Dados informam que mais do que dobrou a porcentagem de crianças do 2º ano do ensino fundamental que ainda não sabem ler e escrever
Foto: Ricardo Stuckert
O ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Lula, classificou de “vergonha nacional” os dados sobre alfabetização de crianças divulgados mais cedo.
“Não existe na história da humanidade nenhum país que evoluiu sem antes ter investido na educação. Então o que aconteceu com o Ideb hoje é uma vergonha nacional”, afirmou Lula em entrevista coletiva em um hotel da capital do Rio Grande do Sul.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) é um termômetro criado em 2007, durante o governo Lula, para medir a qualidade do ensino público e privado no país.
Na divulgação feita nesta sexta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve pouca variação em relação à edição anterior, de 2019, mas isso não significa que não houve perdas na aprendizagem na pandemia ou que as desigualdades regionais não se acentuaram no período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário