> TABOCAS NOTICIAS : Receita Federal alerta para novo golpe da declaração de IR 2023

terça-feira, 30 de maio de 2023

Receita Federal alerta para novo golpe da declaração de IR 2023

Golpista enviam e-mails para as vítimas afirmando que há erros nas declarações do imposto de renda e que é preciso corrigir
por Redação BP Money
Novo golpe do IR / foto: divulgação
A Receita Federal fez um alerta aos contribuintes que realizaram a declaração do imposto de renda 2023 sobre um novo golpe praticado por criminosos. De acordo com o órgão, alguns contribuintes recebem e-mails ou mensagens de celular falsos com informações sobre erros na declaração do imposto de renda e que é preciso corrigi-los, a mensagem errôneo ainda utiliza o logotipo do leão.

A Receita Federal informou em nota que "não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links".

Os golpistas têm como estratégia enviar mensagens às possíveis vítimas, alegando a existência de erros em suas declarações de imposto de renda e exigindo correções até 31 de maio. Eles fornecem um link suspeito que supostamente contém informações detalhadas sobre o processo de correção dos erros em um arquivo PDF. Utilizam a sigla IRPF no assunto da mensagem e se referem às vítimas como "contribuintes", termos comumente usados pela Receita Federal em suas comunicações.

Ao clicar em links duvidosos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis a criminosos mal-intencionados.

A Receita Federal enfatiza que, por meio dessas mensagens falsas, grupos especializados em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, além de instalar programas nos computadores para capturar e enviar informações pessoais.

"Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.", informa a Receita em nota.

Como saber se há erros na declaração
A Receita Federal orienta os contribuintes a verificarem a existência de erros em suas declarações por meio dos canais oficiais da instituição, especialmente o portal e-Cac. Ao acessar o portal e fazer o login, é possível selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e, na aba "Processamento", escolher o item "Pendências de Malha".

Nessa seção, é possível verificar se a declaração está em malha e também identificar o motivo pelo qual foi retida. A utilização dos canais oficiais da Receita Federal é essencial para garantir a segurança e evitar cair em golpes fraudulentos relacionados à correção de erros na declaração de imposto de renda.
A Receita dar dicas para não cair no golpe

Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo;

Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário