> TABOCAS NOTICIAS : Tom Holland se afasta das redes sociais e faz apelo pela saúde mental

sábado, 10 de setembro de 2022

Tom Holland se afasta das redes sociais e faz apelo pela saúde mental

O ator Tom Holland declarou que as redes sociais são perigosas para a saúde mental, quando usadas de forma errada
 Foto: reprodução
O ator Tom Holland virou assunto após declarar seu afastamento das redes sociais para cuidar da saúde mental que ficou abalada com críticas duras que vinha recebendo. O astro de Homem-Aranha também deixou um alerta muito importante sobre o uso consciente e controlado das comunidades online.

A decisão de Tom levantou um debate necessário, sobre o quanto as pessoas andam dependentes dos likes (curtidas) e comentários no Facebook, Instagram, TikTok (entre outras) e de olhar a vida alheia. Hoje, o Brasil ocupa o segundo lugar da lista como um dos países que passam o maior tempo nas mídias digitais e, em algum momento, essa dependência pode trazer transtornos emocionais.

E se as redes sociais ajudam a levar informação e desestressar, elas também estão levando à ansiedade e depressão. Para saber onde mora o limite saudável, a reportagem do Só Notícia Boa – como um canal também digital – levantou com especialistas cinco dicas para o uso positivo das redes. (Por Monique de Carvalho / SNB)

Artistas que já deram uma pausa nas redes sociais
No caso do ator Tom Holland, ele explicou em um post que o afastamento das redes foi, principalmente, ocasionado pelas críticas excessivas que recebia.

“Vou dar um tempo nas redes sociais para a minha saúde mental, porque acho que o Twitter e o Instagram nos estimulam excessivamente, e me vejo preso em um espiral de notícias quando leio coisas sobre mim online e ultimamente tem me feito muito mal”, publicou o astro.

Para Tom Holland, o afastamento das redes sociais às vezes é necessário para promover uma “desintoxicação digital”. O ator ainda reforçou, em entrevista, a importância do uso consciente destes canais.

E ele não foi o primeiro famoso a se afastar das redes sociais por questões de saúde mental. Whindersson Nunes também ficou um tempo fora das mídias digitais, em 2019, para tratar da depressão.

“Foi a rede que fez tudo com a minha vida, tanto que me deu o que eu tenho hoje, quanto ter me perturbado por muito tempo”, explicou Whindersson em conversa com Marília Gabriela no programa Altas Horas.

Em 2021, foi a cantora Camila Cabello que resolveu dar um tempo das redes, após anunciar o fim do relacionamento com o também cantor Shawn Mendes. Segundo ela, seria preciso uma desintoxicação da internet para manter o bem-estar emocional.

Famosos e anônimos na mesma situação
Longe da fama, o garçom Nil Sampaio, de 41 anos, morador de Brasília, foi outro que abandonou Facebook e Instagram. Ele contou em entrevista ao Só Notícia Boa que deixou o Face há 5 anos e o Instagram há pouco mais de um ano, o que chamou de “um mundo de fantasia”.

“No começo as redes sociais foram muito importantes na minha vida. Eu vim do Maranhão muito novo e perdi o contato com os meus amigos. As redes foram muito importantes nesse sentido, para poder reencontrá-los virtualmente, reaproximar […] E ao mesmo tempo eu descobri também que estava me separando da vida normal, né, da vida real”, contou.

Nil também revelou que estava expondo demais sua vida nas redes e disse que o lado bom de ter desistido do Facebook e Instagram logo apareceu no tempo que sobrou para viver a vida real e cuidar de si mesmo:

“Tenho mais tempo para mim, para a família, para os amigos reais… também comecei a malhar! Eu estava fora de forma, cheguei a pesar 104Kg e fui para 78kg. Comecei a gostar mais de mim, voltar para o mundo real, conversar pessoalmente. Rede social para mim é só ilusão”, afirmou.

Crianças também são afetadas
E não são apenas adultos, os impactos da tecnologia também comprometem, principalmente, na primeira infância, quando interferem no desenvolvimento cognitivo das crianças e até nas habilidades psicomotoras.

A psicóloga Talita Franquini defende que há uma vulnerabilidade que pode ser controlada, principalmente por pessoas que perdem muito tempo nas redes e deixam de fazer coisas necessárias da vida real.

“Podemos dizer que há equilíbrio quando se faz o uso positivo das redes sociais e não há presença de prejuízos que afetam a vida diária. A procrastinação é o comportamento mais comum que encontramos em pessoas que não usam as redes adequadamente. Essas pessoas relatam que deixam de fazer suas tarefas diárias para ficarem no mundo virtual das redes sociais”, explica. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário