Resumo da matéria
As folhas da moringa são ricas em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, antioxidantes e muito mais.
A moringa tem propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias, cardioprotetoras e de redução do colesterol
As sementes da moringa funcionam ainda melhor na purificação da água do que vários dos materiais sintéticos convencionais em uso atualmente
Por Dr. Mercola
A Moringa oleifera é uma árvore nativa do sul da Ásia e encontrada em todos os trópicos atualmente. Suas folhas foram usadas como parte da medicina tradicional por séculos e o sistema ayurvédico da medicina a associa à cura e prevenção de cerca de 300 doenças.
A moringa, às vezes chamada de "árvore milagrosa", "árvore baqueta" ou "árvore de raiz forte", tem folhas pequenas e redondas que contêm uma quantidade incrível de nutrientes: proteínas, cálcio, betacaroteno, vitamina C, potássio…o que você perguntar, a moringa tem. Não é de surpreender que tenha sido usada medicinalmente (e como fonte de alimentação) há pelo menos 4.000 anos.
O fato de que a moringa cresce rápida e facilmente faz com que ela seja interessante principalmente nas regiões pobres, e tem sido usada com sucesso para melhorar a ingestão de nutrientes em países como Malawi, Senegal e Índia. Nessas áreas, a moringa talvez seja o alimento mais nutricional disponível, e pode ser colhida durante todo o ano.
Eu mesmo plantei uma árvore de moringa por dois anos e posso confirmar o fato de que ela cresce como uma erva. Para aqueles que vivem em países de terceiro mundo, ela pode muito bem ser uma fonte nutricional valiosa.
No entanto, não recomendo plantar uma no seu quintal para fins de saúde uma vez que as folhas são muito pequenas e sua retirada do galho para consumo é uma tarefa extremamente tediosa.
As folhas são bem pequenas e difíceis de colher e usar, sendo assim, você verá, assim como eu, que cultivar uma é mais trabalhoso do que proveitoso.
Com tudo isso, não há dúvidas de que a moringa tem um perfil nutricional impressionante que a torna atrativa no momento em que é colhida…
Seis razões por que a moringa é considerada um superalimento
1. Rica em nutrientes
As folhas da moringa são ricas em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e muito mais. Cem gramas de folhas secas de moringa contêm:
9 vezes a proteína do iogurte
10 vezes a vitamina A das cenouras
15 vezes o potássio da banana
17 vezes o cálcio do leite
12 vezes a vitamina C das laranjas
25 vezes o ferro do espinafre
Nenhum comentário:
Postar um comentário