> TABOCAS NOTICIAS : TSE determina exclusão de fake news que liga Lula a atentado contra Bolsonaro

domingo, 25 de setembro de 2022

TSE determina exclusão de fake news que liga Lula a atentado contra Bolsonaro

Ministra Cármen Lúcia também determinou a retirada de notícia falsa que relaciona petista a empresário que negou marmita
Foto: Divulgação/TSE
Em decisão tomada neste domingo (25), a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que sejam removidas das redes sociais notícias falsas que ligavam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um suposto atentado que estaria sendo arquitetado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). As plataformas têm 24 horas para excluir os conteúdos.

Também foi feita uma falsa relação entre Lula e a facada dada por Adélio Bispo no presidente Bolsonaro, durante a campanha de 2018.

A outra fake news é em relação ao empresário Cássio José Cenali, que esteve envolvido em uma polêmica quando se negou a oferecer uma marmita a uma mulher por ela apoiar o candidato petista.

Essa segunda notícia falsa dizia que o empresário seria na verdade petista. Uma imagem de uma pessoa com boné do Partido dos Trabalhadores, que se parece com o empresário das marmitas, é veiculada como se fosse ele.

“As postagens nas redes sociais dos representados apresentam conteúdo produzido para desinformar. A mensagem transmitida como atestado pelas agências de checagem de informação e de imprensa, não se respalda em fatos verídicos”, escreveu a ministra na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário