> TABOCAS NOTICIAS : Número de mortes provocadas por overdose e suicídio supera diabetes nos Estados Unidos

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Número de mortes provocadas por overdose e suicídio supera diabetes nos Estados Unidos

Foto: Reprodução / Jornal Ciência
Nos Estados Unidos, o número de mortes causadas por overdose já supera os óbitos por diabetes. Essa informação foi divulgada por um grupo de pesquisadores, que publicou o resultado da análise na revista BMJ, nessa segunda-feira (27).

De acordo com o G1, a pesquisa foi coordenada pelo Departamento de Epidemiologia da Universidade de West Virginia, junto aos Departamento de Psiquiatria da Universidade de Rochester, em Nova York, e da Universidade Harvard, em Boston.

Os cientistas chamam de "mortalidade por autolesão" o índice que reúne óbitos ocorridos por suicídios concluídos por qualquer método e mortes não-intencionais em decorrência do uso de opióides e outras intoxicações relacionadas ao uso de drogas.

Segundo a publicação, os resultados apontam que as mortes por suicídio e uso de substâncias ilícitas já foram maiores que as provocadas por diabetes em 2015. No ano seguinte, essa diferença aumentou: foram 29,1 mil óbitos a cada 100 mil habitantes pelo uso de drogas e suicídio contra 24,8 mil por diabetes.

Outro dado apresentado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano, indica que o número de mortes pela primeira causa cresceu 80% no país desde 2000, sendo os homens o público mais atingido. As mulheres, por outro lado, ainda morrem mais por diabetes, mesmo com esse índice em queda no período de 2000 a 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário