> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: AACRRI é referência em inclusão social e sustentabilidade no Carnaval Antecipado

.

.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

ITABUNA-BA: AACRRI é referência em inclusão social e sustentabilidade no Carnaval Antecipado

O trabalho desenvolvido pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) vem se consolidando como um importante instrumento de inclusão social, geração de renda e preservação ambiental no município.

Durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, no Circuito Sabará, entre os dias 22 e 25 de janeiro, com atrações de peso da música baiana e maior grade de sua história, a atuação da AACRRI ganhou ainda mais visibilidade, tornando-se referência em políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à valorização dos catadores.

Com o objetivo de acompanhar esses resultados, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, com sua equipe, realizou uma visita institucional à sede da AACRRI.

A agenda teve como foco conhecer o funcionamento da associação e os impactos gerados pela coleta seletiva durante o evento, que envolve o fomento à economia local, a geração de mão de obra e o cuidado com o meio ambiente.

A AACRRI é fruto da força coletiva de homens e mulheres que, mesmo diante de inúmeras adversidades, transformaram a reciclagem em meio de sustento, dignidade e cidadania.

Esse trabalho conta com o cuidado, a sensibilidade social e o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD) e da primeira-dama Andrea Castro, que têm sido parceiros importantes da associação, fortalecendo ações de inclusão socioprodutiva, ampliando políticas públicas de apoio aos agentes ambientais e garantindo melhores condições de trabalho no município.

RESULTADOS QUE GERAM RENDA E FORTALECEM A ECONOMIA LOCAL
Durante o Carnaval Antecipado, a AACRRI realizou a coleta de 6.880 mil quilos de materiais recicláveis, alcançando uma receita estimada em R$ 26.845,80, conforme os valores praticados atualmente no mercado. Entre os principais materiais coletados estão:
•Plástico: 2,568 toneladas
•Alumínio: 1,887 toneladas
•Vidro: 1,476 toneladas
•Papel/Papelão: 0,917 tonelada
•Metal: 0,031 tonelada

Os números refletem diretamente na geração de renda para dezenas de famílias, além de reduzir significativamente o volume de resíduos descartados de forma inadequada durante um dos maiores eventos populares da cidade.

Impacto ambiental e preservação de recursos naturais foram importantes, além do retorno econômico. A destinação correta dos materiais recicláveis proporcionou ganhos expressivos ao meio ambiente. A atuação da AACRRI possibilitou:

•Economia de 49 MWh de energia, equivalente ao consumo anual de aproximadamente 31 pessoas;
•Preservação de 90 m³ de água, suficiente para o consumo de uma pessoa por um ano;
•Redução do uso de 18 barris de petróleo;
•Preservação de 28 árvores, além da diminuição da extração de matérias-primas como areia e bauxita.
Esses dados reforçam que é possível aliar grandes eventos à responsabilidade ambiental, transformando resíduos em oportunidade, renda e preservação do meio ambiente.

DIÁLOGO INSTITUCIONAL E FORTALECIMENTO DA POLÍTICA PÚBLICA
Durante a visita institucional, Aldo Rebouças destacou a importância do diálogo entre o poder público e associações que atuam diretamente na base da política ambiental. A presença da FICC reforça o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro em integrar cultura, sustentabilidade e responsabilidade social nas ações e eventos promovidos em Itabuna.

Estiveram presentes ao encontro:
* Carissa Araújo, presidente da AACRRI;
• Luísa Nascimento, secretária da AACRRI;
• Daniele Pereira, tesoureira da associação;
• Andrea Reis, assistente social da Defensoria Pública da Bahia;
• Marcos Vinícius, assessor técnico.

UMA HISTÓRIA DE LUTA, DIGNIDADE E INCLUSÃO
Fundada em 27 de abril de 2021, a AACRRI surgiu a partir do fechamento do lixão e da implantação do aterro sanitário privado no município e criação do Programa Recicla Itabuna.

Com o apoio da Defensoria Pública da Bahia e de parceiros institucionais, a associação se consolidou como um instrumento essencial de inclusão social, geração de renda e cuidado com o meio ambiente, refletindo o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que colocam as pessoas no centro das decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário