Polícia Federal intimou nomes como o general Gustavo Dutra de Menezes, que liderava o Comando Militar do Planalto em 8 de janeiro
Foto: reprodução redes sociais
A Polícia Federal vai ouvir membros das Forças Armadas de alta patente nos inquéritos que apuram as circunstâncias da ocupação e vandalização do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro deste ano. Um dos intimados a depor é o general Gustavo Dutra de Menezes, que conduzia o Comando Militar do Planalto na ocasião dos ataques.
A investigação dos militares foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e teve como ponto de partida informações colhidas na operação Lesa Pátria. Policiais militares ouvidos na quinta fase indicaram a participação ou omissão de integrantes do Exército responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pelo Batalhão da Guarda Presidencial.
Alexandre de Moraes ressaltou que a Justiça Militar é competente para julgar crimes militares, mas não necessariamente todos os delitos cometidos por seus integrantes.
Cerca de 80 militares deverão ser chamados, entre eles o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão de Guarda Presidencial. As oitivas devem acontecer na quarta-feira (12). O esquema de segurança já está sendo estruturado. Fontes: UOL e Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário