Enquanto os juros pagos pelas empresas registaram redução de 0,2 pontos no mês e ficaram em 23,9%
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A taxa média de juros para famílias atingiu o patamar de 59,7% em abril, aumento de 1,1 ponto percentual no mês, conforme divulgou o Banco Central (BC) nesta terça-feira (30). De acordo com a instituição financeira, este é o maior nível desde agosto de 2017, quando foi registrada alta de 62,31% ao ano. O levantamento é baseado no chamado crédito livre, isto é linhas sem subsídios.
Os juros pagos por empresas, por sua vez, registaram redução de 0,2 pontos no mês e ficaram em 23,9%. Dezembro de 2021 foi a última vez que pessoas jurídicas contavam com um custo de crédito abaixo de 20% ao ano.
Conforme o BC, as concessões nominais de crédito totalizaram R$434,6 bilhões em abril. Nas séries com ajuste sazonal, o total de novas contratações recuou 1,2% no mês, com diminuições de 0,4% tanto nas operações realizadas com empresas, quanto nas realizadas com as famílias.
Na comparação interanual, as concessões nominais em abril aumentaram 12,6%, com expansão de 9,1% nas contratações com pessoas jurídicas e de 15,6% com as pessoas físicas.
A Taxa Selic, a taxa báscia de juros, continua em 13,75% desde agosto do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário