> TABOCAS NOTICIAS : ‘Nem secreta, nem escura’, diz presidente do TSE sobre sala de totalização

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

‘Nem secreta, nem escura’, diz presidente do TSE sobre sala de totalização

Ministro Alexandre de Moraes conduziu visita de entidades, partidos e representantes do governo ao "coração" da apuração dos votos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, reafirmou nesta quarta-feira (28) a transparência do funcionamento do espaço onde serão totalizados os votos das eleições gerais deste ano, que têm o primeiro turno marcado para o próximo domingo (2). “É uma sala aberta, clara, nem secreta, nem escura”, disse, após visita ao espaço por parte de entidades, partidos e representantes do governo.

A visitação aconteceu à convite do próprio magistrado. “Nós realizamos hoje uma visitação à sala de totalização exatamente para mostrar o que já é óbvio, mas sempre é importante atuar com transparência, com lealdade a todos aqueles que fazem esse processo eleitoral”, afirmou Moraes.

“Coração da apuração dos votos”, a Seção de Totalização (Setot) faz parte da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sala do Setot se assemelha ao um ambiente de trabalho convencional, sendo ocupada por 20 servidores que trabalham em conjunto com o restante do TSE e os tribunais regionais. Tem acesso liberado para representantes das entidades e órgãos como Ministério Público (MP), OAB, Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

O presidente do TSE afirmou que a sala acompanha o processamento da apuração dos votos para evitar problemas na rede, como sobrecarga. “Os técnicos acompanham com total fiscalização. A apuração é transparente, a apuração é auditável e é fiscalizada por todos aqueles que estão inscritos”, acrescentou. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário