> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisadores desenvolvem método para reciclar plástico em casa

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Pesquisadores desenvolvem método para reciclar plástico em casa

Do UOL, em São Paulo**LUCAS LACAZ RUIZ /A13
Jogar uma garrafa PET na lata de lixo da sua casa e vê-la se transformar em biogás. Parece um cenário futurista e longe do nosso alcance, ainda mais sabendo quanta energia poderia ser gerada com o consumo mundial de quase 130 milhões de toneladas de plástico por ano. Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), contudo, estão provando que isso é possível --e cada vez mais necessário.

Em um estudo elaborado para a revista "Environmental Science & Technology", os cientistas Tanja Narancic, Kevin O'Connor e Ramesh Babu Padamati realizaram vários testes de decomposição com os chamados bioplásticos, resíduos derivados de fontes renováveis de biomassa, como óleos e gorduras vegetais, até chegar a uma composição que possa ser reciclada em casa.

Os experimentos mostraram que a combinação de ácido polilático --usado em procedimentos estéticos-- e policaprolactona é totalmente degradável em dióxido de carbono, biomassa e água, condições típicas de compostagem doméstica. Muitos dos plásticos e misturas individuais que foram testados decompõem-se sob condições de digestão anaeróbica, um processo que pode produzir biogás. Mais em https://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário