> TABOCAS NOTICIAS : Lula lidera na região Nordeste; Bolsonaro ganha no Sul e Centro-Oeste

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Lula lidera na região Nordeste; Bolsonaro ganha no Sul e Centro-Oeste

Há empate técnico, mesmo com liderança do ex-presidente, no Norte e no Sudeste, onde petista avançou 12 pontos
Foto: Reprodução / Band
Na divisão regional da corrida pelo Palácio do Planalto, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está na frente no Sul e no Centro-Oeste. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera no Nordeste e está na frente no Norte e no Sudeste, embora a diferença pequena indique empate técnico nas duas últimas regiões. Este cenário integra pesquisa de intenção de votos do Instituto Ideia e revista Exame divulgada nesta quinta-feira (29) na qual Lula tem 37% dos votos totais, contra 37% de Bolsonaro e pode até vencer no próximo domingo (2), quando ocorre o primeiro turno.

A Exame/Ideia revelou que no Sudeste o ex-presidente avançou 12 pontos. A região tem os três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nesta ordem). Lula conta com 46% das intenções de voto. Já Bolsonaro fica com 43% e os outos candidatos mais brancos/nulos/indecisos somam quase 12%. No Nordeste, o placar favorável ao petista é de 62% x 21%.

O candidato à reeleição supera o principal adversário no Sul por 45% x 33%. No Centro-Oeste, a diferença é um pouco menor 43% x 35%. No Norte, em outro empate técnico, Lula tem 41% e Bolsonaro soma 39% do eleitorado.

A nova Exame/Ideia ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro, em entrevista por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário