> TABOCAS NOTICIAS : Minigênio brasileiro de 10 anos é aceito em duas instituições internacionais de superdotados

terça-feira, 30 de maio de 2023

Minigênio brasileiro de 10 anos é aceito em duas instituições internacionais de superdotados

Bernardo Biondi, o minigênio brasileiro foi aceito no Mensa Brasil e na Intertel  
Fotos: Luiz Biondi/Arquivo Pessoal
Um minigênio brasileiro acaba de ser aceito em duas instituições renomadas internacionalmente para prodígios. Bernardo Biondi, de 10 anos, é morador de Jundiaí (SP). Ele foi aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo, e no Mensa Brasil, outra associação que busca identificar e estimular a inteligência humana para benefício da sociedade. Por Renata Giraldi / SNB

Com QI (Quociente de Inteligência) de 136, Bernardo é autor de sete livros. Aprendeu a ler os 5 anos. Depois de avaliações neuropsicológicas, no ano passado, foi diagnosticado com altas habilidades.

“O que a gente espera é que, realmente, ele tenha um futuro brilhante pela frente, que consiga realizar tudo que ele quiser, porque acho que isso é o mais importante e que seja feliz”, disse Aline Biondi, a mãe do Bernardo.

A vida em transformação
A mãe do ‘minigênio’, conta que o filho sempre demonstrou aptidão para várias coisas, mas que a família imaginava que ele seria apenas uma criança esperta com informações novas e sem dificuldades na escola.

Porém, a mãe disse que teve medo, inicialmente.

“O que faz da situação incomum é o medo de supervalorizar as habilidades do filho, para que a gente também não coloque uma expectativa muito grande sobre a criança, né? Então, a gente sempre achava isso normal. Mas um dia, minha cunhada falou: ‘Eu acho que vocês têm que buscar fazer um diagnóstico, tem alguma coisa diferente”, disse Aline.

Descobriram após brincadeira
A avó do Bernardo resolveu testar as habilidades do neto em uma brincadeira e só daria sorvete para quem dos irmãos acertasse a raiz quadrada de determinado número.

“Era um número que tinha vírgula no resultado e o Bernardo respondeu. Ela perguntou para a Alexa, porque ela mesma não sabia a resposta, e realmente era a resposta certa”, afirmou a mãe.

Ao procurar especialistas, Aline disse que ficou perplexa com o resultado dos exames.

“Fiquei meio chocada, no início, demorei um tempo pra entender, porque é uma responsabilidade como pais. No início do ano, recebemos o resultado que ele tem altas habilidades, superdotação, de que o QI está acima de 99% das crianças na mesma idade.” Mais em sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário