> TABOCAS NOTICIAS : Portal Gov Br simplifica acesso a 4 mil serviços federais

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Portal Gov Br simplifica acesso a 4 mil serviços federais

Mais de 137 milhões de pessoas cadastradas já se beneficiaram, de forma gratuita, das facilidades da plataforma
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Solicitar o pagamento do Auxílio Brasil e a obtenção de carteiras de Trabalho, Identidade e de Trânsito são alguns dos quatro mil serviços disponíveis na plataforma Gov Br. O site registra, mensalmente, mais de 200 milhões de transações efetivadas a partir do catálogo de atendimento digital do Governo Federal.
Dados atualizados do Ministério da Economia, coordenador do sistema, indicam que mais de 137 milhões de brasileiros mantém conta ativa no Gov Br e recorrem às funcionalidades da plataforma.

A digitalização já alcança 84% da totalidade de 4,8 mil serviços públicos disponíveis à população. O objetivo é que, até o final de 2022, 100% destas ações estejam digitalizadas. Até o momento, 204 órgãos públicos já se integraram à plataforma.

A meta da iniciativa é simplificar a vida do usuário, gerando economia aos cofres públicos e à população. A estimativa do Ministério da Economia é que são economizados, anualmente, R$ 4,6 bilhões ao Poder Público e aos cidadãos com a oferta de serviços pela internet.

O Gov Br pode ser acessado pelo site homônimo e pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. A partir da criação da conta, forma-se um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Dessa maneira, com um único usuário e senha, todos os serviços integrados ao Gov Br poderão ser acessados.

Destaques
Os três serviços mais acessados, no último mês, foram a consulta de Cadastro de Pessoa Física (CPF); o recebimento do abono salarial; e a consulta à restituição do Imposto de Renda, conforme levantamento do Ministério da Economia.

Outro serviço que tem registrado bastante demanda é o de assinatura eletrônica, que é gratuita, permitindo o registro de firma em documentos por meio digital. De acordo com o Decreto Nº 10.543, de novembro de 2020, a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

Conta Gov Br
Para criar uma conta na plataforma Gov Br, o cidadão deve acessar o site, disponível aqui, informar o seu CPF e clicar em “continuar” para preencher o restante dos dados exigidos.

Para facilitar a busca pelo atendimento, o portal separa os serviços disponíveis em 16 categorias: Agricultura e Pecuária; Assistência Social; Ciência e Tecnologia; Comunicações e Transparência Pública; Cultura, Artes, História e Esportes; Educação e Pesquisa; Empresa, Indústria e Comércio; Energia, Minerais e Combustíveis; Finanças, impostos e Gestão Pública; Forças Armadas e Defesa Civil; Justiça e Segurança; Meio Ambiente e Clima; Saúde e Vigilância Sanitária; Trabalho, Emprego e Previdência; Infraestrutura, Trânsito e Transportes; e Viagens e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário