> TABOCAS NOTICIAS : ‘Pardal’ já recebeu mais de 18 mil denúncias de propaganda política irregular

domingo, 25 de setembro de 2022

‘Pardal’ já recebeu mais de 18 mil denúncias de propaganda política irregular

As denúncias deram origem a 4.705 processos em tramitação no sistema do órgão
Foto: Divulgação/TRE
Até agora, o aplicativo Pardal, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu mais de 18 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o Brasil. As denúncias deram origem a 4.705 processos em tramitação no sistema do órgão e envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Os candidatos também não podem fazer showmícios, disparar mensagens em massa pela internet, fixar propaganda em ônibus e táxis, distribuir brindes e usar outdoors e telemarketing, entre outras proibições.

A ferramenta foi criada em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. O aplicativo voltou a funcionar em 16 de agosto deste ano, em versão atualizada.

Para denunciar as irregularidades, o eleitor pode baixar o aplicativo de forma gratuita, seguir as instruções e, se possível, anexar as imagens do possível crime eleitoral. Até o momento, os eleitores de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais foram os que mais denunciaram.

Aplicativo
A ferramenta é gratuita e pode ser baixada na Apple Store e no Google Play, bem como em formulário web no portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições, bem como obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.

São considerados crimes eleitorais:
Compra de votos, calúnia eleitoral, derramamento de santinhos, falsidade ideológica eleitoral, injúria eleitoral, caixa 2, propaganda eleitoral — uso de frases e slogans do governo, promover desordem prejudicando trabalhos eleitorais, transporte ilegal de eleitores e crimes de boca de urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário