Ministros do STF avaliaram positivamente o indicado do presidente Lula para integrar a Suprema Corte
Foto: Reprodução/Youtube
Criticado por políticos da oposição, como o senador Sérgio Moro (UB-PR) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), o nome do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal foi elogiada por atuais integrantes da corte. A escolha já era esperada, mas só foi oficializada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (1º). Para o atual decano, Gilmar Mendes, Zanin é uma “uma pessoa qualificada que vai integrar o Supremo tribunal.
Também ouvidos pela CNN Brasil, os ministros que assumiram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avalizaram a indicação. “Ótima, muito boa”, resumiu Kássio Nunes Marques. André Mendonça – membro com entrada na Suprema Corte mais recente, desejou “sucesso” ao provável futuro colega na sabatina que precede à nomeação. “Entendo ser prerrogativa do presidente da República a escolha”, afirmou. “Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que entendo que ele tem”, ressaltou.
Cristiano Zanin passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida por Davi Alcolumbre (UB-AP). Aprovado, terá sua indicação apreciada pelo plenário da Casa e, em seguida, poderá ser nomeado e empossado. Ele deve substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, aposentado em abril.
O ministro Luís Roberto Barroso declarou que Zanin “atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo”, além de apresentar a visão de um “advogado sério e competente”. “Da minha parte, será muito bem-vindo”, acrescentou Barroso. O indicado atuou em casos na Operação Lava Jato, sendo responsável pela defesa do atual mandatário do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário