Ciro Gomes (PDT) caiu dois pontos, de 9% para 7%, mas permaneceu na terceira posição
Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos – PR
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos percentuais e ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na reta final da do primeiro turno da campanha presidencial, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (23).
No cenário estimulado, o petista somou 46% das intenções de voto, frente aos 43% registrados na pesquisa anterior, de 31 de agosto. Bolsonaro, no entanto, permaneceu com os mesmos 35%. Embora tenha caído dois pontos, de 9% para 7%, Ciro Gomes (PDT) continua na terceira posição; seguido de Simone Tebet (MDB), que tinha 5% e agora marca 4%; e Soraya Thronicke (União Brasil), que saiu de 2% para 1%.
Os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto. Bracos e nulos foram 5%, um ponto a mais que o último levantamento, enquanto o eleitorado que não sabe em quem votar permaneceu em 2%.
Foto: XP/Ipespe
Lula lidera também o cenário espontâneo, com 41% contra 34% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados o petista venceria as eleição com 54% dos votos contra 37% do atual chefe do Executivo.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores de todo o país, entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário