> TABOCAS NOTICIAS : BA: Luís Eduardo Magalhães é o único município com crescimento populacional em 2018

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

BA: Luís Eduardo Magalhães é o único município com crescimento populacional em 2018

por Clara Gibson**Foto: Reprodução / Jornal O Expresso
O município de Luís Eduardo Magalhães é o único da Bahia que apresentou crescimento populacional entre os anos de 2017 e 2018. Segundo a Estimativa de População 2018, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (28), a cidade apresentou 1.196 moradores a mais do que no ano passado, representando um crescimento de 1%. Apesar do número parecer pequeno, diferente das outras 416 cidades da Bahia, Luís Eduardo Magalhães foi a única que apresentou saldo populacional positivo em 2018.

O mesmo município foi o melhor qualificado da Bahia pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em junho deste ano, que avaliava as condições de emprego e renda, saúde e educação dos municípios (veja aqui), com nota 0,7783 (os índices variavam de zero a um).

Conforme a estimativa do IBGE, a cidade que teve o maior decréscimo populacional este ano foi Maetinga, que perdeu 879 habitantes de um ano para outro. O número corresponde a 20% da quantidade estimada de pessoas que moravam na cidade em 2017. Em segundo lugar temos o município de Ribeirão do Largo, com uma perda de 15%, em seguida Potiraguá, que teve a sua população diminuída em 11%, e Guajeru, Iramaia e Caatiba, que tiveram um decréscimo de 10%. Por causa do decréscimo na população, alguns municípios da Bahia haverá perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e alguns programas federais (veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário