> TABOCAS NOTICIAS : E-Título substitui título de eleitor? Entenda como usar

terça-feira, 27 de setembro de 2022

E-Título substitui título de eleitor? Entenda como usar

Cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo
Foto: Reprodução/Aplicativo
Há quatro anos, o título de eleitor ganhou a versão digital e cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo e-Título, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.

A tecnologia gratuita permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços, informou o TSE.

Ainda de acordo com o TSE, o eleitorado deve seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes “para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. Isso porque, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 3”, orientou.

Caso aconteça o segundo turno no dia 30 de outubro, a regra funciona da mesma maneira: “só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro”.

É possível usar o e-título ao invés do título impresso?
O TSE detalhou que o e-Título substitui o documento em papel desde que esteja atualizado e com foto. Além disso, o órgão esclareceu que o eleitor pode levar apenas o celular com o e-Título se estiver com a biometria em dia. Caso a foto não esteja aparecendo no aplicativo, o documento digital não poderá ser usado.

Como usar o aplicativo
Para utilizar a ferramenta digital é necessário fazer o download do aplicativo no celular ou tablet, com sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

Ao baixar, é só realizar o cadastro, colocando os dados necessários solicitados pelo portal e o e-título será emitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário