> TABOCAS NOTICIAS : É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha 'não vai ficar impune'; registro foi manipulado com IA

.

.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha 'não vai ficar impune'; registro foi manipulado com IA

Post enganoso adulterou com inteligência artificial trecho de discurso feito pelo presidente em evento sobre salário mínimo. Ao Fato ou Fake, assessoria de imprensa da presidência afirmou que conteúdo é falso.
Por Mel Trench, Jorge Fofano, g1
Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o presidente Lula (PT) dizendo que o caso do cão Orelha, que morreu no início de janeiro após ter sido agredido em Florianópolis, "não vai ficar impune". É #FAKE.

O vídeo viralizou no Instagram, no TikTok e no Threads no início de fevereiro e tem seguinte legenda: "Caso do Cachorro Orelha - Lula ficou bravo: eles vão PAGAR".
A publicação usa inteligência artificial (IA) para manipular um discurso feito pelo presidente em 16 de janeiro e atribuir a ele a seguinte declaração mentirosa: "O caso do cachorro Orelha não vai ficar impune. Eles são menores, mas isso não vai ficar assim. Eu me comprometo, como o presidente da República, a dar uma punição severa, independente de ser filho de rico. Chegaram no Brasil e já estão se escondendo. Por quê? Porque é filhinho de rico que acha que pode tudo, mas não pode. [...]".

No pronunciamento original, Lula falou sobre salário mínimo e não fez qualquer menção à morte do cão (leia mais abaixo).
O vídeo falso viralizou em meio à comoção do caso Orelha, animal comunitário que vivia na Praia Brava. Em 5 de janeiro, ele foi encontrado agonizando por pessoas presentes no local, levado a uma clínica veterinária, mas morreu devido à gravidade dos ferimentos.
Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil de Santa Catarina apontou um adolescente como autor da agressão e pediu a internação provisória do jovem. Os advogados negam que ele tenha envolvimento no episódio. Mais no g1.globo.com/fato-ou-fake

Nenhum comentário:

Postar um comentário