> TABOCAS NOTICIAS : Idosa de 85, que não tinha sapatos para ir à escola, volta a estudar e comemora

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Idosa de 85, que não tinha sapatos para ir à escola, volta a estudar e comemora

Dona Naná não tinha sapatos para ir à escola e ganhou uma enxada de presente aos 8 anos para trabalhar no campo. Aos 85 ela voltou a estudar 
- Foto: divulgação / Philippe Lima
Imagina não ter sapatos para ir à escola e ganhar uma enxada de presente do pai para trabalhar aos 8 anos de idade! Essa é parte triste da historia da dona Naná, que agora, aos 85 anos, deu uma virada e se tornou a aluna mais idosa do Rio de Janeiro a entrar no curso de formação de professores na rede pública de ensino.

A dona Ignácia de Carvalho do Carmo sempre quis ser professora e agora está a alguns passos de realizar seu sonho. Moradora de Itaguaí, na Ilha da Madeira, ela está no 1º ano do curso de formação de professores do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos. Dona Naná conta que é filha de lavradores e que só frequentou escola durante um ano, na infância.

E só depois de idosa, quando ficou viúva, ela conseguiu forças para retomar o sonho da vida dela: estudar! “A vida me disse muitos nãos. Muita coisa que eu queria realizar não consegui. Ter filhos foi uma delas. Mas realizei o sonho de voltar a estudar para ser professora”, comemorou a idosa. Por Rinaldo de Oliveira / SNB

Não tinha sapato
Ela se ressente até hoje de um fato que acontece com muitas crianças brasileiras até hoje. Quando era pequena, dona Nana não tinha uniforme para ir à escola. A família era muito pobre e isso fazia a menina faltar às aulas.

“Não queria fazer feio né? Minha família não tinha condições (de comprar uniforme), então o jeito era faltar a aula às quintas. Eu usava um sapato com solado de cordas. Como iria me apresentar sem os sapatos?”, questionou.

Hoje ela se orgulha do uniforme novo que comprou para estudar e conta que deixa tudo pronto na véspera, para fazer bonito na escola.

“Posso dizer que foi a maior alegria da minha vida o dia que vesti esse uniforme, minha consagração. Comprei logo dois para que eles fiquem sempre limpinhos. Não gosto de ver as meninas que não cuidam de seus uniformes. O meu está sempre lindo”, disse orgulhosa. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário