> TABOCAS NOTICIAS : Conselho Regional de Enfermagem da Bahia aciona Poder Judiciário contra Cremeb

domingo, 28 de maio de 2023

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia aciona Poder Judiciário contra Cremeb

De acordo com Coren-BA, parecer do Conselho de Medicina afronta Lei que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem
Foto: Ede Marcus/Assessoria Coren-BA
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), acionou o Poder Judiciário contra o parecer nº 5 do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). De acordo com o COREN, o parecer do Conselho de Medicina afronta à Lei 4.798/86, que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem, recomenda que os médicos supervisionem os técnicos e auxiliares de enfermagem em clínicas médicas, no caso específico, em clínicas de vacinas.

“Essa recomendação ilegal apresentada pelo Cremeb ignora o fato de que a Enfermagem é uma profissão autônoma e não está subordinada a nenhuma outra profissão. Conforme estabelecido pela legislação vigente, nos locais onde o serviço de Enfermagem é prestado, os técnicos e auxiliares devem ser supervisionados pelo enfermeiro”, ressalta a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
“Além disso, o Coren-BA vai intensificar a fiscalização nas clínicas de vacina e notificar aquelas que não possuem supervisão do enfermeiro, tomando as providencias legais cabíveis diante desta ilegalidade”, completa Giszele.

Ainda de acordo com o Conselho de Enfermagem, a recomendação do Cremeb é contrária à legislação em vigor e representa uma afronta aos princípios da autonomia e competência da Enfermagem. A atuação dos enfermeiros na supervisão dos técnicos e auxiliares é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário