> TABOCAS NOTICIAS : L. DO TABOCAL-BA: Governador decreta estado de emergência por escassez de água

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

L. DO TABOCAL-BA: Governador decreta estado de emergência por escassez de água

Decreto assinado pelo governador Rui Costa e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28), homologa o Decreto Municipal nº 090/2018, de 14 de agosto de 2018, que declarou o município de Lajedo do Tabocal em “Situação de Emergência”, pelo prazo de 180 dias. 

Para a decretação são considerados os danos decorrentes da estiagem que está a afetar as atividades econômicas e a atingir a população, além das informações prestadas pela Superintendência de de Proteção e Defesa Civil – SUDEC.

O município de Lajedo do Tabocal vive a seca mais abrasiva do último meio século, com escassez total nos mananciais de água para animais e consumo humano. 

Hoje é abastecido por poços tubulares perfurados pela Embasa para socorrer o abastecimento, com ajuda de um outro manancial, que sofre também com o aumento de consumo da água e aos poucos vai perdendo capacidade. Apensar das chuvas durante o ano, a região vive uma “Seca Verde”, onde há chuvas, mas não acumula água nos mananciais. Foto:Itiruçu Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário