
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria de Iluminação da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), contabiliza grandes prejuízos causados pelos recorrentes furtos de cabeamento de energia elétrica no sistema de iluminação pública do município. O problema grave tem gerado perdas significativas ao erário municipal.
A prática criminosa é motivada pelo alto valor comercial do cobre e do alumínio. Através dos furtos, os receptores adquirem os produtos sem se darem conta de que tal prática afeta diretamente a vida cotidiana dos cidadãos causando, por exemplo, danos à iluminação pública, ao conjunto de semáforos, além do sistema de saneamento, além de contribuir para a insegurança da população.
A diretora de Iluminação Pública da Prefeitura, Itana Bonfim, informou que durante o período do festivo do Carnaval Antecipado, no Circuito Sabará, foram furtados materiais importantes para a segurança como: hastes de aterramento e cabos de alumínio e cobre, refletores e fiação elétrica, o que causou atrasos na montagem e liberação do evento pelo Corpo de Bombeiros.
Além disso, a ação criminosa poderia contribuir para a insegurança dos foliões aumentando os riscos de assaltos, mesmo com a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal (GSM), da Polícia Militar e da Polícia Civil. A situação ocasionou a substituição dos equipamentos com novos custos para o erário.
“Foi necessário realizar investigações para identificar os responsáveis, porém, em locais sem cobertura por câmeras de segurança, os furtos ocorreram com maior frequência, evidenciando o conhecimento técnico dos criminosos sobre os pontos vulneráveis dos circuitos da iluminação”, explicou a diretora.
Ela informou que em muitos pontos a fiação aérea, com altura acima de seis metros, também foi alvo de furtos, o que faz necessária a utilização de equipamentos específicos pelos profissionais da área elétrica como escada extensiva e alicate universal levantando a suspeita que há um grupo especializado nesse tipo de furto qualificado atuando na cidade.
Durante o Carnaval Antecipado os prejuízos contabilizados pela Prefeitura ultrapassam R$ 100 mil, já que a ação se deu especificamente na área da Beira-Rio, entre a Ponte do Miguel Calmon (Marabá) e a Praça Olinto Leone, no centro, onde estão localizados os quiosques na Alameda da Juventude, mesmo tendo sido adotadas medidas de proteção, como a instalação de fiação chumbada e enterrada.
Em 2025, a Prefeitura de Itabuna desembolsou cerca de R$1 milhão com a reposição de fiação elétrica, refletores e postes em vários pontos da cidade. É importante ressaltar que furtos ou roubos de cabeamento de fios de energia elétrica de áreas e bens públicos são crimes tipificados no Artigo 163, do Código Penal Brasileiro, modificado pela Lei nº 15.181/2025, com aumento da pena para reclusão de dois a oito anos e multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário