Uma trend viralizou no TikTok com a promessa do uso de supositório de ácido bórico para reequilibrar o pH vaginal após a relação sexual e acabar com o cheiro “ruim” das genitais. Contudo, essa prática pode ser prejudicial para a saúde íntima pois o produto, na verdade, é utilizado para infecções. por Redação BN / Foto: Shutterstock / Alto Astral
"É preciso tomar muito cuidado com o que vemos na internet. O ácido bórico não é usado como tratamento cosmético e nem para o odor vaginal. Ele é usado como tratamento de infecções. Por isso, é preciso procurar um especialista e não usar qualquer coisa que aparece na internet", alerta a ginecologista Lilian Fiorelli, em entrevista ao G1.
A especialista também explica que o produto não altera o cheiro ou o sabor da vagina, mas sim, a sua acidez. Porém, a alteração de pH não é recomendada, visto que a flora vaginal é importante para a saúde íntima.
“Ele zera a flora vaginal, ele vai matar as bactérias boas que fazem parte da proteção. Ela vai tirar a proteção, fazendo com que novas infecções sejam instaladas. Isso vira um processo sem fim. Do ponto de vista do sabor, é difícil falar. Ele pode deixar a vagina menos ácida, mas não deixa mais doce, com gosto diferente”, explicou Fiorelli.
"A vagina tem o odor característico, mas não é desagradável. É cheiro de vagina. Se eventualmente a mulher sente algum cheiro diferente, pode ser bactéria. Nós sabemos qual é o cheiro habitual, que não incomoda. Se ficar muito forte, pode ser alguma coisa e a mulher deve investigar", finaliza a ginecologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário