> TABOCAS NOTICIAS : Corregedor dá prazo para PL explicar relatório com supostas falhas no TSE

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Corregedor dá prazo para PL explicar relatório com supostas falhas no TSE

Presidente do partido terá de explicar utilização do fundo partidário em elaboração de documento contra urna eletrônica
Foto: Agência Brasil
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, tem 24 horas para explicar o uso do fundo partidário para elaboração do relatório contra as urnas eletrônicas. O prazo foi dado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral.

O documento divulgado pelo partido aponta 24 supostas falhas no sistema eleitoral brasileiro, baseado em uma auditoria feita pelo PL.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que o documento tem conclusões “falsas e mentirosas” e analisa se vai abrir investigação sobre a divulgação do material.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ainda mandou que o documento seja anexado ao inquérito das fake news para a apuração criminal dos idealizadores da nota.

Há integrantes do PL de olho em quanto podem perder se embarcarem nessa conspiração e preocupados com as candidaturas e campanhas.

Esse episódio expõe uma divisão na sigla. Uma ala mais pragmática que diz respeito a um partido que não é de agora, que já tem cravado seu nome na história da política brasileira e esteve na base de sustentação de outros governos; e tem uma outra ala, mais nova, chamada de bolsonarista.

Quando Bolsonaro confirmou sua ida ao PL, ele levou consigo vários parlamentares que eram do antigo PSL, hoje União Brasil, e acabou abrindo um grupamento dentro do partido de pessoas mais associadas à ala ideológica e às intenções bolsonaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário