> TABOCAS NOTICIAS : Crianças carentes recebem 800 brinquedos feitos por detentos de GO

domingo, 30 de outubro de 2022

Crianças carentes recebem 800 brinquedos feitos por detentos de GO

Detentos de Goiás já distribuíram mais de 1000 brinquedos para crianças carentes 
- Foto: Handressa Simão
Crianças adoram brinquedos, independentemente de serem pobres ou ricas. E em Goiás, várias crianças carentes receberam 800 brinquedos feitos por detentos do estado.

Sim, o tempo livre de reclusos do complexo prisional de Aparecida de Goiânia tem sido utilizado para a realização dessa linda boa ação. Com ajuda de uma ONG, os detentos de lá iniciaram um projeto no qual eles fabricam e doam os brinquedos para crianças menos favorecidas do estado.  Por Monique de Carvalho /SNB

“Quando a gente pensa que cada um desses 800 brinquedos representa um sorriso verdadeiro no rosto de nossas crianças, tudo vale à pena e somos incentivados a ampliar ainda mais essa parceria”, disse a diretora de Ações Socais da OVG, Jeane Abdala, relembra que um dos pontos-chave da iniciativa: cada brinquedo é um sorriso.

As entregas, que acontecem periodicamente, são organizadas pela OVG – Organização das Voluntárias de Goiás, que recebeu agora em outubro, 800 brinquedos artesanais.

Boa ação e cidadania
O projeto capacita os reeducandos para trabalhos de marcenaria. Lá eles fazem caminhões, fogões e mesinhas com bancos para crianças de todo o estado.

E os dois lados são beneficiados: ganha quem fabrica e também quem recebe os brinquedos.

“Os resultados dessa iniciativa são muito positivos em todos os aspectos. Os paletes que seriam descartados em aterros se transformam em brinquedos duráveis, os detentos que atuam no projeto ganham prática profissional em marcenaria e, por fim, tudo se traduz na alegria de milhares de crianças em vulnerabilidade social que recebem esses presentes”, disse a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Produção recorrente
Apesar de pouco tempo, os responsáveis pelo projeto querem tornar as entregas recorrentes, para beneficiar crianças de todas as partes do estado e, quem sabe, futuramente do Brasil.

De acordo com o Diretor Geral de Administração Penitenciária de Goiás, Josimar Pires, a iniciativa tem capacidade para produzir até 200 brinquedos por mês e já distribuiu mais de cinco mil peças em Goiás.

“Com esse trabalho, conseguimos mais êxito na ressocialização dos apenados, de modo que, ao cumprir a pena e voltar à liberdade, tenham tanto qualificação quanto experiência profissional na área da marcenaria, o que contribui no reingresso ao mercado de trabalho”, explica. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário