> TABOCAS NOTICIAS : Sesab alerta para riscos de nova droga sintética com base no canabidiol apreendida na Bahia

terça-feira, 30 de maio de 2023

Sesab alerta para riscos de nova droga sintética com base no canabidiol apreendida na Bahia

Foto: Divulgação / Denarc
A Secreataria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu comunicado nesta terça-feira (30) alertando sobre os efeitos causados pelo uso de canabinóides sintéticos, conhecidos como “drogas K”, que se encontram popularizados no Estado de São Paulo e que foram apreendidas pela primeira vez na Bahia nesta semana.

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) dentre os efeitos tóxicos dessas substâncias - erroneamente chamada de "maconha sintética" ou "supermaconha" - no organismo, já foram relatados episódios de toxicidade cardiovascular, perda de consciência e coma, depressão respiratória, convulsões, hiperêmese, delírio, psicose e comportamento agressivo. Em São Paulo, familiares de usuários relatam que a droga tem o que eles chamam de "efeito zumbi", com alterações comportamentais.

“O diagnóstico clínico de intoxicação aguda por canabinóides sintéticos geralmente é realizado com base na história do uso da droga relatada pelo paciente e nos achados físicos compatíveis. Até o momento, estas drogas não são detectáveis nos exames toxicológicos de rotina”, orienta o centro.

O Ciatox acrescenta que os tratamentos variam de acordo com os casos, que podem ser de leves a moderados, com grande agitação e até episódios de psicose, convulsões, rabdomiólise e dor torácica aguda, entre outras reações.

APREENSÃO
Na manhã do último domingo (28) aconteceu a primeira apreensão da K9 na Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um esquema de envio do entorpecente e de armas para integrantes de uma facção no Nordeste de Amaralina, utilizando ônibus interestaduais, foi descoberto pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte.

De acordo com a SSP, durante ações de inteligência para capturar os autores da morte do soldado Gleidson Santos de Carvalho, os policiais civis e militares identificaram a chegada de armas e drogas, para o o bairro de Salvador, utilizando como rota a BR-116.

Campanas foram montadas na região de Santo Estevão. Durante abordagem a um ônibus que saiu de São Paulo, as equipes encontraram cinco quilos da droga K9 e de maconha, além de um revólver calibre 38 no bagageiro do veículo.

As "encomendas" não estavam registradas no nome de algum passageiro, como acontece com as malas. Questionado, o motorista do ônibus informou que os sacos com os materiais foram colocados no veículo, em São Paulo.

Policiais do Núcleo de Operações do DHPP e da Cipe LN apuram se o destino final seria Feira de Santana, com deslocamento posterior para Salvador, utilizando um carro. As drogas e a arma foram apresentadas no DHPP, em Salvador.

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a SSP informou que equipes estão com ações específicas para capturar os traficantes que comercializam esses novos tipos de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário