> TABOCAS NOTICIAS : Canabidiol é disponibilizado de graça no RJ para pacientes com indicação médica

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Canabidiol é disponibilizado de graça no RJ para pacientes com indicação médica

O canabidiol está sendo distribuído de graça para pacientes do RJ que comprovarem indicação médica  
Foto: Canva.
Pacientes com indicação médica para o uso do canabidiol, que não têm condições financeiras de comprá-lo, podem conseguir o medicamento de graça no Rio de Janeiro. A iniciativa da associação CureRett trouxe um pouco mais de alegria e esperança para brasileiros que buscam pelo tratamento. Por Rinaldo de Oliveira / SNB

Beatriz Esteves é psicóloga e mãe do Enzo, de 10 anos, que foi diagnosticado com autismo quando tinha um ano e sete meses. Segundo ela, o filho precisa de assistência 24h, porque quase não tem autonomia e há 15 dias está fazendo o tratamento com o CBD doado pela campanha.

“Ele já melhorou a ansiedade, está dormindo melhor, concentração. Além disso, está menos agitado e irritado”, disse a psicóloga em entrevista ao Só Notícia Boa.

A ação
A ação social promove acesso gratuito de crianças com doenças raras a tratamento de qualidade. Segundo assessoria da associação responsável, a campanha não tem data para terminar, se estendendo até o final do estoque de 200 medicamentos.

“Essa iniciativa entre o Instituto e a NuNature é muito importante, pois vai dar assistência a um tratamento que tem beneficiado a muitas pessoas, como o caso do Enzo”, afirmou Beatriz Esteves.

Em 2019, a Anvisa liberou a importação dos extratos de canabidiol e THC para a fabricação de produtos no Brasil. No entanto, a acessibilidade ao medicamento ainda é pouca, considerando que um frasco de 6 mg custa em média R$ 2.300, segundo o site da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Distribuição dos medicamentos
A distribuição é feita a partir da apresentação da receita médica e do cadastro na CureRett. No site da associação (neste link) o paciente tem acesso a todos os canais, como Facebook, Instagram e YouTube. Através deles, é possível solicitar o medicamento.

Após a liberação da associação, o medicamento fica disponível de forma gratuita nas drogarias, intermediadas pela associação a pacientes com receita.

Além da CureRett a a multinacional farmacêutica NuNature abraçou a causa e ficou responsável pela doação do canabidiol.

Para Ricardo Araújo, Diretor da NuNature, a iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da empresa. Além disso, trata-se de um tratamento fruto de pesquisas avançadas.

“Nosso objetivo é devolver qualidade de vida a pacientes com doenças raras, como síndrome de RETT. São doenças que, muitas vezes, apresentam poucas opções de tratamento, além de comprometerem o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças”, destaca.

Luiz Chaves, que está à frente do instituto CureRett, reforça que a ação vai beneficiar inúmeras pessoas com Síndrome de Rett e Doenças raras.

“Juntos podemos melhorar o diagnóstico, tratamento e qualidade de vida dos indivíduos com o diagnóstico e de seus familiares, proporcionando esperança e apoio a uma população que enfrenta desafios significativos”, afirma o representante da instituição.

O Canabidiol
O composto (CBD) é utilizado contra uma série de doenças e tem se mostrado eficaz no tratamento, principalmente de distúrbios ligados às dores e ao sistema neurológico.

Além disso, há autorização da Anvisa para o uso da substância também em cosméticos e, recentemente, a Agência Mundial Antidoping, permitiua adesão de atletas ao tratamento com cannabis medicinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário