> TABOCAS NOTICIAS : 'Todo acidente pode ser evitado', destaca especialista sobre principais causas do AVC

sábado, 29 de outubro de 2022

'Todo acidente pode ser evitado', destaca especialista sobre principais causas do AVC

por Bruno Leite / Manuela Meneses / Bahia Notícias
Conhecido popularmente como AVC ou Derrame, o Acidente Vascular Cerebral é tido como a segunda doença que mais mata no Brasil. Para alertar a população sobre os sinais e causas da doença, além de divulgar as formas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial do AVC, a ser celebrado neste sábado (29). De acordo com o coordenador da Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS), o neurologista Pedro Pereira, a condição é provocada quando há uma alteração no fluxo de sangue que chega ao cérebro. Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

“Acidente porque remete um pouco a algo como se fosse inesperado, apesar de que não é tão inesperado assim, algo que acontece de repente. Mas como todo acidente, inclusive, pode ser evitado”, sinalizou o profissional em entrevista concedida ao Bahia Notícias.

Durante a conversa, o coordenador explicou que existem duas classificações para o AVC, sendo o Isquêmico e o Hemorrágico. Segundo ele, este primeiro acontece quando se tem a obstrução de um vaso sanguíneo responsável por levar o sangue para o cérebro. Já o Hemorrágico é quando há o rompimento deste vaso, provocando, como o próprio nome sugere, uma hemorragia que “derrama sangue'' para dentro do órgão, podendo causar uma hipertensão intracraniana, que é o aumento da pressão dentro do crânio.

Ainda de acordo com o Dr. Pedro, existe uma série de fatores que podem levar uma pessoa a ter um AVC. Entre os principais que podem ser evitados estão a hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares (principalmente a doenças de chagas), tabagismo, colesterol alto, uso abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, sobrepeso e obesidade. Existem também outros fatores de risco que não podem ser evitados, como o envelhecimento, a predisposição genética e racial - pessoas afrodescendentes possuem uma maior tendência a desenvolver a doença. Apesar de ser mais comum em pessoas idosas, o médico destaca que o AVC também pode atingir os jovens.

Entre os sinais da doença está a fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar e para engolir, alterações na sensibilidade, sorriso torto, desequilíbrio e tontura, além de fortes dores de cabeças.

“É uma doença que tem muitas características que, se não forem tratadas rapidamente e adequadamente, podem provocar a morte do indivíduo”, alerta o neurologista. “As sequelas são muito variadas em termos de tipo e principalmente da gravidade. Hoje o que mais chama a atenção é realmente a dificuldade motora. A paralisia de uma das partes do corpo é uma das característica do AVC, e o indivíduo também pode ficar com dificuldade de locomoção por uma fraqueza de alguma parte do corpo. Uma outra sequela pode ser a dificuldade de falar ou de se comunicar, dificuldade de se expressar através da fala. Existem casos de sequelas mais graves em que o indivíduo pode ter perda da capacidade de controlar fezes e urina, ficar dependente da fralda, ficar literalmente acamado ou restrito a uma cadeira de roda”, acrescenta o coordenador.

O tratamento, na fase aguda, pode ser feito tanto em hospitais da rede privada, como do Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do Hospital Roberto Santos. Dr. Pedro também salienta a importância de se atentar aos cuidados pós-AVC, podendo recorrer a ambulatórios ou clínicas de fisioterapia, ou de outras especialidades a depender de cada caso (veja mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário