> TABOCAS NOTICIAS : STF aceita mais de 131 denúncias contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas

segunda-feira, 29 de maio de 2023

STF aceita mais de 131 denúncias contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas

Até o momento já foram abertas 1.176 ações penais contra pessoas envolvidas no atentado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com votos da maioria dos ministros, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceita denúncias contra mais 131 suspeitos de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Até o momento, votaram pelo recebimento das denúncias o relator, ministro Alexandre de Moraes, além de Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Edson Fachin. Divergiram dos colegas André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro. Faltam votar ainda Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

Até o momento já foram abertas 1.176 ações penais contra pessoas envolvidas no atentado. Do total de 1.390 acusações formais apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nenhuma foi rejeitada. Enquanto 214 ainda não foram julgadas, as demais foram aceitas pelo STF.

Com o recebimento da denúncia e a abertura da ação penal, é iniciada a fase de instrução do processo. Após o final desta etapa o Supremo decidirá pela condenação ou não dos réus. Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário