> TABOCAS NOTICIAS : Independentemente de candidato, EUA irão reconhecer vencedor do pleito

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Independentemente de candidato, EUA irão reconhecer vencedor do pleito

Diplomatas norte-americanos têm se reunido regularmente com partidos e candidatos para saber das percepções políticas
Foto: Divulgação/ Embaixada e consulado dos EUA e Brasil
Diplomatas norte-americanos informaram, no sábado (24), que os Estados Unidos vão reconhecer o resultado das eleições presidenciais no Brasil, independentemente de candidato ou partido político vencedor.

“Nossa confiança nas eleições brasileiras tem sido claramente reforçada por vários funcionários do alto escalão do governo dos Estados Unidos e permanece inalterada. O eventual reconhecimento dos EUA virá ao candidato que vencer a eleição presidencial como resultado da nossa determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], e não de uma negociação com qualquer candidato ou partido político”, afirmou a embaixada americana.

A manifestação reitera a confiança dos Estados Unidos no processo eleitoral brasileiro.

Diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil têm se reunido regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos com o objetivo de saber das percepções políticas dos principais candidatos.

O reconhecimento do governo de Joe Biden ao vencedor das eleições é, na visão de aliados de Lula, uma das principais demonstrações internacionais quanto à legitimidade do resultado.

Desde a vitória de Biden, na disputa com o ex-presidente Donald Trump, Bolsonaro tem feito declarações em que aponta para fraude no processo eleitoral americano.

Em junho deste ano para o primeiro encontro bilateral com Biden, o presidente brasileiro repetiu o discurso de desconfiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário