O iraniano Caucher Birkar foi um dos vencedores da medalha Fields | Foto: Bruno Albernaz/ G1
O iraniano Caucher Birkar teve a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, furtada no Rio de Janeiro 30 minutos após recebê-la, em cerimônia no RioCentro.
Caucher deixou a medalha, junto com a carteira e um celular em uma pasta em cima de uma mesa. Depois do professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular.
A equipe de segurança do Rio Centro usou câmeras para tentar localizar os ladrões. Um suspeito já foi identificado. Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge.
Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh receberam o prêmio na manhã desta quarta-feira (1). Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial da disciplina, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense. Por Pedro Bassan, TV Globo e G1 Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário