> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: Itabuna apresenta projeto durante evento do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil

terça-feira, 30 de maio de 2023

ILHÉUS-BA: Itabuna apresenta projeto durante evento do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil

O Espaço Social Kids, que será implantado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) de Itabuna, durante o Ita Pedro 2023 – Melhor São Pedro do Brasil, foi um dos projetos apresentados no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FETIPA-BA). O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 29, no auditório da Justiça Federal em Ilhéus.

Durante todo o dia, reuniu gestores e técnicos da área da assistência social dos municípios do Território Litoral Sul da Bahia. Contou com a participação do titular da SEMPS, secretário Josué Brandão Júnior, e da coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D´ajuda Cavalcante Lucas (Preta),
Também participaram o diretor do Departamento de Média Complexidade da Assistência Social, Carlos Abílio Pereira, além de assistentes sociais e técnicos da SEMPS.

A iniciativa do Fórum acontece em preparação à Feira Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, que acontecerá em Salvador no próximo dia 20 de junho para que iniciativas bem-sucedidas dos municípios baianos na erradicação do trabalho infantil. sejam apresentadas.

Júnior Brandão ressaltou a importância do evento para socializar as experiências das gestões municipais e traçar estratégias para combater o trabalho infantil, já que o assunto ainda preocupa por ser uma das mais abusivas infrações contra os direitos das crianças e adolescentes. Em Itabuna há o registro de cerca e 90 casos de trabalho infantil.
“Por conta disso, precisamos pensar e buscar soluções de forma coletiva, já que é um tema que diz respeito a toda sociedade, por se tratar da proteção e preservação dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente dos mais vulneráveis socialmente”, argumentou o titular da SEMPS.
Durante a apresentação do Espaço Social Kids, a coordenadora do PETI Maria D´ajuda Cavalcante Lucas destacou que a Secretaria de Promoção Social vai montar uma infraestrutura para acolher até 40 crianças com idade de 8 meses a 12 anos e 9 meses, filhos dos vendedores ambulantes que vão trabalhar durante o Ita Pedro 2023, a festa de São Pedro de Itabuna.

“Muitos desses trabalhadores e trabalhadoras não têm com quem deixar seus filhos enquanto trabalham na comercialização de bebidas e alimentos na festa. Nós vamos acolher as crianças durante os quatro dias da festividade junina”, disse Petra. Ela acrescentou ainda que o espaço vai funcionar das 18 às 6 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário