> TABOCAS NOTICIAS : Paulo Guedes prevê que Brasil cresce este ano mais do que a China

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Paulo Guedes prevê que Brasil cresce este ano mais do que a China

País asiático não é superado pela nossa economia há 42 anos; ministro espera alta de 2,8% entre os chineses e variação maior na economia brasileira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em participação no Flow Podcast, na terça-feira (27), o ministro da Economia, Paulo Guedes, projetou para este ano um crescimento brasileiro maior do que o da atividade econômica chinesa. Se confirmado, será a primeira vez em 42 anos que o Brasil tem um resultado anual melhor que o da China, cuja economia enfrenta problemas porque lá continuam sendo aplicadas medidas restritivas quando surgem casos de Covid-19.

“Estamos crescendo mais do que eles, estamos com a inflação mais baixa do que eles. Tivemos, agora, nesse trimestre, a maior deflação da história, três meses seguidos”, declarou o ministro. “A China, que era o grande motor de crescimento do mundo, este ano, a previsão do Banco Mundial, é de 2,8%. Pois se o Brasil não crescer nada daqui até o fim do ano, ele já cresceu os 2,8%.” Segundo o ministro, o Brasil também cresce em 2022 mais do que os Estados Unidos, França e Alemanha.

Paulo Guedes descreveu que o plano inicial do atual governo era conseguir uma alta do PIB de 1% no primeiro ano e, fazendo as reformas, crescer 2%, 3%, 3,5%, mas “dois ou três acidentes econômicos flutuante” afetaram estas previsões, crise hídrica, tragédia de Brumadinho e dificuldades com a Argentina. “O Brasil já está no caminho da prosperidade, recuperando sua dinâmica de crescimento”, concluiu. Fonte: CNN Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário