> TABOCAS NOTICIAS : Resultado das urnas será reconhecido, garante militares do Exército

sábado, 1 de outubro de 2022

Resultado das urnas será reconhecido, garante militares do Exército

Alto Comando do Exército Brasileiro se reunirá em Brasília para acompanhar as eleições e apuração dos votos
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Alto-Comando do Exército brasileiro, que é composto por 16 oficiais-generais do grupo mais influente das Forças Armadas, afirmou que vai reconhecer o vencedor das eleições 2022, após a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), independentemente de quem ganhar.

“Quem ganhar leva”, enfatizaram os militares, informou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo divulgada nesta sexta-feira (30). O primeiro turno das eleições deste ano vai acontecer no domingo (2).

A última reunião do grupo ocorreu no dia 15 de setembro, após a inspeção feita pelos militares que tiveram acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas. De acordo com relatos colhidos pela CNN, a alta cúpula das Forças Armadas chegou ao consenso que não há motivo para desacreditar o resultado das urnas eletrônicas. Nas palavras de integrantes da corporação que participaram do encontro “até que se prove o contrário, elas são seguras e o resultado confiável”.

O Alto Comando do Exército vai se reunir no domingo, no primeiro turno das eleições, em Brasília. Os 16 oficiais-generais vão acompanhar as eleições e a apuração dos votos. Enquanto isso, militares que fazem parte do Comitê de Transparência das Urnas vão monitorar os testes de integridade, que verifica o funcionamento correto dos equipamentos, em 641 urnas, sendo 56 delas com uso de biometria de eleitores.

Militares que falaram com a CNN, com a condição de se manterem no anonimato, disseram que o relatório com o resultado dessa auditoria não vai atestar ou reprovar a confiança das eleições. O acompanhamento feitos pelos militares deve se restringir a reportar o trabalho de técnico de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário