Movimento superou a expectativa da Receita, que esperava receber 39,5 milhões de documentos; período para entrega se encerrou na quarta (31)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal contabilizou 41.151.515 de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues este ano. O órgão do Ministério da Fazenda, que projetava receber 39,5 milhões de documentos, avaliou o processo de declaração deste ano tranquilo e dentro da normalidade. O prazo para realizar o procedimento se encerrou na quarta-feira (31).
Aqueles que deixaram de declarar e se enquadram nas modalidades em que o documento é obrigatório já podem acertar as contas com o leão, mas vão pagar multa de no mínimo R$ 165,74. A penalidade também pode corresponder a 20% do tributo devido, o valor que for maior.
Segundo a Receita, dos 41,1 milhões de declarações deste ano, 24% foram feitas no formato pré-preenchido; 57% no modelo simplificado e 8% eram retificadoras. O órgão federal orientam os contribuintes que entregaram a declaração a verificar se há alguma pendência. A consulta pode ser feita via aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível nos sistemas operacionais Android ou iOS. Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário