> TABOCAS NOTICIAS : Semana de Saneamento de Dados: TJ-BA realiza mais de 58 mil correções

terça-feira, 30 de maio de 2023

Semana de Saneamento de Dados: TJ-BA realiza mais de 58 mil correções

Foto: TJ-BA
Durante quatro dias, de 15 a 19 de maio, a 1ª Semana de Saneamento de Dados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) mobilizou as unidades judiciárias de 1º e 2º Graus, com o objetivo de corrigir dados cadastrais, sobretudo, os relativos às partes e seus procuradores nos sistemas judiciais.

A iniciativa contou com o apoio das Corregedorias Geral e do Interior, da Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), da Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau de Jurisdição (CAPG) e das secretarias.

A 4ª Vara da Fazenda Pública de Salvador conseguiu sanar todos os erros cadastrais disponibilizados no sistema, obtendo o percentual de 100%. Outras unidades estão próximas desse índice, como o 4º Cartório Integrado de Relações de Consumo (96%); a 1ª Vara da Fazenda Pública de Juazeiro (95%); e a 2ª Vara do Sistema dos Juizados de Conceição do Coité (94%). Ao todo, as ações de retificação trabalharam com cerca de 240 mil dados e somaram 58.621 correções.

Para além dos alcances quantitativos, a semana teve caráter pedagógico. “Essa foi uma forma de disseminar a importância dos dados corretos como ferramenta de promoção de políticas judiciárias”, disse o secretário de Planejamento e Orçamento do TJ-BA,?Pedro Vivas. De acordo com ele, “uma base de dados saneada e atualizada possibilita uma leitura mais correta de nossos números e cenários e, com isso, tornam nossas ações mais assertivas e com maiores benefícios”.

“Manter a base de dados atualizada envolve a adição de novos ou a edição | exclusão de dados antigos ou desnecessários. E informações limpas permitem análises mais precisas, o que pode levar a descobertas importantes que podem vir a se tornar valiosos desdobramentos para a instituição”, explicou o secretário.

A Secretaria de Direito Público, Privado e Cíveis Reunidas somou 923 correções; a Vara Cível da Comarca de São Sebastião do Passé, 711 feitos; a 1ª Vara Cível de Santo Estevão, 657 retificações; e a 9ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, 569.

A Semana de Saneamento de Dados foi aprovada pelo Comitê de Governança (CGOV) na XXIV Reunião de Análise da Estratégia (RAE), em 24 de março de 2023, e instituída pelo Ato Conjunto nº 7. O normativo é assinado pelo presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Edivaldo Rotondano, e pelo corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário