A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade, esclarece que não procede a denúncia do fechamento do Centro de Referência da Doença Falciforme de Itabuna (CERDOFI).
Esclarece ainda que na verdade foi cogitada a desmobilização de pacientes pactuados por conta do financiamento da unidade, que atende a 52 municípios, cujo custeio é feito com recursos próprios e majoritariamente de Itabuna, que acolhe mais de 70% de pacientes oriundos de cidades circunvizinhas (102 de 362).
Neste cenário, a unidade não será desmobilizada por hora, pois, a gestão tem articulado estratégias junto ao Governo do Estado e aguarda parecer com relação ao financiamento do CERDOFI, para então melhorar a assistência da unidade que acolhe toda região.
Sobre os medicamentos, a Assistência Farmacêutica reitera que a Dipirona já foi reabastecida em todas as unidades da rede. O eventual atraso se deu por conta de entrega de fornecedores licitados.
Quanto a Amoxicilina, a situação de desabastecimento acontece em todo território nacional, mas o município conseguiu aderir a um lote proveniente do estado e que terá como prioridade o abastecimento do CERDOFI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário