Oitiva do ex-presidente está marcada para 14h30
Foto: Isac Nóbrega/PR
O depoimento de Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF) no inquérito que apura o caso das joias dadas pelo governo da Arábia Saudita vai ocorrer nesta quarta-feira (5), às 14h30. A oitiva do ex-presidente será na sede do órgão em Brasília.
Para a PF, Bolsonaro até que justificar a entrada regular das peças sauditas no Brasil, em 2019. O ex-mandatário também vai responder sobre o recebimento de um fuzil e uma pistola, dos Emirados Árabes.
Autoridades vão questionar Bolsonaro se houve tentativa de coagir funcionário da Receita Federal para que os itens apreendidos pelo órgão fossem liberados sem passar pelo procedimento correto. O presente seria incorporado ao acervo pessoal do ex-presidente.
As investigações sobre o caso começaram após a comitiva do ex-presidente entrar no Brasil com um conjunto de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, destinadas á ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, na mochila de um assessor do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Nas vésperas do depoimento, a defesa do político entregou à Caixa Econômica Federal o terceiro kit de joias a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU). O conjunto, avaliado em R$ 500 mil, foi recebido em mãos por Bolsonaro durante uma viagem ao Catar, em 2019, e estava guardado na fazenda do ex-piloto Nelson Piquet, em Brasília.
Além de Bolsonaro, nesta quarta, serão ouvidas mais nove pessoas. Na relação estão o coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o coronel Marcelo Costa Câmara, e agentes da Receita Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário