> TABOCAS NOTICIAS : Imóvel rural para subsistência familiar é impenhorável

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Imóvel rural para subsistência familiar é impenhorável

Foto: Reprodução
Reconhecendo que o espaço é fonte de subsistência familiar, a 13ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) reformou sentença de primeiro grau e determinou a impenhorabilidade de um imóvel rural da região de Extrema, no Sul do estado. O colegiado atendeu o pedido do trabalhador, Wanderley Norberto Ferraz, que teve a propriedade penhorada por dívidas à empresa de fertilizantes Heringer S.A.  Fonte: Conjur

A defesa do agricultor alegou que o imóvel é explorado para manutenção da família que mora no local. Decisão de primeiro grau rejeitou a exceção de pré-executividade do trabalhador, não reconhecendo a impenhorabilidade da propriedade rural.

Ao recorrer, o agricultor alegou que a área da propriedade é inferior ao módulo fiscal do local onde se encontra, que tem 30 hectares por módulo. Afirmou que juntou notas fiscais de insumo para produção agrícola, além de fotos do local com a lavoura, que provam que na propriedade há trabalho familiar voltado ao sustento da mesma.

Na decisão, o relator do caso, desembargador Ferrara Marcolino, afirmou que quando processo corria em primeira instância, o trabalhador não havia comprovado que o imóvel é usado para a subsistência da família. “Apesar disso, observa-se dos documentos anexados neste agravo ter o agravante comprovado haver cultura de subsistência no imóvel, além de ter juntado notas fiscais em que demonstra a aquisição de produtos para o implemento da atividade rural pecuária naquela propriedade. Isso não pode ser olvidado“.

Segundo o magistrado, o legislador infraconstitucional foi o incumbido de definir a pequena propriedade rural por meio da Lei 8.629/93, que regulamenta os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária. “No caso sub judice, o primeiro requisito para se declarar a impenhorabilidade do imóvel rural está comprovado pelo agravante”.

O desembargador afirmou que não restaram dúvidas que o imóvel é fonte sustento para a família. “Comprovou o agravante que a propriedade é usada para a produção agrícola, a partir de fotos da lavoura e notas fiscais de compras de insumos juntadas aos autos”, concluiu.

O agricultor foi representado na ação pelo advogado Wellington Ricardo Sabião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário