Bernardo decidiu fazer o vestibular para entender o processo seletivo e testar seus conhecimentos
Por: Alírio de Oliveira - DeFato
Bernardo Manfredini passou no concorrido vestibular da UERJ- Foto: Divulgação/UERJ

O estudante Bernardo Vinício Manfredini, de apenas 12 anos e cursando o ensino fundamental foi aprovado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no curso de Matemática. A UERJ é uma das instituições mais concorridas do país. *Fonte: TNH1
Bernardo decidiu fazer o vestibular para entender o processo seletivo e testar seus conhecimentos, após verificar que não havia impedimentos para a inscrição, a mãe decidiu apoiá-lo, e a iniciativa partiu dele próprio, que sempre demonstrou interesse pela área de Exatas, mas o resultado o surpreendeu, superando suas expectativas.
“Quando vi o resultado fiquei muito feliz. Isso mostra que o conteúdo que eu estudei está me colocando no caminho certo para o futuro”, disse numa entrevista.
Luzia de Fátima Manfredini, professora, 45 anos, mãe de Bernardo, celebrou a conquista destacando o amadurecimento do filho no processo.
“Foi muito gostoso viver isso com ele. O Bernardo estava feliz em participar e nós apenas apoiamos. Ele ainda tem muito a aprender, mas já consegue colocar em prática tudo o que estudou”.
O vestibular da UERJ se divide em duas etapas:
Exame de Qualificação, com 60 questões objetivas de diversas áreas do conhecimento;
Exame Discursivo, com redação e provas específicas de acordo com o curso escolhido.
O adolescente avançou até a segunda fase e realizou provas de Matemática e Física, disciplinas com as quais tem afinidade, e que o fez encarar o desafio como uma olimpíada do conhecimento.
“A Física foi um pouco mais difícil, mas fiz as questões que consegui. As de Matemática eu me senti mais seguro”.
Mesmo com a aprovação, a família garante que não há a intenção de antecipar a vida acadêmica dele.
“O objetivo nunca foi matricular ou acelerar a série. A ideia é conhecer o processo, trabalhar o emocional, o controle do tempo, o nervosismo e entender como funciona um vestibular de verdade”.
Bernardo é natural de Araraquara, interior paulista e atualmente reside em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde cursa o 7º ano do ensino fundamental no Colégio Silva Serpa.
A mãe diz que ele sempre gostou de Matemática.
“Com 3 ou 4 anos ele já observava números em placas, percebia sequências e comparava valores. Sempre teve um olhar diferente para os números”.
Também a escola percebeu a facilidade de Bernardo e passou a estimulá-lo com conteúdos além do currículo regular. Desde 2024, ele participa das olimpíadas científicas e já acumula mais de 80 medalhas, como: Ouro na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ), prata nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Bernardo mantém uma rotina com diversas atividades, como: robótica, xadrez, piano, mandarim e tênis de mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário