sido processado por meio do Banco BS2 e destinado a uma conta do Havengate vinculada ao JPMorgan Chase Bank.

Segundo a reportagem, o extrato seria referente a primeira transferência internacional para financiar “Dark Horse”.

Número de mortos em terremoto nas Filipinas sobe para 46

Sismo também deixou 650 feridos; buscas por desaparecidos continuam
Camila Stucaluc/SBT
Terremoto de magnitude 7,8 deixa mortos nas Filipinas | Reuters
Subiu para 46 o número de mortos em decorrência do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sul das Filipinas no início da semana. A atualização foi feita nesta quarta-feira (10) pela Defesa Civil, que encontrou um corpo nos escombros do supermercado que desabou em General Santos.

Ao todo, 16 pessoas seguem desaparecidas. O tremor também deixou 650 feridos, que receberam tratamento em unidades de saúde da região.

“As buscas continuam. As operações estão sendo realizadas sob rigorosos protocolos de segurança, com a equipe de resgate trabalhando em estreita colaboração com especialistas técnicos e equipes de avaliação estrutural para garantir a segurança dos socorristas e, maximizar as chances de localizar as vítimas”, disse a Defesa Civil.

O terremoto atingiu a costa da ilha de Mindanao na segunda-feira (8). O tremor derrubou prédios, provocou deslizamentos de terra e gerou alertas de tsunami — descartados posteriormente. A destruição forçou a interrupção do Aeroporto Internacional de General Santos, o principal do país, exceto para missões humanitárias.

Ao todo, 2,5 mil casas e 117 prédios e instalações governamentais foram abaladas com o terremoto. Segundo a Defesa Civil, todas as estruturas deverão passar por avaliação técnica nos próximos dias. Enquanto isso, moradores recebem assistência por meio de um Centro de Operações de Emergência (COE) e uma Cozinha Móvel.

ITABUNA-BA: Prefeitura renova contrato com AACRRI para programas de educação ambiental e remuneração de catadores

A Prefeitura de Itabuna renovou o contrato com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) para as ações de educação ambiental e remuneração do serviço de coleta realizado pelos catadores.

“Itabuna é a primeira cidade da Bahia a celebrar esse tipo de contrato para que a categoria continue com a coleta e a ações educativas”, disse o secretário de Relações Institucionais e coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.

A informação foi transmitida à categoria durante as homenagens no Dia Nacional do Catador e da Catadora, na tarde de terça-feira, dia 9, no auditório do SEST SENAT, no Lomanto, sob o tema “Catadores e Catadoras: Direitos, Inclusão Socioprodutiva e Sustentabilidade na Construção de Cidades Mais Justas”.

Segundo o secretário, “a remuneração dá a garantia aos catadores contra eventuais prejuízos por queda de preços dos materiais recicláveis, receita ou de renda. Então, o poder público, através dessa sustentação, assegura o equilíbrio econômico da categoria”. Ele acrescentou que o novo ciclo contratual terá vigência por mais um ano.

“O prefeito Augusto Castro (PSD) e a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, fizeram questão de que a gente desse essa informação aqui hoje. Portanto, Itabuna fortalece ações sustentáveis, preservação ambiental e de estruturação da coleta seletiva, além do incentivo e fortalecimento do trabalho dos catadores, inclusive contando com apoio dos órgãos de controle”, afirmou Rosivaldo Pinheiro. Mais AQUI

Vacina do Butantan não é aplicada em crianças nos postos de saúde

Imunizante destinado às crianças é fabricado pelo laboratório Takeda
Agência Brasil*
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A vacina contra dengue do Butantan, que teve a aplicação suspensa pelo Ministério da Saúde, não é o imunizante aplicado em crianças nos postos de saúde.

Chamada de Qdenga, a vacina aplicada em crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos é fabricada pelo laboratório Takeda (japonês). Esse imunizante não sofreu nenhum tipo de suspensão.

"A vacina do laboratório Takeda, que é feito para crianças de 10 anos até adolescentes de 14 anos, essa segue com a vacinação normal em todo o país", explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em entrevista à Rádio Nacional.

A Qdenga está disponível na rede pública desde 2024. Cerca de 8 milhões de doses já foram aplicadas no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.

Além disso, Gatti ressalta que a vacina do Butantan é indicada para pessoas acima de 15 anos de idade e não estava disponível para toda a população.

"Ela [vacina do Butantan] estava direcionada para um público muito específico, porque a gente tinha começado apenas a estratégia", afirma.

Colabore com o Tabocas Notícias

Obrigado por confiar e apoiar o Tabocas Notícias, contribuindo com a  informação de qualidade, compromisso e credibilidade.

É um prazer ter você fazendo parte dessa história de 15 anos de muito trabalho e dedicação com responsabilidade.

Governo quer aumentar mistura de etanol na gasolina para 32%

Reprodução / Portal Uol
O governo federal pretende ampliar a participação do etanol na composição da gasolina vendida no país. A proposta foi anunciada nesta terça-feira (9) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que informou que submeterá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a elevação da mistura obrigatória de etanol anidro dos atuais 30% para 32%.

A medida será analisada na próxima reunião do colegiado, prevista para ocorrer nas próximas duas semanas. O CNPE é responsável por definir diretrizes para o setor energético brasileiro e reúne representantes de diversos ministérios do governo federal.

Segundo Alexandre Silveira, a proposta integra um conjunto de ações voltadas à ampliação da segurança energética do país, à redução da dependência de combustíveis importados e ao fortalecimento da produção nacional de biocombustíveis.

O anúncio foi feito após uma reunião realizada no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo e representantes do setor sucroenergético. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a ampliação da mistura também busca minimizar possíveis impactos no mercado de combustíveis provocados pelas tensões geopolíticas e pelos conflitos em curso no Oriente Médio.

Caso seja aprovada pelo CNPE, a mudança elevará a participação do etanol na gasolina comercializada em todo o território nacional, reforçando a aposta do governo nos biocombustíveis como alternativa para reduzir custos de importação e estimular a cadeia produtiva do setor.

CLT garante demissão por justa causa em caso de tentativa de feminicídio

CLT garante ao empregador demitir por justa causa em consequência do mau procedimento do empregado
Agência Brasil
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT ) garante ao empregador o direito de rescindir o contrato do trabalhador por justa causa por mau procedimento, seguindo requisitos como gravidade e provas, com punição que deve ser aplicada logo depois da ciência do fato.

Com base nesse entendimento, a 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (interior de São Paulo) modificou uma decisão da Vara do Trabalho de Jundiaí e manteve a demissão por justa causa de um empregado acusado de tentativa de feminicídio contra a ex-companheira e de tentativa de homicídio contra o atual companheiro dela.

O episódio ocorreu em agosto de 2023. Com a prisão em flagrante, a empresa demitiu o empregado. Contudo, a Vara do Trabalho de Jundiaí anulou a justa causa com a alegação de que não havia condenação e que o crime havia ocorrido fora do horário de trabalho.

Com isso, a empresa foi condenada ao pagamento de aviso prévio, férias proporcionais, 13º salário proporcional, multa de 40% do FGTS e à penalidade pela não quitação das verbas rescisórias (artigo 477, parágrafo 8º, da CLT).

Perfil violento
A empresa recorreu da decisão com recurso ordinário, citando o artigo 482, alínea “b”, da CLT, com a alegação de que a conduta do empregado fere a moralidade e os padrões éticos, tornando insustentável a manutenção do vínculo empregatício mesmo que o acusado ainda não tenha sido condenado. Mais na conjur

LIGA URUÇUQUENSE DE FUTEBOL AMADOR - LUFA - 40 ANOS

Presidente: Carlos Alberto (Bebeto) Vice-Presidente: Ricardo Luiz

Juízes de grupo criado por Fachin para estudar ‘penduricalhos’ receberam até R$ 332,2 mil por mês

Foto: Ton Molina / STF
Os cinco integrantes do comitê executivo do grupo de trabalho criado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, para elaborar propostas sobre a remuneração no Poder Judiciário receberam, em 2025, valores brutos superiores ao teto constitucional. As informações são do Estadão.

Um levantamento realizado com base no Painel de Remuneração dos Magistrados, do CNJ, pelo Estadão, aponta que, somados, os vencimentos brutos dos integrantes alcançaram R$ 8,3 milhões no período, com remunerações médias mensais, desconsiderado o 13º salário, variando entre R$ 71,2 mil e R$ 189,1 mil.

O grupo de trabalho foi instituído por portaria publicada por Fachin na sexta-feira (5) com prazo de seis meses para apresentar propostas legislativas voltadas ao aperfeiçoamento do sistema remuneratório da magistratura. A iniciativa ocorre após medidas adotadas pelo STF para disciplinar o pagamento de verbas adicionais conhecidas como "penduricalhos", que permitem remunerações acima do teto constitucional.

De acordo com os dados levantados, o coordenador do grupo, o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, integrante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e desembargador auxiliar da Presidência do CNJ, registrou a maior remuneração entre os membros do comitê. Em 2025, recebeu média bruta mensal de R$ 189,1 mil entre salários, indenizações e outras verbas, sem considerar o 13º salário. Em dezembro, mês em que recebeu gratificação natalina de R$ 65,7 mil, a remuneração líquida alcançou R$ 272 mil e a bruta chegou a R$ 332,2 mil. No acumulado do ano, os vencimentos brutos ultrapassaram R$ 2,3 milhões.

Segundo os dados do contracheque, os pagamentos são compostos pelo subsídio como desembargador do TJ-SC e juiz auxiliar do CNJ, além de direitos pessoais, indenizações e direitos eventuais. Entre esses valores constam itens como abono de permanência, triênio, auxílio-alimentação, auxílio-saúde, ajuda de custo, abono constitucional de férias, indenização de férias e gratificação natalina.

Também integram o grupo Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP); Clara da Mota Santos Pimenta Alves, secretária-geral do CNJ e magistrada vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1); Paulo Marcos de Farias, do TJ-SC; e Lizandro Garcia Gomes Filho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Em 2025, Paula Navarro registrou rendimento bruto de R$ 1.684.827,57; Clara Alves, R$ 895.110,15; Paulo Farias, R$ 1.978.537,59; e Lizandro Gomes Filho, R$ 1.470.557,18.

A Constituição Federal estabelece como teto remuneratório do serviço público o subsídio dos ministros do STF, atualmente fixado em R$ 46,3 mil mensais. Em março deste ano, o Supremo aprovou novas regras para disciplinar o pagamento de verbas adicionais, permitindo que determinadas parcelas indenizatórias e outros adicionais elevem o total recebido pelos integrantes da magistratura, do Ministério Público e da advocacia pública em situações previstas na regulamentação.

Em nota, o Conselho Nacional de Justiça afirmou que "a remuneração dos magistrados brasileiros segue a Constituição Federal e as regulamentações vigentes, estando os dados integralmente disponíveis para consulta pública no Painel de Remuneração do Judiciário, em observância ao princípio da transparência".

O CNJ também informou que "desde a decisão do Supremo Tribunal Federal, em março deste ano, que aplicou novas regras para o regime remuneratório da magistratura, os tribunais brasileiros vêm adotando um sistema transitório para se adequarem amplamente à determinação do Supremo".

Sobre a composição do grupo de trabalho, o órgão declarou que "os magistrados indicados para integrarem o Grupo de Trabalho (Portaria CNJ nº 244/2026) que vai apresentar propostas e soluções para a questão remuneratória recebem subsídios fixados pelos seus respectivos tribunais de origem, que vêm se adequando à determinação do STF desde a folha de pagamento de maio de 2026".

O CNJ esclareceu ainda que o valor do subsídio corresponde à contraprestação regular pelo exercício da função e respeita o limite legal, destacando que as variações observadas nos rendimentos brutos e líquidos anuais de 2025 não representam o salário mensal ordinário dos magistrados. Segundo o órgão, essas diferenças decorrem de verbas relativas a direitos pessoais, parcelas de caráter indenizatório e direitos retroativos acumulados ao longo de anos anteriores e pagos de forma concentrada, conforme autorização legal e orçamentária.

Ainda conforme a nota, os magistrados designados para compor o Comitê Executivo do Grupo de Trabalho foram selecionados por seus "perfis técnicos, experiência administrativa e reconhecida capacidade de gestão pública", tendo como objetivo "aperfeiçoar, conferir maior eficiência e padronizar o sistema remuneratório da magistratura nacional, em estrito cumprimento à decisão do STF".

Por fim, o Conselho Nacional de Justiça afirmou que reafirma "seu compromisso com a legalidade, a transparência e o contínuo aprimoramento da governança orçamentária do Poder Judiciário".