> TABOCAS NOTICIAS : O que Cosme e Damião têm a ver com a conscientização sobre a doação de órgãos?

terça-feira, 27 de setembro de 2022

O que Cosme e Damião têm a ver com a conscientização sobre a doação de órgãos?

por Bruno Leite / BN
Foto: Jonas Santana / Divulgação
Festejados em várias casas Bahia afora com fartos banquetes onde o caruru, cortado e devidamente preparado por mãos habilidosas, é servido junto a outros petiscos, os santos gêmeos Cosme e Damião ocupam, além da dimensão litúrgica, outro importante lugar neste 27 de setembro.

Ambos são as divindades responsáveis pela conscientização sobre a necessidade da realização de transplantes de células, órgãos e tecidos, lembrada hoje pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos.

"Essa data foi criada aqui no Brasil e atualmente a gente comemora como o dia de incentivo à doação. Esse é um tema lendário, porque, reza a crença, que foram Cosme e Damião os dois médicos que fizeram o primeiro transplante da humanidade", afirmou o cirurgião Eraldo Salustiano de Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, explicando o tema.

De acordo com o profissional, a tradição religiosa dá conta de que, na ocasião desta primeira experiência dos santos, a perna de um indivíduo já falecido foi implantada em outra pessoa. O feito mítico agora inspira o ato de amor e fez com que os gêmeros fossem escolhidos como os patronos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário