> TABOCAS NOTICIAS : BA> Diocese de Itabuna receberá restos mortais de Dom Ceslau Stanula para sepultamento definitivo na Catedral

quarta-feira, 28 de junho de 2023

BA> Diocese de Itabuna receberá restos mortais de Dom Ceslau Stanula para sepultamento definitivo na Catedral

A comunidade católica da Diocese de Itabuna, no Sul da Bahia, esta mobilizada e se organizando para acolher na próxima terça-feira, dia 4 de julho, a urna funerária com os restos mortais do bispo emérito Dom Ceslau Stanula CSsR que serão sepultados em definitivo na Capela Lateral da Catedral Diocesana de São José. O evento tem a expectativa de reunir milhares de fiéis das 34 paróquias da Diocese, incluindo as 19 cidades que integram a Igreja local, além de todo o clero diocesano, religiosos Redentoristas da Bahia, bispos e padres de outras dioceses.

De acordo com a programação divulgada pela Cúria Diocesana e a Paróquia Catedral de São José, a urna funerária que conduzirá os restos mortais do falecido bispo chegará às 9h em Itabuna nas imediações do Viaduto Paulo Souto, na rodovia BR-101, no Bairro Lomanto Júnior. No local, será acomodada em viatura do Corpo de Bombeiros (4º GBM) para sair em carreata por algumas ruas e avenidas da cidade. O cortejo será concluído na Catedral, localizada na Praça Laura Conceição.

Às 10 horas, terá inicio a visitação pública à urna funerária com as relíquias do bispo emértico. Já às 16 horas, acontecerá a Solene Concelebração Eucarística das Exéquias de Dom Ceslau, presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por bispos e dezenas de padres do clero itabunense e visitantes, contando com a participação do prefeito Itabuna, Augusto Castro (PSD) e autoridades locais. Após a Santa Missa, os restos mortais do bispo Stanula serão sepultados na Capela Lateral, à esquerda da nave central da Catedral de São José.

Residindo em Salvador desde o ano de 2017, após deixar o governo pastoral da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau faleceu três anos depois, no dia 14 de maio de 2020 , em consequência de complicações causadas pelo vírus da Chikungunya, sendo sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. Os restos mortais do prelado serão exumados nesta sexta-feira, dia 30 para a preparação do traslado.

Segundo explicou o bispo Dom Carlos Alberto, em consenso com superiores da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) da Bahia, da qual o bispo era confrade, foi decidido que tais relíquias seriam entregues a Diocese de Itabuna para serem sepultadas em definitivo na Catedral de São José, onde Ceslau Stanula foi titular como o 4º bispo diocesano por 20 anos (1997-2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário