> TABOCAS NOTICIAS : Impostos federais sobem, e gasolina e diesel devem sair mais caros

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Impostos federais sobem, e gasolina e diesel devem sair mais caros

Foto: Marcelo Brandt/G1
Os preços da gasolina e do diesel irão ficar mais caros em todo o Brasil. O motivo é o fim da validade da medida provisória (MP) 1.157/2023, que fixava alíquotas menores de impostos federais, na quarta-feira (28), já que não foi votada pelo Congresso.

Com isso, voltam a ser integrais as contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os aumentos na tributação correspondem a R$ 0,34 por litro de gasolina e R$ 0,22 por litro de etanol.

Na Bahia, a situação não deverá ser diferente: com o repasse do custo fiscal das distribuidoras para a revenda, “é de esperar que haja um repasse para o consumidor final”, disse o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado (Sindicombustíveis Bahia).

Refinaria na Bahia reduz preço da gasolina e diesel
A Acelen, responsável pela administração da Refinaria de Mataripe, na Bahia, informou não ter influência sobre reajustes em decorrência de impostos federais nos preços de combustíveis, já que eles são aplicados em todo o país. A proprietária da Refinaria de Mataripe acrescentou que, nesta semana, os preços da gasolina e do diesel sofreram reduções de 5,3% e 4%, respectivamente. *Com informações do Correio 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário