> TABOCAS NOTICIAS : Presidente da CPI do INSS critica STF por permitir silêncio de depoentes

.

.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Presidente da CPI do INSS critica STF por permitir silêncio de depoentes

Carlos Viana disse que direito não pode ser usado como “instrumento para frustrar, atrasar ou esvaziar investigações”
Senador Carlos Viana | Agência Senado
Camila Stucaluc - SBT
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura a fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por conceder o direito ao silêncio aos depoentes do colegiado. Em publicação no domingo (8), o parlamentar afirmou que, embora um direito, o instrumento pode frustrar as investigações.

“Faço um registro claro e responsável: o direito ao silêncio é uma garantia constitucional, mas não pode ser utilizado como instrumento para frustrar, atrasar ou esvaziar investigações, especialmente diante de fatos graves que atingem aposentados, órfãos e viúvas”, escreveu Viana.

A crítica em questão foi direcionada ao empresário Paulo Camisotti, que deve depor na Comissão nesta segunda-feira (9). Ele, que é filho e sócio do empresário Maurício Camisotti, atualmente preso por suspeita de envolvimento no esquema de fraude do INSS, é apontado por investigadores como um dos elos finais dos descontos irregulares nos pagamentos de aposentados e pensionistas do Instituto. Mais no sbtnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário