> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura conclui recapeamento da Ponte Calixto Midlej Filho

terça-feira, 30 de maio de 2023

ITABUNA-BA: Prefeitura conclui recapeamento da Ponte Calixto Midlej Filho

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), concluiu na madrugada de sábado, dia 27, o recapeamento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) da Ponte Calixto Midlej Filho, que interliga os bairros Conceição, Vila Zara e Fátima.

Os serviços na Ponte Calixto Midlej Filho obedecem ao cronograma definido pelo prefeito Augusto Castro (PSD) junto ao Governo do Estado, por meio do Programa de Requalificação de Vias Públicas e Mobilidade Urbana, executado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

A estrutura dessa ponte é diferente das demais, construídas sobre o Rio Cachoeira, ao longo dos anos. Em concreto protendido, apresenta um arco que lhe dá mais altura, própria para rios de grande profundidade. A tecnologia em balanço, novidade da Engenharia à época, dá dimensão às suas estruturas.

A Ponte Calixto Midlej Filho teve sua construção iniciada em 1976 pelo governo estadual, atendendo a um pedido de políticos aliados. Por questões políticas, as obras foram paralisadas, sendo fechado o arco central em 1984.

Os acessos das cabeceiras só foram construídos mais tarde, sendo a ponte inaugurada no dia 27 de julho de 1987 e batizada com o nome de Calixto Midlej Filho, provedor da Santa Casa de Misericórdia, que havia falecido recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário